quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Duels of the Planeswalkers 2015


A Coleção Básica de 2015 contou com 269 cards, entre reprints e novidades, como de costume. Assim como Chandra protagonizou todo material de M14, dessa vez o protagonista é Garruk Falabravo. No entanto, o planinauta aparece ainda sob o efeito da maldição do Véu Metálico e mais devotado do que nunca a exterminar outros semelhantes que cruzam as Eternidades Cegas. A edição apresenta um novo frame nas cartas, além do selo holográfico que é aplicado em cartas raras, míticas e foils, com finalidade de dificultar a falsificação das mesmas. 

No então, esta nova edição também chegou trazendo seu cardgame correspondente em plataformas virtuais, denominado Duels of the Planeswalker 2015

Confira a análise feita pelo site TechTudo:

Magic: The Gathering: Duels of the Planeswalkers 2015, ou simplesmente Magic 2015, é o mais recente título da publicadora de cardgames Wizards of the Coast’s. Com versões para Android, iOS, Windows e Xbox 360 e Xbox One, as novidades ficam por conta de uma nova história e novas cartas. Assim como suas versões anteriores, continua sendo a maneira mais fácil de aprender a jogar Magic The Gathering. No iPad e em tablets com Android, o jogo é gratuito para baixar e jogar. As versões para console e PCs continuam pagas.

Bastante instrutivo, o tutorial, que inclusive se encontra em português, ensina diversas técnicas de controle dos planos, do uso de mana, e até da sinergia entre as cartas. São cinco missões iniciais, ensinando todos os princípios básicos como evocação de planos, cores de mana e tudo mais.

Ao final do tutorial, o jogador é convidado a passear por alguns planos do Multiverso. No modo contra a IA do game, o mesmo apresenta um pequeno botão com dicas para vencer. Mesmo após passar pelo tutorial, o jogador ainda pode reativar todas as instruções iniciais para ser orientado a cada turno.

O game é praticamente igual ao jogo de cartas do qual se original. Até mesmo o modo como se vira as cartas depois de usadas foi mantido para instruir jogadores. Há apenas alguns pequenos artifícios para embelezar as lutas, como sangue e efeitos de magias. Mas não espere um jogo animado em como Hearthstone.

Um dos principais problemas de Magic 2014, permanece no novo game. Magic The Gathering é um dos melhores jogos de cartas no mundo real, mas no mundo virtual falta dinamismo. Em outras palavras, o jogo é muito bom como simulador da experiência de jogar Magic, mas para quem procura uma experiência casual, Magic 2015 será um teste a sua paciência.

A evolução dos turnos é muito lenta frente a jogos concorrentes. São quatro ciclos dentro de um único turno. E o jogador pode parar o cronômetro nas partes finais do turno para lançar magias surpresa. No iPad ou em um tablet Android, jogar “em qualquer lugar” está fora de cogitação devido a duração dos duelos. Muitos deles, irão passar dos 20 minutos facilmente, e jogando contra outros jogadores, passar dos 30 minutos, será algo comum.

Outra coisa que irá afasta jogadores casuais é a dificuldade elevada. O título é impiedoso com quem comete qualquer erro, mesmo nos combates iniciais. Além disso, utilizando os decks padrões, que diga-se de passagens, são bons, a sorte pode não estar ao seu lado. Por isso a construção de decks próprios e estudo da sinergia entre elas é importante.

No modo campanha, uma das coisas mais frustrantes é começar com um deck e depois verificar que ele é praticamente inútil contra um adversário. E isso é algo que acontece com muita frequência. Mesmo que a ideia seja que o jogador teste os outros decks, o resultado não deixa de ser frustrante, pois o aprendizado do jogo será baseado em dezenas ou centenas de derrotas.

Mas antes que qualquer um pragueje, vale lembrar que qualquer jogo de card game é baseado em microtransações. E como a versão virtual de Magic busca emular o jogo de verdade, será preciso desembolsar dinheiro real para turbinar seu deck rapidamente.

As mudanças na jogabilidade em relação a versão 2014 são poucas. Dentre elas, está o uso menos intenso do botão “continuar”. O sistema de construção de Decks ficou mais intuitivo, permitindo ao jogador montar com poucos toques na tela, ou clicks, se você estiver jogando no PC.

Duel of the Planeswalker 2015 não apresenta novidades em relação aos modos de jogo. O jogo conta com modo multiplayer, Campanha, duelos para treino e só. Na parte visual poucas melhorias foram incrementadas. Uma coisa que chama atenção é a nova mesa onde acontece os duelos. Com menos detalhes, a mesa ficou “sem vida”.

Bastante distante dos concorrentes no mundo virtual, o game apresenta uma dificuldade elevado, o que o torna pouco receptivo a jogadores novatos. Entretanto, curiosamente, ainda é uma das melhores formas de aprender a jogar Magic com cartas de verdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário