segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ordem de Leitbur


A Ordem de Leitbur foi uma seita religiosa fundada por Bethan Leitbur em Sarpádia, remoto continente ao sul de Dominária. Seus membros foram Paladinos que veneravam a Mão da Justiça e o próprio Leitbur. A Mão da Justiça é uma deidade capaz de julgar e destruir os impuros, enquanto Bethan Leitbur foi idolatrado mesmo após sua morte. Um compêndio de ensinamentos chamado O Caminho fora escrito por Leitbur e era acatado como um livro sagrado por todos os membros, que o seguiam como um modo de vida.

Embora fossem exaltados por alguns devido ao comprometimento com a proteção do povo, não era todo o Império de Icatian que concordava com a existência da Ordem de Leitbur, fazendo com que muito pouco fosse conhecido sobre a origem da Ordem, pois seus documentos eram cuidadosamente protegidos para evitar que fossem descobertos. Haviam apenas muitos rumores, inclusive um que mencionava que a Ordem de Leitbur e a Ordem da Mão do Ébano teriam uma origem comum, embora divergissem em alguns aspectos de suas crenças.

As disputas internas do governo de Icatia acabaram enfraquecendo a Ordem, fazendo com que muitos membros abandonassem O Caminho e aderissem ao culto promovido por Oliver Farrel. Originalmente membro da Ordem, Farrel foi um dos primeiros a deixá-la, pois acreditava que havia muita complacência ao lidar com a Ordem da Mão do Ébano. Dessa forma, ele fundou seu próprio culto para fomentar uma reforma religiosa e política de Icatia. Seus discursos pelas ruas atraíram muitos seguidores e rapidamente o culto assumiu um tamanho impressionante.

Os Farrelistas tinham muito em comum com a Ordem de Leitbur, exceto a brutalidade excessiva que impunham com o nome de “justiça”. Dessa forma, a guerra contra a Ordem da Mão do Ébano se acentuou e combates em campo aberto começaram a ser freqüentes.

Tanto a Ordem de Leibur quanto os Farrelistas foram extintos quando o império de Icatia caiu perante os ataques dos exércitos goblinóides invocados por Tevesh Szat, um planinauta demoníaco que, coincidentemente, surgiu devido às atitudes extremistas de Oliver Farrel durante uma emboscada em que ele fora capturado junto com uma antiga amante pelos membros da Ordem da Mão do Ébano. Farrel nunca havia aceitado o fato de que a mulher o deixara e a executou quando ela lhe disse que não voltaria jamais para ele. Tal morte desencadeou a loucura do irmão dela, que se tornou Tevesh Szat e iniciou a onda de destruição que culminou na queda de Icatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário