segunda-feira, 8 de abril de 2013

Momir Vig

 
Momir Vig, o biomante élfico que liderou o Conluio Simic até o final da Insurreição, supervisionava todo o trabalho feito, e determinava quais direções os cientistas Simic deveriam tomar. Um gênio analítico e um visionário pioneiro da tecnologia citoplástica, cuja mente funcionava a partir de uma espécie de intuição formalizada; Vig acreditava que a chave para a evolução da vida em Ravnica era "conceber" tal aprimoramento para todos na cidade (mesmo que contra suas vontades).
 
O Conluio Simic, assim como os Izzet, sempre foram conhecidos por suas realizações científicas. Mas as semelhanças entre as duas guildas acabam por ai mesmo. Quando o Pacto das Guildas foi posto em prática, os Simic foram incubidos ​​de preservar a saúde das formas de vida e  a natureza, que já estava em uma espiral de morte. A vasta população, que se preocupava com nada a não ser em si mesma, logo asseguraram que os Simic falhassem em seu objetivo original, a medida que a cidade subjulgava rapidamente todas as áreas naturais do mundo. Mas a partir deste contratempo surgiram novas oportunidades, e um novo propósito para o Conluio: a criação de uma nova ordem natural para substituir o que havia sido perdida. Esta nova natureza seria melhor e mais forte, capaz de coexistir e prosperar junto com a agora entrincheirada civilização ravnicana. Assim, todo ser vivente – desde plantas e rãs até leviatãs e mesmo pessoas, estariam dispostas à pequenas manipulações biomanticas.

De maneiras cada vez mais estranhas, os Simic começaram a modificar a natureza para que ela pudesse sobreviver em um mundo cada vez mais coberto pela cidade. Eles começaram a "melhorar" a biologia, empurrando evolução e criando novas formas de vida. Os biomantes visionários ainda foram além, e desenvolveram maneiras de aprimorar os corpos das pessoas. Infelizmente para os Simics, o povo de Ravnica não queria ser melhorado ou se submeter a cirurgia necessária para receber estes benefícios (exceto membros do próprio Conluio e pessoas que necessitavam de próteses).

Momir Vig desejava cumprir esta finalidade antiga acima de tudo. Ele dedicou sua longeva vida élfica à causa de da Guilda, mergulhando por anos em projetos e pesquisas incansáveis. No entanto, frustrado e furioso pela rejeição de suas idéias visionárias, o então líder Simic resolveu fazer as coisas ao seu próprio modo ao invés de contar com a aceitação das pessoas ignorantes de Ravnica. Ele criou os citoplastos e, durante anos a fio, manteve-se ocupado com um projeto biomântico misterioso que envolvia a criação de uma forma de vida definitiva. No entanto ele manteve segredo absoluto sobre o que realmente era este experimento, assim como pra que seria usado.

Durante a Insurreição das guildas, Momir Vig decidiu revelar ao mundo a grandiosa obra de genialidade. O Experimento Kraj era, tecnicamente falando, um corpo enorme e amorfo feito de citoplasto, com um enorme aglomerado neurônios em seu cérebro. Vig aliou-se à Svogthir (parun Golgari que no momento habitava o corpo de Savra) para finalmente ativar Kraj e usá-lo para varrer Ravnica e contruir um novo futuro para o plano. Kraj derrotaria Rakdos; o lorde demônio que seria libetado em breve também graças às ações de Vig e Svogthir junto do Culto de Rakdos; e com isso o líder da guilda mostraria para os cidadãos de Ravnica que quem comandasse Kraj comandaria todo o mundo.
 
No entanto, poucos segundos após a ativação do Kraj, Vig foi morto pelo espírito de Agrus Kos, que viera tentar impedir os seus planos também escondido no corpo de Savra (tanto Agrus Kos quanto Svogthir haviam usado seus espíritos para possuírem o corpo da elfa, porém o Tenente Wojek manteve-se oculto fingindo que a força do parun Golgari o impedisse de agir). Sem uma inteligência superior para guiá-lo, Kraj continuou cego, guiando-se instintivamente e causando alvoroço na cidade. Após sua ativação, Kraj começou a chamar e absorver todo o citoplasto em Ravnica, assim incapacitando, mutilando e matando todos aqueles que usavam o bio-melhoramento Simic. Cada pedaço de citoplasto em todo o mundo rasgou-se livre e voou para Kraj. Seu corpo chegou a tais proporções que mesmo Novijen (a antiga sede do Conluio e local onde o experimento manteve-se desativado) foi capaz de suportar o crescimento do mosntro.

Quando Rakdos, o demônio, derrotou um dos Nephilins à caminho de Vitu Ghazi, ele voltou sua atenção para Kraj. Os dois seres entraram em confronto e Kraj absorveu Rakdos em seu corpo, colocando o demônio em um estado semelhante ao coma. Isso, no entanto, foi demais também para Kraj. Depois de tudo isso, é fácil deduzir que o Conluio Simic certamente deixou de existir. Com a morte de seu líder, a destruição de sua sede e a morte de cada ser que foi aprimorado por citoplasma (virtualmente todos no Conluio Simic), certamente não restou nenhum resquício da guilda. Ou assim todos pensavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário