sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Metamorfose


A coleção Khans de Tarkir nos introduz ao mundo natal de Sarkhan VolTarkir, onde cinco clãs lutam pela supremacia. Cada clã é alinhado com três cores de Magic e liderado por um poderoso khan. Todos eles usam magias de enganação para flanquear os rivais. Metamorfose é uma mecânica que permite ao jogador conjurar mágicas como criaturas voltadas para baixo, disfarçando a verdadeira identidade delas até serem voltadas para cima.

Você pode conjurar uma mágica com Metamorfose voltada para baixo no mesmo momento em que poderia conjurar normalmente aquela carta. Normalmente, isso significa durante a sua fase principal, quando a pilha está vazia. Para fazer isso, volte a carta para baixo para que nenhum outro jogador possa ver qual é. Uma mágica de criatura voltada para baixo é uma criatura incolor 2/2 sem nome, sem tipo, sem habilidades e sem custo de mana. Em vez de pagar o custo de mana (que ela não tem), você paga . Se a mágica for resolvida, coloque a carta voltada para baixo no campo de batalha, onde ela terá as características acima, em vez das normais dela. Você sempre pode conjurar uma carta de criatura com Metamorfose voltado para cima pagando seu custo de mana normal.

As criaturas voltadas para baixo são criaturas em todos os sentidos. Elas podem atacar e bloquear, e mágicas que afetam criaturas podem afetá-las. Elas podem ser encantadas por Auras e equipadas com Equipamentos. Você pode olhar suas criaturas voltadas para baixo a qualquer momento. Você não pode olhar as criaturas do seu oponente voltadas para baixo... a menos que um card diga que você pode.

A série Khans de Tarkir também introduz os lembretes para as criaturas morfadas, que se tratam de um tipo de carta especial de sobreposição. Você pode colocar uma dessas cartas de sobreposição em cima de uma das suas criaturas voltadas para baixo enquanto estiver no campo de batalha. É só um lembrete de boa aparência. Você não precisa usar isso se não quiser. Ele não muda a forma como as criaturas voltadas para baixo funcionam.

A qualquer momento que você tiver prioridade, você pode voltar a criatura para cima pagando seu custo de Metamorfose. Isso faz com que a criatura seja voltada para cima imediatamente, tendo suas características normais. Isso é chamado de ação especial porque não usa a pilha e não pode ser respondido. Ela simplesmente acontece. Então, digamos que você tem um Guia Azban voltado para baixo. Eu tenho Choque na mão e estou pronto para destruir a sua criatura. Se eu conjurar Choque com a sua criatura voltada para baixo como alvo, você pode pagar para voltar a face dela para cima. Choque acabará causando 2 pontos de dano ao seu Guia Abzan, que agora tem 4 de resistência. Que pena. Bem, para mim, pelo menos. Você deve estar bem feliz.

Mas digamos que você tenha iniciado a ação voltando o Guia Abzan para cima primeiro. Infelizmente para mim, essa ação não vai para a pilha. Portanto, quando eu conjurar Choque, o Guia Abzan e sua resistência 4 já estarão voltados para cima. Uma pena, de novo. Você deve estar dando risadas nesse momento. Metamorfose é bem poderosa.

Se a criatura voltada para baixo tiver alguma Aura ou Equipamento anexado a ela, eles permanecem anexados à criatura voltada para cima. O mesmo é válido para quaisquer marcadores na criatura. Ela não é uma nova criatura e não entra no campo de batalha apenas por ter sido voltada para cima. Se uma criatura com Metamorfose estiver no campo de batalha voltada para cima, você não pode voltá-la para baixo a menos que o card permita. (Nenhum card em Khand de Tarkir permite isso, mas alguns cards mais antigos permitem.)

Algumas criaturas têm habilidades que desencadeiam quando voltadas para cima, como Aviano Pena Gélida.

Se você controlar mais de uma criatura voltada para baixo, você precisa se certificar que elas possam se diferenciar umas das outras. Você não pode misturá-las para confundir seu oponente. A ordem em que elas entraram no campo de batalha precisa ficar clara. Você pode usar um dado ou outro marcador para fazer isso, ou pode colocá-las claramente na ordem no campo de batalha. Por exemplo, se você atacou com uma das suas três criaturas voltadas para baixo no último turno, deve ficar claro para todos os jogadores qual criatura atacou. 

Se uma criatura voltada para baixo deixar o campo de batalha, revele-a a todos os jogadores para mostrar que era um card de criatura com Metamorfose. Faça isso independentemente de aonde o card está indo: de volta para a sua mão, ao exílio, ao cemitério ou qualquer outro lugar. Você também precisa revelar as criaturas voltadas para baixo se o jogo terminar ou se você deixar um jogo com vários jogadores. Isso é especialmente importante em torneios.

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