quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Tiny Leaders


O formato Tiny Leaders foi concebido em 2013 como uma variante do consolidado formato Commander para quem aprecia o desafio de construir deck diferentes. Em tradução literal, Tiny Leaders significa Pequenos Líderes e o motivo dessa nomeclatura se deve à proporção reduzida destes decks em comparação àqueles utilizados em Commander.

O site que mantém a atualização das regras e possui outras informações oficiais sobre este formato é o tinyleaders.blogspot.com.

As regras são simples: o deck deve possuir um total de 50 cartas, incluindo o "comandante" e não havendo mais de uma cópia de cada carta (exceto terrenos básicos). No entanto, a mais importante diferença consiste no fato de que nenhuma carta do deck pode possuir custo de mana convertido superior a 3.

Claro que, assim como no Commander, aqui também é necessário que as cartas do deck estejam de acordo com a identidade de cores do seu comandante. Ou seja, somente é permitido utilizar cartas que compartilhem tal característica do comandante (a identidade de cores é definida pelos símbolos de mana presentes tanto no custo da carta como em suas habilidades).

De maneira geral, o Tiny Leaders segue as mesmas regras e filosofias do Commander, apenas adequando algumas exceções. Dentre estas, vale citar que os jogadores começam cada partida com 25 pontos de vida e não existe o famoso "dano especial de general". Além disso, o mulligan é feito utilizando o sistema padrão, no qual o jogador opta por não manter a mão inicial de cartas, então a embaralha e compra uma nova mão com uma quantidade reduzida em 1 a cada mulligan feito.

Ressalta-se também que se um comandante fosse colocado em um cemitério vindo de qualquer lugar ou exilado, o seu dono pode optar por colocá-lo na Zona de Comando. Adicionalmente, cada vez que você conjura o seu comandante, ele custará 2 manas incolores a mais para ser conjurado desde a vez anterior (ou seja, na primeira vez é necessário pagar o custo normal, na segunda vez será o custo+2, na terceira será o custo+4 e assim por diante).

Doran, a Torre do Cerco, por exemplo, tem branco, preto e verde como identidade de cor, afinal sua estes são os símbolos de mana presente em seu custo. Por outro lado, Alesha, a Que Sorri Para a Morte, possui vermelho, preto e branco como identidade de cor, pois, embora o seu custo seja apenas de mana vermelho, ela ganha as cores preto e branco devido a estas estarem presentes em sua caixa de texto como parte de uma habilidade desencadeada.
 
O formato foi criado por Bramwell Tackaberry e se disseminou rapidamente através das comunidades competitivas do Magic. Originalmente, ele foi apresentado para ser utilizado o sistema de "melhor de três partidas" para determinar o vencedor, sendo possível usar um sideboard de 10 cartas para substituições feitas entre cada uma das partidas. Seu deck deve permanecer com 50 cartas sempre e seu comandante não pode mudar entre os jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário