terça-feira, 4 de março de 2014

Força de Titã


Na mitologia grega, Sísifo era considerado o mais astuto de todos os mortais. Mestre da malícia e da felicidade, ele entrou para a tradição como um dos maiores ofensores dos deuses. Dentre inúmeras proezas que realizou, desde desmascarar golpes de ladrões até mesmo governar as terras de Éfira.
 
Sísifo despertou a ira de Zeus quando contou ao deus dos rios, Asopo, que Zeus tinha sequestrado a sua filha Egina. Zeus mandou o deus da morte, Tanatos, para levá-lo ao mundo subterrâneo. Porém o esperto Sísifo conseguiu enganar o enviado de Zeus. Elogiou sua beleza e pediu-lhe para deixá-lo enfeitar seu pescoço com um colar. O colar, na verdade, não passava de uma coleira, com a qual Sísifo manteve a Morte aprisionada e conseguiu driblar seu destino.

Durante um tempo não morreu mais ninguém. Sísifo soube enganar a Morte, mas arrumou novas encrencas. Desta vez com Hades, o deus dos mortos, e com Ares, o deus da guerra, que precisava dos préstimos da Morte para consumar as batalhas.

Tão logo teve conhecimento, Hades libertou Tânato e ordenou-lhe que trouxesse Sísifo imediatamente para as mansões da morte. Quando Sísifo se despediu de sua mulher, teve o cuidado de pedir secretamente que ela não enterrasse seu corpo. Já no inferno, Sísifo reclamou com Hades da falta de respeito de sua esposa em não o enterrar. Então suplicou por mais um dia de prazo, para se vingar da mulher ingrata e cumprir os rituais fúnebres. Hades lhe concedeu o pedido. Sísifo então retomou seu corpo e fugiu com a esposa. Havia enganado a Morte pela segunda vez.
 
Hermes, o deus mensageiro, foi enviado por Zeus para escoltá-lo pessoalmente até o submundo, onde um duro castigo o esperava, pior do que a morte. Durante toda eternidade, ele teria de empurrar com suas mãos uma pedra montanha acima, até o topo; a pedra então rolaria para baixo e ele novamente teria que recomeçar todo o trabalho.
 
Dessa forma, Sísifo é considerado um herói grego que foi condenado pelos deuses por ter se rebelado contra eles e revelado seus segredos para os homens, tal como fizeram alguns dos Titãs. E sua condenação foi aquela que mais sofrimento pode trazer a um homem que pensa: a realização repetitiva de um trabalho sem sentido.
 
Embora possua uma grande história, a referência de Sísifo no bloco de Theros ficou resumida a uma carta chamada Força de Titã, que denota sua tarefa rotineira e eterna.

2 comentários:

  1. Mas o card Peso do Submundo também remete a esse castigo, inclusive com uma referência em flavor. http://magiccards.info/scans/pt/bng/86.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive essa dúvida, mas na verdade Peso do Submundo representa o castigo do titã Atlas, que consistia em sustentar o firmamento durante toda a eternidade devido a sua insurreição contra os deuses olimpianos. O que é referido, de certa forma, na carta como a "arrogância" em desafiar as dividnades, além de lembrar que sua figura é representada desde os tempos remotos como um homem com um globo sobre os ombros. Em breve posto esta história para esclarecer mais detalhes!
      Abraços

      Excluir