sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Multiverso


Multiverso (também chamado antigamente de Domínia) é um termo que significa uma extensão ilimitada de mundos, cada um diferente do outro. Esses mundos, chamados de planos, são tão diversos quanto se possa imaginar. Um plano pode estar totalmente coberto por uma densa selva, por exemplo, enquanto em outro, a natureza pode ter sido inteiramente substituída por cidades de concreto. Outros ainda podem ser vulcânicos, gélidos, estéreis ou semelhantes ao nosso mundo, com elementos variados.
 
Muitos planos são esferas com atmosfera e mais sóis e luas, lembrando planetas. Mas nenhuma lei da física se aplica de modo uniforme a todos os planos do Multiverso. Os planos podem ser vastidões infinitas de matéria, minúsculas esferas de espaço vazio, ou inversões da realidade normal que desafiam a lógica. Um plano pode conter um inteiro e vasto universo ou absolutamente nada.
   
Todos os planos estão conectados entre si através da matéria do próprio Multiverso: um éter místico, que interliga todos os planos e cria uma espécie de "caminho" entre eles, o qual é chamado de Eternidades Cegas pelos planinautas (os únicos seres capazes de vê-la).  Além disso, ainda existe o mana, que fluí através do Multiverso e canaliza a energia que alimenta a magia. O mana infunde a terra, e somente aqueles que possuem uma conexão com a terra podem utilizá-lo. Alguns planos são mais ricos em mana que outros. Nesses planos, a magia é poderosa e muito comum. Em outros lugares, onde o mana é escasso, a magia é algo raro.
  
Nesta caótica expansão surreal de energia e matéria incontidas, o tempo, a distância e os sentidos têm pouco significado. Quando um mago invoca uma criatura, esta é trazida através do éter por aquele feitiço de convocação. O espaço entre os planos, também chamado de Eternidades Cegas pelos planinautas, é preenchido principalmente com éter.

Os seres comuns não têm idéia de que existem outros planos além do seu. Eles passam a vida inteira acreditando que o seu mundo é o único existente. Sua percepção é limitada pela sua experiência, isolada do restante do Multiverso. Somente os planinautas conhecem a grande verdade: que cada plano é apenas um dentre muitos, e que somente eles podem viajar para outros planos.
  
A habilidade de transplanar, ou seja, atravessar as Eternidades Cegas, não é a única coisa que distingue os planinautas dos outros seres do Multiverso. Essa habilidade lhes permite formar conexões com muitos terrenos diferentes, encontrar centenas ou até mesmo milhares de raças e criaturas, e aprender uma grande diversidade de mágicas (muito mais do que qualquer arquimago de um plano possa um dia sonhar).
 
Assim, são as vastidões do Multiverso e as maravilhas que ele esconde que unem todos os planianutas e que os impulsionam através das Eternidades Cegas e dos outros planos.

Imagine uma grande praia. As mudanças de areia constantemente, movidas principalmente pela maré e pelo vento, mas também pelas criaturas que percorrem sua superfície e por aquelas que escavam seu interio. Efeitos mais sutis, como a compressão ou mudanças de temperatura, também deixam sua marca. Às vezes, os grãos se abraçam, resistindo como uma única pedra até que eles são quebrados por alguma outra força.

Agora, imagine que cada um desses grãos de areia é o seu próprio mundo e você começará a ter uma imagem de como o Multiverso funciona, ou seja, é uma coleção de universos. Normalmente, os habitantes de um mundo em particular não têm interação com os outros universos, vivendo suas vidas acreditando que estão no único mundo existente. Mesmo quando algum cataclisma em um plano nas proximidades afeta os mundos circundantes, os ocupantes desses mundos costumam culpar os deuses ou talvez inventar leis naturais inexistentes para explicar as mudanças em seu próprio plano.

Um pequeno número de habitantes do Multiverso, no entanto, estão plenamente conscientes da existência de mundos fora do seu plano de existência. Esses planinautas aprenderam a viajar entre os planos e sabem que a forma mais fácil de viajar entre dois mundo é deslocar-se através das Eternidades Cegas. No entanto, quando são dois planos que estão muito próximo, caso esteja familiarizado com ambos saberá facilmente sair de um e surgir em alguma região do outro. Da mesma maneira, um planinauta experiente saberá exatamente onde e como surgir em determinados planos. Além disso, viagens entre planos distantes um do outro são possíveis, apenas demandam certos cuidados. Por exemplo, se o caminho entre ambos planos é instável, os planinautas podem acidentalmente viajar para uma direção errada e se perderem.

Quanto mais distante ou desconhecido o plano para o qual um planinauta se direciona, maior a chance dele errar sua trajetória, pois mesmo aqueles que são experientes não são completamente capazes de prever como algumas partes do éter se comportam em determinados pontos do Multiverso e, conseqüêntemente, alterar as configurações dos caminhos. Isso tudo acontece porque algumas áreas do Multiverso permanecem na mesma disposição durante longos períodos, enquanto outras estão em constante alteração.

Qualquer coisa que você pode imaginar, certamente pode ser encontrado no Multiverso. No entanto, é difícil encontrar um grão específico de areia em uma praia sempre mutável. Não obstante, em sua pesquisa, você terá que lidar com outros planinautas, que, embora não sejam numerosos, têm uma influência muito grande.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário