segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Banidas e Restritas


Uma das chaves da longevidade de Magic é a diversidade. É muito importante garantir que hajam muitos decks competitivos para que os jogadores de torneio possam escolher. Por quê? Se houvesse apenas um deck viável para jogar, os torneios entrariam em estagnação rapidamente quando os jogadores precisassem escolher entre jogar com aquele deck ou com um deck criado especificamente para derrotá-lo. Além disso, jogadores diferentes gostam de jogar com decks diferentes. Se houver muitas opções viáveis diferentes para jogar, haverá mais jogadores em mais torneios.

Para ajudar a manter a diversidade e a longevidade do ambiente de torneio de Magic, foi desenvolvido um sistema de listas de cartas banidas e restritas. Essas listas são compostas por cartas que são proibidas ou permitidas somente de forma muito limitada.

É importante observar algumas coisas: primeiro, essas listas só se aplicam aos formatos Construídos e não aos Limitados. Segundo, as listas de banidos e restritos são específicas de cada formato. Portanto, uma carta banida no formato Modern pode ainda ser válida no formato Stardard.

Banir uma carta é muito incomum. Os comunicados sobre mudanças nas listas de Banidas e Restritas são realizados na primeira segunda-feira após o Pré-lançamento de uma nova coleção, para que passe a valer no lançamento daquela coleção. Desta forma, os formatos que você joga mudam com a menor frequência possível.

Se uma carta aparece na lista de banidas do formato que você escolheu jogar, ela não pode ser incluído no seu deck ou no seu sideboard. Caso contrário, seu deck não será válido para jogar em nenhum torneio sancionado naquele formato.

Geralmente, os cards são banidos se permitem um deck ou um estilo de jogo capaz de desequilibrar o ambiente do torneio. O que isso significa? Significa que se a carta fosse válida, um jogador competitivo ou estaria jogando com ele ou criando estratégias específicas para combatê-lo.

Algumas cartas foram banidas simplesmente por terem se mostrado poderosas demais no seu respectivo formato. Embora o lançamento de cada coleção seja precedido de centenas de horas de rigorosos testes de jogo, a complexidade de Magic torna quase impossível prever com precisão as interações que um nova carta pode ter com as antigas.

Por outro lado, se você quiser usar uma carta da lista de restritas para seu formato escolhido, você pode incluir apenas uma cópia daquela carta, contando tanto o deck principal quanto o sideboard. Atualmente, somente o formato Vintage usa uma lista de restritas.

Além disso, vale ressaltar que os próprios formatos competitivos já possuem uma especificação própria de quais coleções são consideradas válidas em cada um. Por exemplo, no Modern apenas são permitidas cartas lançadas desde a Oitava Edição até a atual, enquanto por outro lado no formato Vintage permite que sejam usadas cartas desde a coleção Alpha até a atual.

Para consultar a lista oficial da Wizards de cartas banidas e restritas de cada formato, clique AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário