sábado, 24 de agosto de 2013

Tassa


Tassa é a deusa do mar no mundo de Theros e também preside criaturas aquáticas e os segredos do mar profundo. Mas ela também é a deusa do conhecimento antigo, dos murmúrios, da mudança gradual, da introspecção, de grandes distâncias, de jornadas e de longas buscas. Tassa também pode ser descrita como a deusa dos padrões, como as de marés, correntes, ondas na água, e até mesmo a passagem do tempo.

A deusa Tassa maneja Dekella, uma lança de duas pontas. Empunhar Dekella lhe permite controlar as marés e agitar os mares em redemoinhos. Diz a lenda que um marinheiro mortal uma vez roubou Dekella e a usou para destruir uma frota inimiga. Mais tarde, Tassa puniu o mortal transformando toda a sua família em enguias.

Tassa é a deusa que é menos provável de ser satisfeita com o estado atual das coisas, mas também a menos propensa a agilizar alguma mudança. Ela está constantemente se esforçando para reesculpir o terreno mundano, alterando os abismos costeiros e criando ambientes capazes de se alterarem sozinhos lentamente. Quando ela fala, muitas vezes usa o tempo futuro, sempre se referindo ao que o amanhã trará e sempre desinteressada com a realidade de hoje. Tassa não se irrita facilmente, mas se torna implacável quando sua ira é despertada. Sua raiva pode crescer como uma estrondosa e imparável tsunami, que varre do mapa aldeias inteiras com sua fúria e logo depois tal enfurecimento desaparece, exatamente como a maré que arrasta as evidências da tsunami calmamente para o mar.

Os tritões e os humanos de Meletis abrangem a maioria dos adoradores de Tassa, bem como todos os que se aventuram no mar, seja para exploração, comércio ou guerras. Embora tritões a exaltam acima de todos os outros deuses, ela não mostra favoritismo em relação a eles, parecendo igualmente insensível para todos os mortais. Ela é adorada com oferendas de peixe e sal pelos pobres, ofertas de pérolas e madrepérolas pelos ricos, e com orações murmuradas e meditação silenciosa por todos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário