segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pacto das Guildas


O Pacto das Guildas é uma magia antiga e épica que reverberou através do plano de Ravnica durante pouco mais que 10 mil anos. Antes do Pacto das Guildas, não existiam leis absolutas que fossem respeitadas em muitos lugares.

Originalmente concebida por Azor I, o primeiro mago da lei, e assinada pelos paruns (fundadores) das dez guildas, ela serviu como base para toda a lei ravnicana, defininindo estatutos e ordenanças para as guildas de forma que cada uma delas tivessem sua própria função no mundo. Sua magia foi aplicada principalmente aos representantes mais significativos das guildas, tais como a Liga Wojek dentro da Legião Boros, e os próprios líderes originais das dez guildas. Por exemplo, quando um oficial Wojek desejasse prender alguém que tivesse violado diretamente uma lei do Pacto das Guildas, era possível conter o transgressor totalmente. Nem mesmo os paruns eram capazes de quebrar tal selo.

O Senado assim como hoje, era uma organização de juizes e burocrátas idealistas que trabalhavam para tentar manter a ordem e estabelecerem um ambiente civilizado onde as pessoas pudessem viver em paz (e de quebra obterem o maior controle possivel com isso). No entanto, sua influencia não era sufiente para apartar o caos constante nos tempos antigos, e isso incomodava muito os Alto Juizes. A própria convocação do Pacto das Guildas foi uma iniciativa de Azor I, e ele mesmo conduziu a cerimônia e escreveu os termos legais do tratado.

O Pacto em si foi baseado em cima de um antigo documento vivo, assinado com sangue e magia por cada um dos Paruns para representar sua vontade de trabalharem juntos para manterem a cidade juntos. Alguns dizem que o documento foi criado por Azor I, mas outros sugerem que ele é uma obra muito inspiradora para ter sido criada por um mago. Eles afirmam que a magia do Pacto das Guildas só poderia ser formado pelo acordo de todos os líderes e que ela mesma atraiu o poder de cada um para criar a si mesma. Dizem que ela vive. Contudo, é claro que, não surpreendentemente, os líderes desde então (incluindo os Paruns ainda vivos) trabalharam duro para encontrar brechas e definirem os seus próprios planos.

O poder do Pacto das Guildas era sutil, mas impedia que qualquer guilda se intrometesse nos negócios de outra ou perturbasse o equilíbrio de poder estável entre as dez, fosse por vontade própria ou engano, anulando as ações da guilda disruptiva. Mas enquanto o Pacto das Guildas era creditado por trazer a paz relativa e prosperidade para o plano, confrontos esporádicos entre as guildas sempre ocorreram. Apesar de todos estes conflitos entre as guildas, em um determinado momento, o aniversário da assinatura do Pacto das Guildas era comemorado em todos os anos com um festival de um dia de duração, onde todas as pessoas baixavam suas armas e se alegravam. Esta celebração era chamada de Festival do Pacto das Guildas.

Além de garantir total segurança para que as guildas cumprissem seu papel na sociedade, a magia do Pacto também oprimia aqueles que tentassem desrrespeita-lo. Qualquer individuo que se esforçasse para violar os termos do Pacto das Guildas e afetar o equilíbrio entre as dez organizações (seja através de magia, meios mundanos, por engano ou propositalmente) sofreria na pele os efeitos mágicos da poderosa magia, mesmo que sutilmente. Mesmo assim muitos insistiam em desrrespeita-lo ou mesmo tirar proveito dele em prol de seus próprios objetivos.

Segundo o Pacto das Guildas, cada uma das dez guildas teria uma função na sociedade. Algumas guildas, como o Conclave Selesnya e a Legião de Boros estavam contentes com sua função, mas outras, como o Sindicato Orzhov, que tentavam manipular ao máximo os estatutos do Pacto das Guildas ao seu favor. Assim, um pedaço de papel não conseguiu parar a ganância, e as guildas mantiveram uma guerra-fria pelo controle de Ravnica, e suas intrigas aumentam ante o caos da cidade grande até o contrato ser enfim desfeito e uma série de conflitos entre as guildas se iniciarem.

Porém, após a quebra do antigo acordo, um novo Pacto das Guildas não-mágico foi feito pelos novos líderes das guildas restantes. No entanto, este novo pacto não é mais tão poderoso e as guildas que durante milênios exerciam enorme poder no plano agora não possuem a mesma influência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário