sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Urborg, Tumba de Yawgmoth

Urborg, mais tarde conhecida como a Tumba de Yawgmoth, é uma grande ilha tropical e particularmente pantanoso e um dos mais proeminentes das Ilhas Incendiárias. É conhecida por ser uma das regiões com grande concentração de mana preto em Dominária. Bruxas e feiticeiros poderosos vivam constantemente em uma luta pelo controle da ilha.

Antes da Guerra dos Irmãos, Urborg era uma selva exuberante. Porém quando Urza ativou o Sylex Golgotiano, a ilha tornou-se parcialmente submersa e acabou se transformando em um pântano. O planinauta e guerreiro Lord Windgrace nasceu durante este tempo e se tornou um proeminente líder do seu povo.

Diz a lenda que uma vez foi Urborg era apenas uma pequena cidade controlada pelo lich Nevinyrral, que estava em guerra com Bogardan. Pouco se sabe sobre a guerra, pois é anterior à Idade do Gelo, mas a lenda afirma que Nevinyrral foi vencido e a cidade de Urborg foi engolida por um vulcão que surgiu do chão diretamente abaixo dela. O último ato de Nevinyrral foi usar seu famoso disco para impedir que seus inimigos se apossassem de qualquer tesouro mágico que pudesse sobreviver às chamas.

Durante a Invasão Phyrexiana, Urborg foi um dos primeiros lugares a cair nas mãos de Phyrexia. A Fortaleza de Volrath foi transplantada para o centro de um vulcão durante a Sobreposição de Rath. Também foi nos céus de Urborg que Yawgmoth foi finalmente derrotado e foi aqui que o memorial à Freyalise foi erguido. Urborg foi um dos muitos locais em que apareceram as Fendas Temporais que ameaçaram o Multiverso. Esta Fenda em particular localizou-se diretamente sobre as ruínas da Fortaleza, porém ela foi selada por Lord Windgrace honrosamente à custa de sua vida.

A Fenda Temporal em Urborg não surgiu de nenhum evento envolvendo planinautas, mas sim de como um efeito desencadeado pelo segundo estágio da invasão phyrexiana, a qual mesclou temporariamente os planos de Rath e Dominaria conforme planejado por Yawgmoth para que as tropas phyrexianas pudessem desembarcar de um plano em outro.

Em termos de jogo, a Wizards of the Coast deve a carta como uma maneira útil para ampliar o poder dos Magus dos Cofres ou para conjurar uma grande Gavinhas da Corrupção, bem como trata a Tumba de Yawgmoth como um paraíso para o enredo. A presença do inescrupuloso Senhor das Trevas Yawgmoth foi sentida como uma doença em Dominária e até agora o local de sua destruição exala pragas das entranhas da terra. Confira a descrição de arte para esta carta bem como o esboço inicial e a arte final de John Avon logo abaixo.

Descrição da carta: mostra uma grande paisagem de Urborg, a famosa terra sombria onde a Invasão Phyrexiana começou e terminou. O foco da paisagem deve ser um enorme e doentio "raio explosivo", que é o lugar onde Yawgmoth caiu. Este é o local da morte do Senhor do Escuro, e toda sua extensão está contaminada com o mal para sempre. Do breu central, a mancha se espalha sobre a terra para fora, como tentáculos de mana preto corrompendo a terra. No fundo, podem ser vistos os destroços da Fortaleza de Volrath, agora com seu topo de metal praticamente todo corroído e sem nenhuma faísca mágica que dele emanem.

John Avon apresentou o esboço a seguir, que sofreu algumas alterações pois a equipe de criatividade queria que a Fortaleza fosse deslocada para fora no fundo um pouco, já que não é realmente o foco do cartão. Com isso em mente, John Avon concluíu a peça para a satisfação sinistra de todos conforme pode ser visto no início deste post.

Até a Invasão Phyrexiana, Urborg era governado por várias facções que iam e vinham ao poder. Muitos sábios afirmam que alguns são descendentes do próprio Nevinyrral. Entre eles estavam vários humanos, mortos-vivos, nightstalkers e o povo-pantera. Uma dos mais conhecidas dessas facções era a família de Crovax, que se autoentitularam Senhores de Windgrace. Se eles só assumiram o nome ou se eles eram realmente descendentes do antigo planinauta, este é um fato desconhecido ainda.

Os Ladrões de Fôlego são um antigo culto de fanáticos assassinos religiosos, conhecido por sua capacidade de matar com total precisão e silêncio absoluto. Após o fim da Guerra de Miragem, ele foram infiltrando-se na sociedade Suq'Atane. Apenas a guilda dos Ladrões de Fôlego possuem o conhecimento para convocar o temido Espírito da Noite, a quem eles adoram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário