sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Planechase


A variante Planechase adiciona um deck de cartas de Planos em tamanho grande que define o local da sua partida com vários participantes através do Multiverso. Os planos possuem habilidades que alteram as regras do jogo. Se você não gostar do ambiente em que se encontra, pode tentar atravessar os planos jogando seu dado planar, mas esteja pronto para enfrentar possíveis resultados caóticos!

Cada deck de Planechase possui todos os componentes que você precisa para jogar uma partida de Planar Magic, uma variante de Magic the Gathering casual (não-oficial), em que voce poderá experimentar as sensações de ser um verdadeiro Planinauta, viajando de um plano para outro.
 
 
PREPARAÇÃO

Em uma partida de Planar Magic, além de um deck de Magic normal, cada participante deve ter seu próprio deck planar, composto por no mínimo 10 cartas de Planos diferentes entre si. Recomenda-se que cada jogador monte seu deck planar escolhendo cartas de Planos comhabilidades compatíveis com os cartas e estratégias que fizerem parte de seu deck de Magic. Diferente do Magic convencional, no primeiro Mulligan (troca de mão) que cada jogador fizer em uma partida de Planar Magic, aquele jogador poderá susbtituir sua mão inicial por sete cartas ao invés de seis. Os demais Mulligans serão feitos da forma convencional, reduzindo uma carta da mão do jogador a cada nova troca de mão. Além disso, o primeiro jogador também comprará uma carta normalmente em seu primeiro turno.

No início da partida, após tanto o deck normal quanto o Planar terem sido embaralhados e os jogadores terem comprado suas mãos iniciais e feito Mulligans (caso necessário), o jogador que jogar primeiro pega a carta de Plano do topo de seu Deck Planar e o vira para cima na mesa, em uma zona de jogo conhecido como Zona de Comando, fazendo com que as habilidades indicadas no Plano afetem o jogo. Como a partida ainda não começou, quaisquer habilidades que ocorram quando um jogador saltar para o Plano em questão desse primeiro Plano não serão desencadeadas (em inglês, o termo "salta" é chamado de "planeswalk to") .

 
FUNCIONAMENTO DOS PLANOS
 
Apenas UMA carta de Plano estará ativo por vez, e o controlador do Plano em questão é cada jogador durante seu próprio turno. As habilidades dos Planos são compatíveis com as demais cartas de Magic, podendo ser respondidas normalmente quando forem desencadeadas. Por não serem permanentes e não estarem no Campo de Batalha, os Planos não podem ser destruídos ou removidos, afetados por mágicas, etc.

Cada carta de Plano possui duas habilidades:

A habilidade superior (habilidade do Plano) passa a afetar o jogo a partir do momento em que o Plano em questão entrar na Zona de Comando. Note que há casos em que a habilidade descrita ali não estará realmente ativa,podendo ser desencadeada em um determinado momento da partida.
 
A habilidade inferior (habilidade de Caos) será desencadeada sempre que um jogador obtiver o símbolo de Caos ao rolar o dado especial que acompanha cada pacote do jogo.O dado especial pode ser usado diversas vezes por turno, sempre que um jogador puder conjurar um Feitiço, porém, para jogar o dado, aquele jogador deverá pagar uma quantidade de mana igual ao número de vezes que o dado já tiver sido jogado durante o turno (para jogar o dado a primeira vez no turno, para jogar a segunda, terceira e assim sucessivamente).

Planar Dices
 
A jogada do dado acontece imediatamente (isso não pode ser impedido ou anulado), porém qualquer habilidade que seja desencadeada devido ao lançamento do dado (ou mesmo ao se saltar de um Plano para outro) irá para a pilha, podendo ser respondida pelos jogadores.Sempre que um jogador obtiver o símbolo de Planinauta ao lançar o dado especial, os jogadores irão Saltar de um plano para outro. Quando isso acontece, a carta de Plano ativo deve ser colocado na base do deck de Planos de seu dono, e o jogador que tiver obtido o símbolo ao ter jogado o dado então coloca a carta do topo de seu próprio deck Planar aberto na mesa, na Zona de Comando.Os jogadores também saltam de um plano quando alguém perde a partida.Em partidas com vários jogadores, caso um dos participantes que possua uma carta de Plano ativo na Zona de Comando seja derrotado, o jogador do turno seguinte ao do participante derrotado irá ganhar o controle daquela carta de Plano, substituindo-a imediatamente pela primeira carta de Plano de seu Deck Planar. Dependendo do caso, este salto desencadeará habilidades que poderão ser respondidas normalmente, e o jogo então prossegue, com a saída do jogador derrotado da partida.


Regras completas de Planechase: AQUI.
 

Um comentário:

  1. Muito da hora esse formato! vou imprimir as cartas de Plano e jogar com amigos

    ResponderExcluir