segunda-feira, 15 de abril de 2013

Trepanação

Trepanação é uma cirurgia em que era aberto um buraco (geralmente de 2,5cm a 3,5 cm de diâmetro) no crânio do paciente. Tal procedimento era realizada em rituais religiosos para liberar a pessoa de demônios e espíritos ruins que supostamente estavam habitando seus corpos (na verdade, tratavam-se de doenças mentais, mas a medicina ainda não possuía domínio sobre esta área). Achados arqueológicos mostram que a trepanação já era feita em várias partes do mundo 40 mil anos atrás. Nos dias de hoje, ela é realizada por algumas tribos da África e da Oceania para fins ritualísticos e em alguns centros modernos de neurologia para aliviar a pressão intracraniana em caso de fortes dores na cabeça.

No entanto, existem organizações que defendem essa técnica como forma de facilitar o movimento do sangue pelo cérebro e melhorar as funções cerebrais que são mais importantes do que nunca para se adaptar a um mundo que evolui cada vez mais rápido. Isso é o que diz o site de um grupo internacional em defesa da trepanação, que defende que qualquer pessoa que deseje melhorar suas funções mentais e sua qualidade de vida deve poder realizar o procedimento.

A carta Espada da Trepanação, lançada na expansão Innistrad, é um equipamento que refere-se a este procedimento cirúrgico. De uma maneira singular, podemos notar que a habilidade de colocar cartas do topo do grimório no cemitério faz com que a criatura equipada aumente seu Poder de ataque. Fazendo uma analogia, pode-se dizer que quanto mais "conhecimento" (número de cartas) o artefato retira do oponente, mais ele fortalece o ataque realizado pelo "cirurgião" (criatura atacante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário