sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Jargões do Magic


O Magic possui um "dicionário" próprio, repleto de gírias e abreviações.

Aqui vão alguns que uso com relativa freqüência:


Beatdown: é aquele jogador que adota a postura mais agressiva em um determinado jogo.

Burn: tipo de carta que causa dano direto (como Lightning Bolt) ou um deck específico construido com esta filosofia de dano direto.

CMC ou CC: abreviação de Custo de Mana Convertido. É obtido somando-se os simbolos de mana impressos em uma carta. Uma criatura com custo de 3RU terá custo de mana convertido igual a 5 (3+1+1).

Cantrip: um efeito de troca de cartas (1 compra pelo uso de 1 cantrip) e eventualmente algum efeito extra, como embaralhar o deck, ver as cartas do topo etc. Brainstorm e Ponder são exemplos.

Chump (Chump Block): bloquear uma criatura atacante sem esperança de destruí-la, ou seja, apenas "jogar algo na frente" objetivando não receber dano da criatura atacante.

Devolver: cartas com efeitos do tipo "retorne para a mão do dono".

Drawback: algumas cartas geram um efeito maior do que o esperado para seu custo em mana. Esperamos que uma criatura 2/2 custe em torno de dois manas, mas existem algumas que custam 1, ou que apesar de custarem os 2 manas previstos tem um efeito extra. Essas cartas fogem da curva de mana. Por isso elas podem ter aquilo que chamamos de drawback, que é um efeito indesejado que torna a carta mais equilibrada. O Dark Confidant permite uma compra adicional por turno, mas como drawback ele pode te causar dano. É importante você ter consciência do drawback de suas cartas para procurar balancear seu deck e não acabar morrendo sozinho devido ao excesso deles.

Enterrar: destruir algo sem a possibilidade de regeneração.

Flood: comprar muitos terrenos na mão inicial ou em seqüência.

Hate: cartas usadas para se destruir coisas especificas. Naturalize é um hate de artefatos e encantamentos. Em determinados momentos o metagame está tão repleto de decks de um determinado tipo que surgem hates contra eles, ou seja, decks preparados com carta para vencer estes decks dominantes.

Late Game: um jogo que já se encaminha para seu final, com a mesa já formada e os papeis dos jogadores (jogador agressivo, jogador controlador) definidos.

Mulligan: após comprar sua mão inicial, um jogador pode declarar mulligan. Se o fiz, ele coloca as cartas de volta no deck e o reembaralha, em seguida compra uma nova mão com 1 carta a menos. Este processo pode ser repetido até que o jogador esteja satisfeito ou o número de cartas na sua mão atinja zero.

Pump: aumentar os atributos de uma criatura. Uma criatura que recebe um Giant Growth é pumpada ou inflada.

Splash: adição de uma cor de mana ao deck para utilizar poucas cartas daquela cor, incrementando o deck ou suprindo uma deficiência, como um deck de goblins que acrescenta a cor branca apenas para Sword to Plowshares. Um deck com splash tem essa cor representada em minúsculo. Por exemplo, "Ur" significa que o deck é azul com um pequeno splash vermelho.

Mirror: quando você joga com alguem com um deck igual ou muito parecido com o seu.

No Passo: termo usado para avisar que, no final do turno de um jogador, está sendo realizada alguma mágica ou efeito. Por exemplo: "No passo, jogo um Terror no Kor Duelist do oponente."


Tutores: cartas como Enlightened Tutor, Diabolic Tutor, Fabricate, Burning Wish, etc. Se diferenciam das cantrips e demais efeitos de compra pelo fato de você poder pegar uma carta especifica de seu deck, viabilizando a entrada de um combo, remoção específica, etc.

Tombar: colocar cartas do topo do grimório diretamente no cemitério. Refere-se aos efeitos de cartas como Sanity Gridding e Glimpse the Unthinkable, por exemplo.

Top Deck: pode significar comprar a carta que você precisava na melhor hora ou ainda uma situação conhecida como Top Deckar, que é quando você não tem nenhuma jogada relevante a se fazer com as cartas que tem na mão e vai jogando o que compra no turno.

Zicar: comprar poucos terrenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário