Infectar é uma habilidade que figura nas criaturas phyrexianas mais tóxicas do Bloco de Cicatrizes de Mirrodin. As criaturas com infectar causam dano a outras criaturas na forma de marcadores -1/-1. Ao contrário do dano normal, que é "curado" no final de cada turno, esses marcadores permanecem naquela criatura, atormentando-a enquanto ela estiver no campo de batalha.
Mas as criaturas com infectar são ainda mais letais quando causam dano a jogadores. Em vez de fazer com que o jogador perca pontos de vida, o dano dessas criaturas é causado na forma de marcadores de veneno. Ou seja, ao invés de diminuir a quantidade total de pontos de vida, o jogador que sofreu dano de infectar irá apenas receber o valor equivalente sob a forma de marcadores de veneno. Em uma partida normal, bastam um jogador ter dez marcadores de veneno (ou mais) para que ele perca o jogo. Da mesma forma, em partidas do tipo Two-Headed Giant, o time que receber quinze marcadores de veneno perderá o jogo.
Dessa forma, se um Skithiryx, o Dragão Assolador, bate em um oponente, este jogador receberá 4 marcadores de veneno (pois é uma criatura 4/4, ou seja, seu poder causa 4 de dano de combate). Se ele atacar uma segunda vez, e não for impedido de nenhuma forma, causará mais 4 marcadores de veneno, totalizando 8. Se houver um terceiro ataque e ele não for impedido mais uma vez, o total de marcadores de veneno subirá para 12 e o oponente morrerá pois já atingiu o limite.
Dessa forma, se um Skithiryx, o Dragão Assolador, bate em um oponente, este jogador receberá 4 marcadores de veneno (pois é uma criatura 4/4, ou seja, seu poder causa 4 de dano de combate). Se ele atacar uma segunda vez, e não for impedido de nenhuma forma, causará mais 4 marcadores de veneno, totalizando 8. Se houver um terceiro ataque e ele não for impedido mais uma vez, o total de marcadores de veneno subirá para 12 e o oponente morrerá pois já atingiu o limite.
O dano causado por uma criatura com infectar funciona como qualquer outro tipo de dano. Ele pode ser prevenido, pode fazer com que o controlador ganhe pontos de vida devido a habilidade de vínculo com a vida, ou mesmo pode desencadear habilidades que são desencadeadas quando dano é causado. Além disso, o dano causado a uma carta de planinauta por uma criatura com infetar remove os marcadores de lealdade normalmente.
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