domingo, 18 de novembro de 2012

Enxame Golgari


O Enxame Golgari simboliza o ciclo da vida e da morte. A morte é um obstáculo para as pessoas de Ravnica, mas para os Golgari, é apenas um passo no caminho de uma jornada cíclica. Eles valorizam o poder através do crescimento. Plantando os seus mortos e fazendo-os voltarem a “crescer”. Como um exército de zumbis-planta, o Enxame espalha-se como um fungo lento, crescendo pouco a pouco. Por causa de seus hábitos necromanticos de reaver os mortos, eles são a maior guilda de Ravnica em numero de membros.

O antigo líder da guilda, Svogthir, era um necromante poderoso. Após sua morte induzida, ele reanimou o seu próprio corpo, tornando-se um lich. Ele começou a alterar seu corpo, incorporando partes de outros seres poderosos para si (é sabido inclusive que ele tinha o torso do parun Gruul Cisarzim).  Devido o seu enorme poder e influencia sobre a morte-vida, Svogthir ficou conhecido como o deus-zumbi e atraiu legiões de seguidores necromantes, além de já comandar um exercito enorme de mortos-vivos. Com o passar do tempo, as praticas necromanticas do Enxame fizeram legiões de mortos perambularem pelas ruas de Ravnica.

O enxame Golgari funde os valores opostos da vida e da morte, promovendo o crescimento nas comunidades decadentes de Ravnica, mas também promovendo a decadência em lugares prósperos. Os elfos, zumbis, insetos e híbridos de mortos-vivos e plantas dos Golgari são como um gigantesco organismo em crescimento, se alimentando e se espalhando pelo plano onde quer que consigam se instalar. Os Golgari prestam um serviço necessário a Ravnica: eles se livram das carcaças que a civilização deixa para trás, e misteriosamente também fornecem sustento aos esquecidos e necessitados. Eles são os carniceiros e decompositores nas bordas da cadeia alimentar, mas anseiam por ser os predadores no topo.

A guilda Golgari é organizada mais como um organismo do que como uma coletividade. Ela tem um núcleo ou centro nervoso que orienta a direção e o crescimento da guilda, elementos que coletam nutrientes e os convertem em recursos úteis, defesas que enfrentam os corpos invasores e um impulso instintivo para sobreviver, se reproduzir e superar os obstáculos.

Até a assinatura do Pacto das Guildas original não se sabe muito sobre as origens ou os objetivos maiores do Enxame; mas depois do evento os Golgari passaram a ter a responsabilidade de produzirem alimento aos cidadãos de Ravnica. Este era um papel considerado não muito coincidente com a filosofia da própria organização. Alguns membros de outras guildas, como os Selesnya e os Gruul, não se sentiram confortáveis com essa atribuição, pois temiam que os Golgari fossem capazes de envenenar o alimento que produzissem. No entanto, toda essa desconfiança provou-se ser um insulto ao próprio Pacto das Guildas, uma vez que nada contra os Golgari pôde ser comprovado.

Svogthir manteu-se como comandante do Enxame durante os nove mil anos seguintes. Até que menos de um milênio antes do Decamillennial, as Irmãs da Morte Petrificante, um quinteto de górgonas poderosas, organizaram um motim para derrubar o parun. Duas delas morreram na tentativa. Elas não puderam matar completamente Svogthir no entanto, já que a poderosa necromância do líder do Enxame manteve sua cabeça intacta em todos os momentos. Então, elas apodreceram seu corpo e trancaram-o em um túmulo escondido no Velho Rav, chamado Grigor Canyon. As Irmãs restantes Lydia, Ludymila e Lexya governaram a guilda a partir de seu palácio durante os mil anos seguintes.

Até que pouco antes do Decamillenial, a ambiciosa Savra ajustou suas contas com o trono Golgari. Com a ajuda de um mestre misterioso, ela encontrou o corpo de Svogthir e o ressuscitou (criando um novo corpo para ele) para a ajudá-la a derrubar as Irmãs que o aprisionaram. Em seguida, Savra usou magia matka antiga para libertar o espírito da cabeça de Svogthir (adicionando-o ao seu cetro) e proclamou-se como nova Rainha dos Golgari. Mais tarde, na noite do Decamillennial Savra se infiltrou no Conclave Selesnya  e tentou toma-lo também, mas seu mestre misterioso (que na verdade era Szadek, o governante da Casa Dimir) a traíu e matou.

Após esses acontecimento, o irmão de Savra, o caçador-mestre Jarad vod Savo, que tinha ajudado a derrotar Szadek, assumiu o posto de líder a guilda. Doze anos mais tarde, Jarad é morto pela cultista de Rakdos, Izolda, ao tentar resgatar seu filho Myc das garras da bruxa sanguinária. Contudo, Jarad mostrou-se exímio nas artes necromânticas após ser o único ser em toda a história da guilda a conseguir repetir a façanha de Svogthir de se tornar um lich. Sua forma de governar e a própria estrutura do Enxame Golgari após a transformação de Jarad em um zumbi são ainda desconhecidos.
 

LIDERANÇA E ORGANIZAÇÃO

Os Golgari acreditam que não é estritamente necessário deixar de viver após a morte. Para eles, a morte dá sentido à vida e da morte vem uma nova vida. “Se a vida e a morte são naturais, que diferença deveria fazer o que vem primeiro?" – este é um pensamento típico Golgari.

Com a sua vasta horda de mortos-vivos que servem tanto como exército permanente quanto força de trabalho, os Golgari operam no Submundo, aos poucos tomando áreas abandonadas e degradadas como um bolor de lodo fétido.

A guilda contém muitas facções, embora apenas duas componham as classes de elite: os elfos negros (conhecidos como Devkarin) e os Teratógenos (um grupo de criaturas monstruosas que podem vir essencialmente de qualquer meio concebível).

A liderança da guilda nunca é incontestável, e durante o desenrrolar de sua história estas duas facções vieram alternando nos postos de liderança. Embora pouco se saiba além de Svogthir, Savra e Jarad (Devkarins) e as Irmãs da Morte Petrificante (Teratógenos), existem indícios de até quatro fases de liderança entre os Golgari. Apesar de tudo, o que foi durante muito tempo de conhecimento geral é que as três irmãs górgonas Lydia, Lexya e Ludmilla dividiam (com muito ciúme entre elas) o cargo de maior poder do Enxame. Embora qualquer um pudesse desafiá-las a fim de contestar a liderança da guilda, ninguém parecia louco o suficiente para fazê-lo, até o momento em que a ambiciosa Savra invadiu o palácio dos teratógenos para reivindicar o trono.

Os Golgari são governados por seu mestre de guilda, o lich Jarad, mas além disso a estrutura organizacional pode ser difícil de detectar. Jarad mantém um conselho de xamãs e ladinos chamado Cilia, que age como uma combinação de parlamento aconselhador e agência de espionagem, mas que raramente se reúne publicamente ou se congrega por inteiro. Serviçais insetos agem como aparato sensorial para saber o que as extremidades dos Golgari estão fazendo e como serviço de mensagens para passar instruções. Alguns indivíduos podem ser considerados de posição mais elevada que outros, mas ninguém além do mestre da guilda sabe que posições são essas. A guilda Golgari teve mais mudanças de liderança do que qualquer outra guilda. A guilda acredita na importância de ciclos contínuos, compreende que o assassinato é uma forma válida de conquista política e sabe que estar vivo não é pré-requisito para governar.

Os Devkarin são uma raça encantadora, e muitas vezes ambiciosa de elfos que representam um dos principais grupos de Golgari. De todas as facções Golgari, a Devkarin é a que mais pressiona para a expansão do território Golgari, pois eles sentem que a maioria das outras alianças não têm interesses no núcleo de Ravnica e que quanto mais terras nas mãos de Golgari, melhor. Os elfos Devkarin são governados por um sacerdote conhecido como matka, às vezes por séculos; A irmã Jarad  foi o matka anterior. O matka atual é Zdenia, uma severa e jovem mulher de cabelos negros cujas mãos e os braços são tatuados com imagens de insetos e aranhas.

Lotleth é uma facção Golgari  irregular de mortos-vivos, necromantes, fungos-ligantes, e outros membros associados com os inquietos mortos. Embora a maioria de mortos-vivos Golgari  são estúpidas construções fungais mantidas pela magia necromântica, o Lotleth têm alguns mortos-vivos mais ou menos inteligente entre eles, além de alguns necromanticos que falam para a facção. Geralmente, o Lotleth servem como uma força para o constante objetivo de expansão de Golgari, ou como uma arma para Jarad ou um objetivo pessoal de algum xamã. Os seres sensíveis de Lotleth se sentem usados e subvalorizado dentro da guilda, e seus números são maiores do que parecem. O atual líder de Lotleth é Wratislav, um necromante qualificado, mas um humano vaidoso que gosta de desfilar sua comitiva de mortos-vivos pelas ruas de Ravnica.

Os Pastores do Ciclo formam a classe operária de Golgari, o que ajuda a impulsionar o ciclo de vida e morte por inúmeras iterações que aceleraram a decadência e semeiam uma nova vida. Esta facção inclui catadores cadáver, xamãs de baixa patente, agricultores putrefados, trolls, vários horrores elementais e fungais, e a maioria de Kraul (uma raça de insetos). Cada bairro de Ravnica tende a ter um domínio próprio dos Pastores, e cada domínio é liderada por um chefe local.

O Enxame Golgari é uma guilda instável, pois não param de crescer e criar subfacções na guilda, cada um com seu próprio objetivo e quase impossível de gerenciar. Jarad tem mantido sobre a sua posição de trazer mais poder à aliança e recuperar bairros degradados do plano. Ele sabe que os elfos Devkarin famintos de poder e os mortos-vivos em decomposição Lotleth acabaram tirando seu trono, entretanto ele trabalha para garantir um lugar em Ravnica para os Golgari e para sua própria família.


FUNÇÕES E INTERESSES

O papel do Enxame Golgari para o Pacto das Guildas original era o de produzir alimento para toda a Cidade. Isto podia parecer demasiadamente estranho para uma guilda que utiliza a morte como principal meio para conseguir as coisas. No entanto, na realidade, nenhuma outra guilda seria capaz de cumprir a demanda de tal tarefa sozinha. O Centro de Ravnica é uma imensa metrópole superpopulosa, e apenas com algum método de produção em massa muito acelerado seria possível alimentar toda a cidade. E os Golgari conseguem cumprir seu papel muito bem, reaproveitando e fazendo o que já esta morto crescer novamente. É este sistema de “reciclagem” adotado pelo Enxame que fez com que os estoques de comida de Ravnica estivessem sempre cheios – e nada do que fosse rejeitado pela população era totalmente descartado. Os Golgari aproveitam matéria orgânica morta, dando-lhe uma nova utilidade e fazendo-a crescer como um “poderoso adubo”.

Diversas facções existem dentro do Enxame. Estes grupos freqüentemente se confrontam como organismos predatórios. Destas facções, os Devkarin e os Teratógenos são os mais influentes que se conhece, e desde a fundação da guilda disputam o controle sobre ela.


CRENÇAS E FILOSOFIAS

O Enxame é uma guilda estritamente religiosa. A crença dos Golgari gira em torno do ciclo entre a vida e a morte, e cada membro da guilda é um portador (ou prova) destes valores. Os ritos Golgari envolvem a pratica de magia necromântica para reanimar os mortos, assim, a guilda jamais sofre baixas em numero de membros.


SÍMBOLO

A cabeça de um inseto circundada por duas serpentes. Existem varias versões que dão significado ao símbolo Golgari. Muitos acreditam que ele representa um guardião do ciclo natural da vida e da morte; outros que é o sinal de alguém que vendeu sua alma à escuridão em troca de vida eterna. Contudo, é possível que o inseto represente a classe Devkarin e as duas serpentes os Teratógenos.


GUILDHALL

Durante o governo das Irmãs da Morte Petrificante o Palácio dos Teratógenos foi a base de operações da liderança da guilda. De lá as Irmãs mandavam e exauriam os recursos da guilda ao lado de seus vassalos teratógenos. No entanto, uma estrutura de significativa importância para o Enxame, sobre tudo para a classe dos devkarin, era Svogthos, a Tumba Insone. Uma vez uma catedral Orzhov ornamentada e dourada, a Tumba tornara-se uma estrutura “quase-viva”. Alguns afirmavam que a catedral se movia como o centro de operações móvel do território Golgari. Muitos devkarin se referiam a Svogthos como um local sagrado cuja localização só seria revelada aos indivíduos mais dignos da guilda. A Tumba Insone, na verdade, fora o local onde o corpo de Svogthir fora depositado após sua derrota pelas Irmãs da Morte Petrificante.

Korozda é a nova sede dos Golgari, uma catedral em arcos cercada por um imenso labirinto circular de ruínas tomadas por vegetação e fungos. Korozda é o lar do mestre de guilda Jarad e o local onde ele se reúne com sua corte irregular de assistentes. Ela é patrulhada por uma pletora de vermes, insetos gigantes e zumbis..
 

DOMÍNIO

Este é um dos dois mais antigos lugares de Ravnica. Ele está localizado na parte mais profunda de Ravnica onde a luz do sol quase não alcança. Esta área é perfeita para a “agricultura” de mortos-vivos. Os Golgari controlam este distrito, e ele está fora do alcance da Liga Wojek; o que torna-o um lugar perigoso de se estar.

Korozda é a nova sede dos Golgari, uma catedral em arcos cercada por um imenso labirinto circular de ruínas tomadas por vegetação e fungos. Este é o lar do mestre de guilda Jarad e o local onde ele se reúne com sua corte irregular de assistentes. Ela é patrulhada por uma pletora de vermes, insetos gigantes e zumbis.

A Petreovila é uma rede de túneis antigos, de tijolo em arco que se estendem pelas áreas controladas pelo Enxame, poluídas com lodo pegajoso, fungos e teias de aranha. Está alinhada com a arquitetura composta de corpos petrificados de vítimas de górgonas.

No centro da vizinhança Golgari, existe um sumidouro grande o suficiente para engolir uma igreja. Abrangendo o sumidouro é a própria Ponte Mortífera, uma plataforma, sustentada por arcos de pedra que são apoiadas em videiras e fungos. A Ponte Mortífera ganhou esse nome de uma forma terrível. Depois que um incêndio mortal destruiu um bairro ao lado, o poço tornou-se uma forma conveniente e tranquila de jogar os cadáveres.

Sempre que uma área de Ravnica cai em ruína, os Golgari procuram acelerar a sua decomposição e depois reivindicarem aquela área como seu território. Zanikev é uma zona particularmente grande que abrange vários bairros antigos, uma área revestida de musgo e lodo, ruínas arquitectónicas onde muitas espécies necrófagas fazem seu lar.

Os inundados túneis de pantânos do submundo de Ravnica também são um meio de transporte para o comércio de cadáver. Válvulas construídas de membranas de fungos fecham algumas saídas dos esgotos. Estas válvulas abrem e fecham por um comando de Golgari, permitindo que as carcaças e outros mercadorias possam circular através dessa comporta de registro.


INTEGRANTES E RECRUTAMENTO

Mesmo sendo a guilda mais numerosa de Ravnica (ao menos até onde se sabe), a grande maioria dos Golgari são mortos-vivos com consciência predatória. Os mortos reerguidos são geralmente corpos de mendigos ou de cidadãos abandonados no Submundo que são “reciclados” pelo Enxame. Independente dos métodos de recrutamento, os Golgari não escolhem muito seus membros, já que a maioria muda completamente o estilo de vida (ou de não-vida) depois que se filia ao Enxame.

Os únicos grupos seletos dentro da guilda são os Devkarin e os Teratógenos. Ambos selecionam seus filiados de acordo com características pré-definidas pelas respectivas facções. Os Devkarin possuem o fator racial como método óbvio de seleção: todos os elfos negros pertencem ao grupo, a menos que reneguem sua cultura.

Os Teratógenos selecionam apenas os indivíduos cuja existência favoreça os ideais monstruosos e distorcidos da facção. Estes podem vir de qualquer raça monstruosa, mas geralmente são os membros mais deturpados dentre górgonas, centauros, grifos, harpias e plantas; além de mortos-vivos e mutantes. Seus membros muitas vezes são predadores irracionais.

Essencialmente, para torna-se um membro oficial dos Golgari, a maioria dos membros candidatos é exposto a algum rito de iniciação. A natureza especifica do ritual varia de acordo com a facção, mas quase todos sempre adotam uma espécie de cerimônia de “renascimento”, onde o candidato é exposto a uma experiência de “quase-morte”, ao ser envenenado e enterrado ainda vivo, mas prestes a morrer. Alguns grupos enterram o individuo junto a esterco, vermes e plantas carnívoras, como uma forma de reproduzir um ato grotesco de fertilização. Ao se desenterrar, vivo ou morto, o novo membro é aceito ao Enxame. No dos cadáveres que são reanimados, o próprio ritual para transformá-lo em um morto-vivo já é considerado como rito de iniciação.


ATIVIDADES COMUNS

Os Golgari, apesar de serem bem numerosos, possuem poucos membros de inteligência elevada. A grande maioria de suas frentes são compostas de mortos-vivos cultivados pelos processos de agricultura necromântica. Zumbis, fungos e híbridos reanimados são os tipos de encontros mais comuns. Raramente estas proles menores serão vistas além do Velho Rav, e se isto acontecer provavelmente terão vidas curtas nas mãos dos patrulheiros Wojek. O distrito dos Golgari é um lugar de becos abafados e mal cheirosos, de onde saem mortos vivos descerebrados e famintos. Dos bueiros as vezes saem tentáculos vegetais embolorados para estrangular transeuntes desavisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário