terça-feira, 13 de julho de 2010

Demônios

Demônios são entidades malignas e poderosas, extremamente difíceis de serem controladas e sempre cobram um preço alto de quem tenta negociar com elas. Normalmente, estão associados à mana preta, que representa seu imenso poder em troca de grandes sacrifícios. Mas, ocasionalmente, eles são influenciados pela mana vermelha, o que costuma torná-los um pouco mais agressivos e caóticos. A seguir serão descritos algumas das mais comuns e também as mais famosas criaturas deste tipo.

Em Dominária reside a maioria dos tipos de demônios conhecidos. Entre eles, o famigerado Senhor das Profundezas, que se trata de uma criatura muito poderosa que exibe presas gigantescas, duas asas enormes e garras afiadas. Senhores das Profundezas são tão malignos que requerem constantes sacrifícios para serem mantidos sob controle, de maneira que até mesmo planinautas tem grandes receios de invocá-los. Sabe-se de diversos casos como de Thomil, um planinauta que invocou um destes demônios para lutar contra outra planinauta chamada Worzel e acabou perdendo o controle sobre a criatura. Em outro famoso episódio, Ravidel invocou um destes seres durante sua batalha contra Kristina of the Wood, Jared Carthalion e Altair of Coloni na famosa cratera chamada Abismo de Duelo de Golthonor, na época da Guerra dos Planinautas. Este Senhor das Profundezas matou Hoont, uma criatura que possuía um elo especial com Jared Carthalion. Outro Senhor das Profundezas foi invocado durante uma luta na cidade de Estark por Kuthuman, o primeiro mestre da Arena.

Além dos Senhores das Profundezas, outro tipo bastante conhecido é o Assecla de Leshrach. Criaturas de corpo largo, aspecto de morcego e presas à mostra. Jodah e Jaya Ballard lutaram contra um destes seres em uma caverna próxima de Tresserhorn. Alguns deles também foram vistos lutando ao lado do necromante Lim-Dûl contra os impérios de Kjeldor e Balduvia. Existem também os Demônios Bolorentos, que são monstros muito altos, com esporos e espinhos azulados recobrindo todo o corpo, garras afiadíssimas e olhos esbugalhados. O metamorfo Halfdane assumiu a forma de um Demônio Bolorento quando lutou contra Ayesha Tanaka e Tor Wauki, que queriam vingar a morte de Kei Takahashi que havia sido assassinado por Halfdane.
Um tipo perigoso é o Demônio Sorridente, capaz de modificar sua aparência para enganar suas presas. Quando a pobre vítima se aproxima, ele assume sua real forma assustadora e a devora. Dizem que estas criaturas têm a mente extremamente perturbada e mesmo que sejam alimentadas constantemente, tentarão devorar seus próprios mestres.

Embora sejam figuras de aparência típica, com grandes asas, chifres e garras, os Demônios Fulminantes possuem um grande diferencial, pois após falecerem seu corpo exala um odor pútrido que enfraquece todas as demais criaturas ao seu redor e, na maioria das vezes, causando a morte das mesmas. Criaturas com um sorriso ameaçador em suas faces e uma pele pálida, conhecidos por sua capacidade de fazer contratos em troca de poder são os Demônios de Xathrid. Contudo, a única oferta válida em suas negociações é o sangue.

Além disso, existem duas lendas ancestrais em Dominária sobre demônios: Sol´kanar e Espírito da Noite. O primeiro havia sido uma Força da Natureza que protegia a Floresta de Khone no passado, porém foi corrompido pela planinauta Geyadrone Gihada e se transformou numa entidade maligna que servia fielmente como o campeão dela. Já o Espírito da Noite é uma criatura lendária que promove diversas chacinas e seu nome é sempre sussurrado com medo pelos habitantes do continente de Jamuraa.

Em outros planos, como Shadowmoor, os demônios não passam de figuras monstruosas desprovidas de qualquer tipo de inteligência. Entretanto, certamente não podemos deixar de citar também Phyrexia, o plano comandado por Yawgmoth, pois é o próprio paraíso demoníaco. Durante os temops da arqueodruida Greensleeves, Phyrexia foi habitada por demônios sem inteligência, que possuíam apenas um propósito: reunir todos os artefatos que encontrassem e levá-los para Phyrexia.

No entanto, após Yawgmoth tornar-se soberano daquele plano, o contingente de demônios existentes aumentou significativamente e sua inteligência também. Atualmente, a Sexta Esfera é habitada os Demônios de Yawgmoth, que formam a maioria do Círculo Interno, além de serem os seus mais poderosos e leais seguidores. Dentre estas criaturas destacam-se Abcal-dro, um dos membros do Círculo Interno de Yawgmoth que criou Belbe a partir do corpo da elfa Ávila; e Croag, que era outro membro do Círculo Interno e trabalhou junto de Davvol, o primeiro Evincar de Rath. Croag foi ferido gravemente por Kreig em uma batalha que ocorreu em Keld para encontrar Gatha e sua pesquisa sobre a linhagem de Urza. Durante o tempo que demorou a se recuperar, Davvol decidiu testar seu Neutralizador, ordenando-o destruir Croag. Mas o demônio venceu o Neutralizador e emboscou Davvol nos Fossos da Morte.

Existem demônios também no plano artificial de Mirrodin. Porém, como todas as outras formas de vida não-artificiais do plano, os que existem aqui foram trazidos pelo Memnarca através de armadilhas, tal como ocorreu com o mais famoso dentre eles: o Demônio Saqueador, uma criatura malévola que é capaz de erradicar todos aqueles que não se curvam perante ele.

Os Onis são espíritos malignos e caóticos em Kamigawa, sendo que a maioria deles está aprisionada nas Montanhas Sokenzan. Com o desencadear da Guerra dos Kamis, muitos foram libertados pelos ogres para trazerem a destruição para o plano. Dessa forma, muitos estão vinculados aos seus súditos, como é o caso de Oni Rasga-Entranhas e Oni Lacina-Dor. Também foram apresentados vários espíritos demoníacos lendários, tais como: Kuro, comandava secretamente os Nezumi e outros asseclas através do medo que tinham de seus poderes; Kagemaro, que foi o primeiro humano a ser tão maligno que seu espírito se corrompeu a ponto de se tornar um espírito-demoníaco; Yukora, que outrora havia devastado muitos vilarejos e agora conseguira escapar da prisão mística imposta por seus capturadores; Kyoki, que era um mago que se deixou dominar pela energia da magia espiritual e passou a devorar a mente de seus inimigos; e Seizan, um típico demônio negociante que trocava poder pela sangue de seus clientes. Como você pode observar, todos eles possuem histórias em particular, pois são entidades únicas e que participaram de diversos eventos durante a Guerra dos Kamis. Diferentemente dos demônios dos outros planos, alguns onis são criados puramente a partir de mana vermelho ao invés de preto, como é o caso de Shimatsu, uma entidade de pura malevolência.

No fragmento de Alara chamado de Grixis, os demônios são parte do ciclo natural de vida. Dessa forma, criaturas como o Demônio Extrator desempenham papéis de líderes naturais. Eles costumam ostentar seus títulos coletando ossos de cadáveres de seus inimigos e utilizando-os como troféus e adornos pelo corpo. Outro tipo de demônio é o Príncipe dos Servos, mais poderoso e que comanda aqueles que levantaram das tumbas novamente para a vida. Especula-se que, inclusive, fora um grupo de Príncipes dos Servos que criou e manipula secretamente Sedris enquanto este supostamente governa o fragmento.

Malfegor é uma criatura gigantesca e de origem misteriosa, mas seu poder é assombroso. Ele é um demônio-dragão que trabalhou para Nicol Bolas preparando exércitos em Grixis para invadir os outros fragmentos de Alara após a união ocorrida pela Confluência (evento cataclísmico que fez com que os cinco mundos de Alara se unissem em um). Embora o próprio Malfegor não saiba (ou talvez saiba e apenas não se importe), sua titânica batalha contra o arcanjo Asha também pode ter sido o motivo da fragmentação do plano em cinco partes.

Em Ravnica eles também estão presentes e seus aspectos são parecidos com os dos demônios de Dominária: asas imponentes, garras afiadas, grandes chifres e presas à mostra. Costumam causar pânico por onde passam. O mais famoso entre todos é Rakdos, fundador e líder do Culto de Rakdos, a mais cruel e desprezível guilda de Ravnica.

Há muito tempo em Innistrad, demônios eram ameaças sussurrantes, temidos tanto pelos humanos como pelos vampiros. Pensava-se que eles haviam desaparecido há tempos, tornado-se míticos. Mas o desaparecimento de Avacyn, o arcanjo protetor deste mundo, criou uma oportunidade para as forças infernais deixarem seus refúgios obscuros. Os demônios e seus hospedeiros começam a chegar, um a um. O Skirsdag é um culto secreto demonista centrado na cidade alta de Thraben. Esta organização secreta tem humanos em todos os níveis da igreja, nobreza e comércio. Embora pequeno, o culto existe há gerações. Quando o demônio Griselbrand cresceu em poder, superando todos os outros demônios conhecidos de Innistrad, o Skirsdag também ganhou notoriedade. Grisebald desapareceu no mesmo momento que Avacyn, deixando seus seguidores humanos dando continuidade aos seus objetivos durante sua ausência.

Zendikar é um plano habitado por diversos tipos de demônios. Dentre os tipos mais numerosos, destacam-se o Demônio Escultor do Inferno, que são caóticos e causam uma massiva destruição quando são invocados. São raros os planinautas que tentam lidar com estas criaturas, pois elas consomem todos os recursos disponíveis e não costumam oferecer grandes poderes em troca; o Caçador de Auréolas, que são matadores fanáticos de anjos que colecionam auréolas de suas presas como troféus; o Perseguidor Abissal, que são serviçais poderosíssimos da imortalidade e aqueles que lidam com estes demônios acabam, invariavelmente, eliminando-os, pois o preço que cobram costuma ser alto demais; e o Demônio da Pestilência, que são criaturas que planejavam reclamar o plano de Zendikar para si mesmas, mas foram frustradas pela libertação dos Eldrazi e agora desejam apenas destruir o plano de Zendikar.

Uma das mais curiosas entidades existentes em Zendikar é Ob Nixilis, um planinauta que perdeu sua centelha e, conseqüentemente, seus poderes devido ao fluxo anormal de mana que existia no mundo. O desejo de vingança enlouqueceu Ob Nixilis e agora destina sua existência a encontrar um meio de destruir todo o plano e seus habitantes.

Oriundo de algum lugar do futuro incerto, o Profanador de Tumbas é um tipo desconhecido de demônio. Aparentemente ele se alimenta apenas de carcaças e é mais fácil de ser controlado do que seus semelhantes. Porém, os poucos planinautas que tiveram contato com estas criaturas não tiveram a chance de descobrir qual sua real origem.

Por fim, Magic é um jogo rico em fantasia. Por isso, não pense que só porque existem “demônios” isso significará que o jogo denota algo de cunho religioso. Exatamente ao contrário: os demônios são considerados apenas mais uma raça de criaturas que existem na fantasia do jogo, assim como tantas outras (desde Anjos até Dragões). Este é o esplendor de Magic e devemos saber reconhecer este tipo de diferença entre a fantasia e o mundo real.

Um comentário: