sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Heliode


Heliode é o deus do sol do mundo de Theros e representa a lei, a justiça, a retribuição e os laços de parentesco. Ele preside questões de honra familiar, de moralidade e virtude, bem como palestras, casamentos, atos de bravura protetiva, refeições matinais e auto-sacrifício. O nome de Heliode é muitas vezes parte de um processo judicial e os sacrifícios a ele são feitas em momentos em que a maior ajuda (ou a mais estrita justiça) é necessária.

O deus Heliode maneja Khrusor, a lança solar, uma arma abençoada com o seu poder, que pode ser lançada para baixo dos céus para qualquer ponto em Theros. Lendas obscuras dizem que uma grande cidade costeira conhecida como Arixmethes foi atingida com Khrusor e lançada ao mar.

Heliode irradia orgulho e auto-confiança. Sua presença enche o céu de luz, bloqueando o acesso de mortais à escura e estrelada vista de Nyx, e pessoalmente tem a mesma aura esmagadora de temor e brilho. Ele é alegre e sociável, faz amigos e cria vínculos com facilidade, de maneira que ele se vê como um aliado para todos. Mas alguns rumores sussurados por antigos estudiosos dizem Heliode pode ser inconstante em sua lealdade. O maior aliado de Heliode hoje pode ser o alvo de sua vingança amanhã.

Como Heliode é o deus do sol, trazendo literalmente a luz do dia para o mundo, então quase todos em Theros prestam pelo menos um reconhecimento simbólico a ele. Algumas famílias têm o costume de piscar na direção da primeira luz da madrugada, pela manhã, um gesto de respeito ao olho luminoso do deus sol.

Adoradores dedicados do Heliode são, principalmente, os seres humanos e centauros do Bando Lagonna, que celebram Heliode no primeiro céu claro matinal de cada mês. Templos para Heliode muitas vezes possuem escadas até um pátio no terraço, permitindo o culto solar. O maior feriado ligado à Heliode é o solstício de verão, celebrada com três dias de festa solene, casamentos, e os juramentos de lealdade.

Um comentário: