quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Niléia


Niléia é a deusa da caça, das estações do ano e da floresta no mundo de Theros. Por causa de seu reinado sobre as caçadas, ela também está associada com a predação e a fome. E pelo fato de regular as quatro estações, ela também é a deusa da metamorfose e renascimento. Niléia recebe força e paz por dormir dentro da crisálida (uma espécie de casulo) no centro de seu bosque.
 
A deusa Niléia é a melhor arqueira de Theros e ela empunha um arco curto chamado Ephixis. Sua companheira, a ninfa Theophila, evoca ilusões para a prática de tiro ao alvo, como vaga-lumes ou vermes de seda minúsculos. Niléia não tem escrúpulos com a predação, mas ela detesta caça esportiva. Ela mata pessoalmente caçadores na Floresta de Nistos que não pediram a sua benção para caçar seus animais.

A Grande Caçadora é geralmente distante e pensativa, mas com as suas companheiras, ela é brincalhona e alegre. Ela tem um lado selvagem e animalesco, embora carregue a responsabilidade de manter a floresta um abrigo para os animais, impedindo a propagação dos seres humanos em seu domínio, deixando que o mundo natural não seja dominado. Niléia é rápida para odiar e vingar-se de algo que ameaça seu reino. As estações mudam a seu capricho e ela atrasa a mudança se estiver irritada. Ela é aliada a Púrforos, de forma que permite que este desencadeie incêndios na floresta quando precisa de limpeza, ou quando os seres humanos estão adentrando muito longe na selva.

Ela tem uma relação tumultuada com Carametra, o deus da terra. Carametra está furioso pela interferência de Niléia nas estações. Por sua vez, Niléia repugna a agricultura, que ela vê como uma aberração do ciclo natural do mundo.

Niléia não tem templos construídos em sua honra, pois não gosta da construção de templos e cidades em geral. Ninfas de todos os tipos prestam homenagem a ela, como também fazes humanóides em geral, como sátiros, centauros e muitos cidadãos de Setessa. Seus locais sagrados muitas vezes consistem em uma árvore cercada por uma nuvem de borboletas. Quando uma dessas árvores é vista, as pessoas dizem que ela está perto. Seus seguidores humanos tendem a ser solitários, exilados e seres que escolhem viver no mato. Alguns moradores da cidade entram na floresta para honrá-la, especialmente para orar para que as estações mudem em tempo hábil. Niléia detesta sacrifícios e é notoriamente difícil de agradar. Dependendo de suas ofertas, adoradores podem facilmente irritá-la ou ganhar a sua bênção. Ela gosta de ver atos de bondade e proteção de criaturas, tanto domésticos como selvagens.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário