segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sindicato Orzhov


A guilda Orzhov é fundada nos princípios de que riqueza é poder, estrutura gera riqueza e a guilda cria a estrutura. A guilda é administrada como uma combinação de religião, agência de crédito e sindicato do crime. Uma ostentosa hierarquia de sacerdotes, impositores e conselheiros fantasmagóricos governa uma congregação de fiéis presos pela culpa, mortos-vivos endividados e servos thrull. Muitos membros dos Orzhov realmente acreditam que seu domínio é necessário para fazer de Ravnica o melhor que ela pode ser, e eles são inescrupulosos em seus métodos para tomar o poder. A maior parte dos ravnicanos enxerga os Orzhov como a organização corrupta que eles são, mas muitos são seduzidos por suas promessas de riqueza, prestígio e longevidade.
 
Para encontrar um Orzhov, diz o ditado, siga o ouro. Também conhecida como a Guilda das Ofertas contém ambos os cidadãos mais ricos e os mais oprimidos de Ravnica. No mais altos escalões da guilda sentam os patriarcas, cuja riqueza e privilégio não conhecem limites. Sua avareza compra-lhes uma vida prolongada e de excessos incríveis. Sua cobiça é tão infindável que nem mesmo a morte é capaz de pará-la, pois os espíritos dos patriarcas do passado governam os Orzhov mesmo além-túmulo. Nas profundezas da guilda estão os servos presos por dívidas de britagem, realizadas por eles mesmos, seus pais, ou até mesmo seus antepassados ​​distantes. Segurando essa ordem social frágil no lugar está um verniz de pompa religiosa e ritual, embora poucos acreditem que os Orzhov adorem qualquer outro deus que não a moeda.

O Sindicato Orzhov antigamente professava uma religião genuína, mas hoje em dia, os deuses de seu culto são o poder e a riqueza. Os únicos resquícios de sua fé ancestral que ainda remanescem se devem apenas ao fato destes ainda se encontrarem entrincheirados em sua estrutura de poder, sem contar que esta fé lhes permite comandarem as massas. Os Orzhov vivem de seus negócios, que são a compra e venda de tudo, incluindo mágicas, terrenos, e até escravos. Eles fundaram o Mercado da Lua, um bazar sombrio realizado a cada quinta lua cheia, onde literalmente qualquer coisa proibida pode ser comprada, desde que seja pago o preço correto. Graças aos seus talentos em negociação, sem contar os tantos subornos e chantagens que praticam, os Orzhov estendem sua influência a todos os pontos de Ravnica, desde os altos postos ocupados pelos Azorius até o Submundo.
 
O Sindicato Orzhov é basicamente a guilda dos negócios, onde os valores do branco e do preto se encontram, e onde os mortos existem apenas para governar. Quase todos os negócios em Ravnica se voltam para o Sindicato de alguma forma desonesta ou de outra. Seu alinhamento ao branco pode ser visto em seu forte senso de tradição e comunidade, refletido pelo fato de que eles ainda passam por todos os seus antigos rituais e costumes, apesar de não verdadeiramente adorarem quaisquer deuses legítimos, e também por acumularem toda a sua riqueza para si, mas compartilhando-a prazerosamente com familiares ou amigos próximos. Seu alinhamento ao preto pode ser visto na medida em que regularmente lidam com os mortos, e nunca praticam caridade quando podem, e continuamente violam o espírito da lei, exclusivamente para atender a seus próprios fins.
  
 
ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA
 
Os Orzhov são a mais rica e mais ostensiva das guildas de Ravnica. Seus salões (que podem ser vistas como um cruzamento entre uma catedral e um banco) são revestidas de mármore preto e dourado. Arcobotantes e altos arcos góticos abundam.
 
A guilda Orzhov é governada pelo Obzedat, um conselho de autocratas fantasmagóricos que mantiveram sua riqueza e poder mesmo após se livrarem de suas formas mortais. Os membros do Obzedat conseguiram trapacear a mortalidade, preservando suas consciências (e sua ganância) além da barreira morte. Eles são ditadores paranoicos e vingativos, e frequentemente não medem esforços para derrubar subalternos ambiciosos, esmagar boateiros e espionar inimigos em potencial. É raro o Obzedat falar diretamente com alguém de fora da guilda; em vez disso, eles enviam sua representante oficial, Teysa Karlov.
 
Os membros do alto escalão Orzhov usam meios mágicos para expandirem suas vidas, e são mutados permanentemente de diversas maneiras, passando essas deformidades para seus descendentes. Os patriarcas, por exemplo, são humanos, mas vivem tanto tempo e de forma tão decadente que tornam-se essencialmente nada mais do que sacos de carne cinza. A mana preta empregada para estas finalidades não ajuda neste sentido. Estes patriarcas são as versões vivas dos fantasmas que compõem o conselho dirigente de Orzhova.
 
Mas não é apenas no topo da guilda que a linha entre a vida e a morte é manipulada e explorada. Além dos plutocratas fantasmas-patriarcas da guilda, seus outros espíritos são principalmente ornamentados com mascaras e outros adereços de ouro. Eles servem como arautos, sentinelas e símbolos da percistencia e longevidade da guilda. Se alguém esta em dívida com Orzhova e o Obzedat (como muitos estão), essa pessoa deve trabalhar para saldar seu débito, mesmo além do túmulo. Este tempo de serviço geralmente corresponde à centenas de anos, muitas vezes mais do que uma pessoa consiga pagar em uma vida, e por isso muitos escravos Orzhov são espíritos ou mesmo herdam a dívida de seus antepassados distantes.
 
Os serviçais Orzhov incluem também gárgulas e Thrulls (sim, eles trabalham tão bem com a morte que são capazes de cria-los), animados a partir de corpos, que muitas vezes pertencem a líderes menores dentre os próprios membros do Sindicato.
 
Assim como em muitas castas dentro da guilda, os clérigos muitas vezes usam máscaras como uma demonstração simbólica de esconderem seus rostos – por falsidade, bem como vergonha e reverência.

Como qualquer organização de poder hierárquico, o Sindicato Orzhov também possui seus impositores.  Estes soldados Orzhov estão presentes como uma demonstração de força – um símbolo do governo sempre presente de Orzhova.

O Conselho Fantasmal costuma manter apenas as mentes mais inteligentes, as quais por coincidência também são as mais sorrateiras e gananciosas, muitas das quais datam da fundação da própria guilda. É possível que os fundadores do Obzedat eram os representantes Orzhov que originalmente assinaram o Pacto das Guildas, ou que eram apenas os que viveram durante esse tempo. Os séculos de experiência que possuem, em conjunto com suas legiões de advoquistas (magos da lei Orzhov), transformaram os Orzhov na guilda mais dedicada a distorcer o Pacto das Guildas a seu favor. Mesmo com suas deficiências em poder de combate, os Orzhov garantem o respeito das demais guildas através do uso constante de suas riquezas e astúcia.
 
 
FUNÇÕES E INTERESSES
 
Dada a descrição atribuída ao Sindicato anteriormente, é fácil deduzir que o seu papel no Pacto das Guildas esteja relacionado ao dinheiro. E de fato está. O Sindicato Orzhov é responsável por manter a economia de Ravnica funcionando. Eles contam com grandes bancos e redes de negócios para isso. Não há tratado financeiro ou comercial do qual os Orzhov não saibam a respeito, ou mesmo não manipulem diretamente.
 
O Sindicato Orzhov esconder-se atrás de uma máscara pseudo-religiosa, mas sua verdadeira forma de governo favorece indiscriminadamente as classes ricas. A igreja possui sim um dogma, mas esta falsa devoção é apenas uma cortina de fumaça, e um modo de controlar as massas. Basicamente o guilda utiliza do medo e respeito causados pela fé das pessoas para explorá-las e lucrar encima delas. Enquanto seus incontáveis fiéis esvaziam seus bolsos para estarem em dia com sua igreja os cofres da guilda (ou seja, das famílias mais influentes e ricas) transbordam.
 
Entre o Obzedat, os membros do alto clero e o restante da pompa Orzhov existem segredos, traições e intriga, mas todo o sistema econômico deve ser de conhecimento de todos para que os membros da guilda possam trabalhar para o crescimento da mesma. Mesmo sendo um guilda soberba, de alguma forma o Sindicato reconhece a importância funcional da fraternidade e do espírito de comunidade e é muito difíicil que membros do Obzedat se envolvam em traições. Traição, nestes casos, é punida com a perda de influencia e poder, já que a morte não é tão significante para eles.


FILOSOFIAS E CRENÇAS

Mesmo não sendo legítima, a religião Orzhov é a mais evidente como método em comparação a todas as outras guildas. Seus fiéis – incluindo os membros da pompa – atribuem seu dogma a quase tudo, principalmente suas transações financeiras. Entre as classes favorecidas a religião Orzhov prega a obtenção de riquezas para a fortificação da estrutura familiar. Para as massas oprimidas o temor e o compromisso para com os antepassados – sobretudo a Igreja e o Conselho Fantasmal – são encorajados e disseminados na cabeça dos pobres fiéis. Para sua religião, o maior pecado que um fiel pode cometer para com Orzhova é o de faltar com o este compromisso – isto é, atrazar ou não pagar o dízimo.


SÍMBOLO

Há dúvidas sobre o símbolo da guilda. Uns dizem que é uma bússola, o que afirmaria a sua posição de negociantes; enquanto outros afirmam que é um sol em eclipse total, que quando em um medalhão significa "dono” ou “mestre", e quando tatuado no corpo significa “escravo”.


GUILDHALL
 
Orzhova, a Igreja das Ofertas. Esta imensa catedral localizada no meio do Distrito das Mansões é onde reside o Obzedat e todo o clero Orzhov. É a sede tanto da economia quanto da religião da guilda. A Igreja das Ofertas é protegida externamente por inúmeros gárgulas e em seu interior é guardada pelos Anjos do Desespero. Às vezes chamada de Igreja dos Negócios, é uma construção opulenta com tetos altíssimos, feita para fazer, por comparação, que qualquer um que nela entre se sinta insignificante e fora de escala. Vitrais exagerados e enormes estátuas de mármore retratam uma série de ricos bispos, anjos impositores e fantasmas afiliados à guilda. A Orzhova é o local das mais impressionantes cerimônias e rituais dos Orzhov, incluindo o pronunciamento semanal da guilda a seus membros. Um dito popular diz que “em Orzhova é melhor rezar antes de chegar”.
 

DOMÍNIOS

Um distrito pertencente aos Orzhov. Este lugar abriga muitos prédios de escritórios, bancos, postos de comércio, mansões e igrejas. Empresas Orzhov – tais como os correios, as unidades de construção e soldados de aluguel podem ser encontradas aqui também. Orzhova, a principal sede Orzhov está localizada no centro deste distrito. Também conhecido como o Sexto Distrito ou Distrito das Mansões.
 
 
INTEGRANTES E RECRUTAMENTO
 
A menos que você já tenha nascido membro de uma das poderosas famílias do alto escalão Orzhov, existirão poucos lugares no Sindicato para você. Exceto como bucha de canhão, escravo ou seguidor da igreja é claro. O Sindicato Orzhov sempre toma muito cuidado com suas decisões, fechamento de negócios e assinatura de contratos – e não é diferente com a aquisição de novos contatos e aliados.
 
No que diz respeito a administração dos negócios é preciso saber muito bem em quem confiar, seja ao eleger um gerente ou contratar um funcionário.  Talvez por estas razões, os membros da guilda dão muito valor aos vínculos familiares, e preferem manter a segurança de seus negócios nas mão de parentes ou amigos próximos. Parcerias podem ser feitas com freqüência entre famílias Orzhov e mesmo outros indivíduos ou corporações fora da guilda, mas estas sempre terão apenas valor comercial e serão desfeitas caso deixem de se tornar lucrativas.

Sendo assim as portas de ouro das fileiras pomposas do Sindicato estão sempre fechadas para indivíduos que já não pertançam a família. Em casos raros um membro influente o suficiente pode indicar uma pessoa confiável, mas o novo membro terá de ser aceito em sua família, além de possuir uma série de atributos necessários e jurar lealdade à guilda. Dentre os atributos mais importantes esta a capacidade de aumentar de forma significativa os recursos da guilda. O Sindicato Orzhov, em geral, promove o empreendedorismo entre seus membros, encorajando os negócios da guilda e esmagando os de outras corporações. Todas as grandes empresas estão sob poder dos Orzhov, e caso algum concorrente apareça o Sindicato se encarregará de derrubá-la através de seus próprios meios.

Os Orzhov recompensam seus membros mais astutos e bem sucedidos com influência e status, facilitando e fortalecendo suas relações com os outros membros de poder considerável, como o próprio Obzedat.  O número exato e os nomes de todos os fantasmas que integram o Conselho Fantasmal de Orzhova nunca foi revelado, mas é sabido que sua adesão é concedida por uma "performance" excelente em vida, mas a entrada está sujeita a um período probatório. A adesão também pode ser cancelada em condições excepcionais.   

Já no núcleo oprimido da guilda, onde se encontram os servos desprezados, integrar ao Sindicato é bem mais fácil certamente. Basta fazer uma dívida. O pior é que a maioria dos escravos Orzhov sequer cometeram este erro, pois simplesmente tiveram de assumir as dívidas eternas de seus antepassados. Os seguidores da Igreja das Ofertas também se enquadram como servos Orzhov.  O interessante é que nem todos eles são necessariamente escravos diretos a serviço de algum plutocrata. Muitos se consideram cidadãos privilegiados e podem até administrar seus próprios negócios, mas mau sabem que suas vidas são manipuladas pela igreja. Até o momento em que morrem e descobrem que as promessas de uma pós-vida gloriosa não passavam de um estratagema cuidadoso com a única finalidade de abarrotar um pouco mais os cofres dos verdadeiros senhores da guilda. Isso quando estes espíritos enganados o descobrem, o que não acontece na maioria dos casos.

Existem anjos filiados ao Sindicato Orzhov, embora sua origem ainda seja desconhecida. Eles podem estar relacionados com os anjos Boros ou foram feitos como uma cópia deles, mas de qualquer forma eles possuem o mesmo senso de dever. Anjos Orzhov são espaços vazios cuja única satisfação vem do cumprimento do dever. Eles aparecem apenas em ocasiões especiais, como cerimônias, onde eles inspiram admiração e medo em espectadores.
 

ATIVIDADES COMUNS

Encontros com membros do Sindicato, de forma semelhante aos burocratas Azorius, não costumam ser muito quentes. A forma mais provável de isto acontecer certamente não será em um combate. É possível que o dono da famosa estalagem no Bairro das Luzes seja um Orzhov, mas ele dificilmente será mais que apenas um homem de negócios com poucas preocupações senão manter sua clientela. Esta é uma suposição aceitável para as pessoas, mas os Orzhov mais de uma vez se mostraram perigosos – sobretudo em uma de suas principais áreas de atuação: o suborno. Os objetivos ambiciosos podem envolver as vidas e a integridade dos jogadores ou cruzar seu caminho. O dinheiro pode comprar quase tudo em Ravnica, e o poder do ouro é inegável. Um inimigo Orzhov possui astúcia e recursos suficientes para extrair qualquer verme de seus caminho. Muito além disso, um membro do Sindicato é capaz de ludibriar facilmente um grupo de pessoas a ponto de fechar algum acordo ou bagatela afim de explorá-lo e extorqui-lo. As conseqüências de um contrato mau analizado para desavisados pode ser uma eternidade de servidão.
 
Os magos advogados Orzhov oferencem seus serviços à réus com problemas na justiça. Os aventureiros podem procurar por tais serviços ou mesmo descobrirem que não será tão fácil neutralizar as ações de um criminoso caso ele esteja sendo patriocinado por uma mago da lei astuto. Independente do cliente, um Orzhov é sempre conhecido por sua cobiça e muitos são corruptíveis, de forma que é possível sempre esperar uma surpresa quando se deposita confiança demais em um advogado Orzhov.
 
Em raras ocasiões os Orzhov enviaram agentes ou usarão guardiões pra defenderem seus interesses ou propriedades. Eles empregam soldados da igreja, gárgulas e thrulls para esta finalidade (e anjos em casos mais extremos) mas é mais provável que dispendam de seus recursos para prevenirem a necessidade confrontos diretos. As propriedades Orzhov muitas vezes estão equipadas com armadilhas e outros dispositivos de segurança, mas mesmos nestes casos a beleza e a pompa quase sempre sobressaem a eficiência.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário