segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Shiv


A ilha de Shiv é a mais poderosa fonte de mana vermelha em Dominária. Encontra-se na parte nordeste do plano, formando um grupo de continentes em que Jamuraa também faz parte. Com sua geografia vulcânica, a ilha possui um misto de montanhas e oásis. De forma geral, trata-se de uma grande quantidades de massa de terra inóspita e fumegante que repousa sobre um oceano profundo (próximo ao ponto de ebulição nos recifes que circundam a ilha). Apenas os membros do povo-lagarto conhecido como Viashinos conhecem os segredos de como navegar por essas águas escaldantes. Além deste povo, outros habitantes de Shiv incluem assentamentos goblins, a tribo nômade Ghitu e, claro, os dragões.

Dentre todas as espécies, o Dragão é a besta a mais temida em Dominária. Os famigerados Dragões de Shiva eram os mais poderosos dragões vermelhos na ilha de Shiv. Às vezes, eles se aliam com seus irmãos de Jamuraa, os Dragões Viashivanos, para protegerem sua pátria, mas em outros tempos eles costumam lutar entre si. Depois de Teferi ter eliminado um grande pedaço de Shiv, alguns desses dragões tentaram reconstruir sua terra natal, viajando para longe com o intuito de buscar qualquer oportunidade para restaurar o orgulho quebrado de sua raça. Rorix foi um destes.
 
Nos tempos antigos dos Thran, um posto avançado pertencente a este grande império foi erguido em Shiv e seu propósito era a produção de metal e powerstones. A estrutura, que era chamada de Mana Rig, permaneceu de pé por muito tempo após a queda de Thran e os descendentes dos escravos goblins que operavam o equipamento esqueceram gradativamente de como ele era usado. Durante seus estudos sobre Tolaria, Urza descobriu um amuleto de aço de Thran em posse de uma de suas alunas, chamada Jhoira. Ao investigar aquele item, o planinauta descobriu que sua origem remetia a uma antiga fundição instalada na remota localidade de Shiv. Assim, na esperança de usá-lo em sua missão contra Phyrexia, Urza viajou para a ilha vulcânica em sua busca dos segredos dos Thran e encontrou o edifício perdido.
 
No entanto, este estava sendo habitado pelos viashinos, embora fossem constantamente atacados por goblins selvagens. Urza e seus estudantes superiores tinham encontrado acidentalmente o local que os Thran usavam para fazer Powerstones. E como se não bastasse, encontraram também a maior powerstone ja vista em toda Dominária. Certamente havia sido resultado de um longo tempo de trabalho realizado ali no Mana Rig. Decidido a assumir o controle do local, Urza usou sua diplomacia para criar uma aliança entre Tolaria, Yavimaya e os povos de Shiv, inclusive restabelecendo a paz entre os viashinhos ao impedir o dragão Gherridarigaaz de continuar assolando as terras do povo-lagarto.
 
Ali se iniciou a produção de itens para o Legado de Urza, sobretudo o metal Thran que seria empregado para a construção da Nau Voadora Bons Ventos. Projetada pelo planinauta Urza e construída na Academia Tolariana usando o metal Thran e a Semente dos Ventos (madeira proveniente da mais antiga árvore viva de Yavimaya), este navio era uma das peças do Legado e provou ser uma parte fundamental nos esforços para salvar Dominária dos invasores phyrexianos. O "esqueleto" de metal foi forjado em Shiv pelos viashinos e a Semente dos Ventos foi um presente de Multani. Sua principal fonte de energia veio de uma Powerstone que tinha sido energizada com a mana branca do Reino de Serra, antes que deste deixar de exister devido ao Colapso.
 
Quando a invasão Phyrexiana começou, Mana Rig foi atacada assim como o restante do plano. Urza havia deixado a jovem Jhoira encarregada da supervisão das atividades do local e ele pensou que os phyrexianos nunca descobririam nem tampouco conseguiriam atravessar as Ravinas de Shiv. Quando soube que os invasores estavam proximos de tomar o Mana Rig, Urza lamentou-se pelo terrivel erro que cometera e pela vida de Jhoira, que morreria em virtude daquele erro. Entretanto, a jovem Jhoira havia realizado mudanças na estrutura do Mana Rig e antes dos phyrexianos se aproximarem de suas portas, eles contemplaram uma parte da edificação se desacoplar e se dirigir na direção deles, disparando gigantescas quantidades de lava escaldante. Mana Rig agora era uma fortaleza com defesas aniquiladoras, graças a Jhoira.
 
Também durante a invasão phyrexiana, Teferi alternou (phased out) parte de Shiv e Zhalfir de lugar, deixando um buraco em Dominária. Trezentos anos mais tarde, quando resolveu trazer Shiv de volta, Teferi percebeu o estrago que ele próprio fizera e compreendeu o funcionamento das Fendas Temporais. O mana de Dominária, porém, está exaurido após tantos conflitos e o ritual para trazer Shiv de volta iniciou uma reação em cadeia que colocou o plano inteiro em risco. Teferi chama por vários planinautas para ajudá-lo a fechar as Fendas Temporais que estão se formando em Dominária e que podem levar o mundo à destruição. Muitos deles acabam morrendo no processo, mas no fim a reação em cadeia é interrompida e, mais uma vez, Dominária foi salva.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário