terça-feira, 19 de novembro de 2013

Meletis


Meletis é uma das três principais pólis (grandes cidades) de Theros. É dito pela população que se trata de um berço do saber, da magia e do progresso. Dessa forma, é tida como a cidade-estado de pensadores progressistas, taumaturgos beatos e sábios oráculos.
 
Os meletianos sabem que a área que hoje abriga sua cidade-estado foi um dia governada por um arconte (um senhor da guerra encapuzado que cavalgava uma besta voadora) chamado Agnômakhos. Ele governou com punhos de ferro por séculos, aparentemente imortal, vivendo por gerações de leoninos que ele usava como seus soldados e guarda pessoal. Agnômakhos expandiu seu território agressivamente durante seu reinado, espalhando seus domínios até as florestas ao norte e as montanhas ao leste, impondo a ordem impiedosamente sobre os selvagens onde quer que ele fosse.
 
A lenda diz que o deus Ephara ofereceu magia aos humanos para que eles pudessem sobrepujar Agnômakhos, exilar os leoninos, e libertar Meletis da tirania. Os humanos que conseguiram derrotar Agnômakhos fundaram a pólis iluminada de Meletis a partir das ruínas do império dele. Desde então, os leoninos mantêm distância de Meletis e não se interessam em negócios ou diálogo.
 
Sendo assim, é correto afirma que Meletis surgiu da derrota da tirania e até hoje ela retém o espírito do pensamento livre sobre a força bruta. Os meletianos se vangloriam dos seus grandes templos aos deuses, de suas academias taumaturgas, de seus grandes trabalhos de arquitetura e pelo seu Exército Reverente. Este último é treinado religiosamente por soldados que combatem monstros e exaltam os deuses. Os Reverentes Meletianos não são tão ferozes como os acroanos, nem tão robustos quanto os Setessanos, mas eles são espertos e cheios de recursos; e eles acreditam que sua devoção pelo panteão de Theros os leva a mais sucessos em batalha.
 
Meletis fica na costa, cercada por rios e vastas pradarias. Campos de cultivo de uma cevada chamada sitra provêm o sustento dos meletianos e seus animais. Afluentes do Rio Kheir se espalham pela paisagem, trazendo água fresca e comércio de vilas distantes.
 
Os grandes templos de Meletis são o atestado das conquistas da humanidade civilizada. Os sinais dessas conquistas acadêmicas e arquitetônicas estão em toda parte. Até mesmo as ruas de Meletis são feitas de tijolos entrelaçados em formas geométricas, demonstrando os princípios matemáticos e místicos. As terras selvagens de Theros parecem distantes, quase míticas, para quem vive dentro dos limites da cidade. Meletis sofre de ataques de tritões, sereias e monstros maiores, mas muitos cidadãos de Meletis nunca viram pessoalmente um monstro maior ou mais exótico do que um centauro.

Os meletianos são muito preocupados com os deuses. Eles geralmente estão inseridos na linguagem. Aqui estão algumas frases comuns em Meletis que incorporam os deuses: “Pela lança brilhante de Heliode!” expressa surpresa ou espanto; “Da voz dos deuses para meus ouvidos (ou simplesmente ‘voz dos deuses’)” é usado para enfatizar que o que o falante diz é verdadeiro, ou seja, aquela afirmação veio diretamente dos deuses; “Pelo olho rubro de Mogis” significa uma profanação leve, geralmente utilizada em reação a uma tragédia ou morte violenta; “Com Érebo” ou “Ao lado de Érebo”, que são modos de dizer “falecido” ou “no Submundo”.

Quase toda rua em Meletis possui um templo, do mais simples, de um cômodo, ao mais elaborado, de seis andares, eregido sobre falanges de colunas de mármore. Cada deus tem um templo em Meletis, e muitos templos são dedicados a múltiplos deuses. Artesãos trabalham continuamente para restaurar os templos em Meletis, trocando esculturas rachadas por material fresco, e pintando falhas nos murais com pinturas ainda mais elaboradas.

Meletis está situada no Mar Sereia, rodeado por um arquipélago de ilhas chamadas Dakra. Acredita-se que as Dakra foram criadas quando Tassa, deusa do mar, sentiu tristeza pela morte de Korinna, antiga rainha dos tritões, que foi morta pelo arpão de um humano. As lágrimas de Tassa caíram ao mar na forma de um arquipélago de ilhas enevoadas. As Dakra são quase inabitadas por humanos, uma vez que elas possuem ninfas estranhas e monstros ferozes, além de serem encantadas com a magia dos deuses.

Práticas de magia são uma tradição honrosa em Meletis; a magia é vista como uma das grandes artes que um artesão pode dominar. Os magos mais elevados são conhecidos como taumaturgos (“artíficies de maravilhas”) e muitos deles receberam treinamento em Dekatia, mas ninguém é de fato considerado um taumaturgo até ganhar uma recompensa ou outro presságio positivo dos deuses. Por exemplo, um mago pode ser considerado um taumaturgo quando Heliode, deus do sol, entrega a ele a lança da luz solar, ou quando ele recebe uma visão criativa selgavem de Queranos, deus das tempestades.

Lembrando que Meletis é uma pólis de indústria e construções. Taumaturgos litomagos se especializam em magias que eregem e restauram prédios e edificações em geral. Litomagos são cruciais ao Exército Reverente por criar postos militares em terra.

O éter é de particular interesse aos estudiosos meletianos, e muitos estudam seu uso em magia. Alguns acreditam que o éter é o reino das entidades abstratas, tais como números, conceitos e teorias. Alguns formalistas estudam uma magia que os permita fazer objetos desaparecerem da realidade física. Eles dizem que estão “aperfeiçoando” os objetos reais, necessariamente falhos, ao transferí-los para o reino das entidades abstratas e perfeitas.

Meletis é um mundo conhecido como o centro do pensamento filosófico. Os filósofos têm status especial aqui; eles geralmente são assistidos por servos para que possam passar mais tempo debatendo, pensando e ensinando. Os Doze, um conselho de filósofos, serve como o corpo regente de Meletis. Atualmente, os Doze são presididos por Perisophia. A filósofa vivente mais conhecida é Perisofia, cujas habilidades com lógica, retórica e magia mental são tão formidáveis que ela é mais do que páreo para qualquer debate em qualquer fórum. Perisofia atualmente é membro senior e lider dos Doze.

Os soldados meletianos são treinados para manipular o campo de batalha primariamente através de táticas ao invés de apenas força física. Seus hoplitas utilizam ardios elaborados, modificações de formação de tropas rapidamente ou de maneira incomum, e até mesmo enganação direta para conseguir vitórias.

Dizem que cada soldado meletiano conhece pelo menos um feitiço. Pode ser um exagero que os meletianos fazem questão de circular, mas é verdade que muitos hoplitas meletianos poderiam ser considerados magos especialistas de baixo nível. Feitiços de cura, aumento de resistência ou de trapaça em campo de batalha são ensinados com frequência aos soldados durante o treinamento.

Os tritões apenas sobrevivem pouco tempo fora da água, mas alguns tritões moram na área costeira da cidade de Meletis. Alguns servem como vigias ou guardas em torres que observam as praias, avisando os meletianos dos ataques de krakens, arcontes ou outros monstros. Outros instruem os alunos como filósofos adjuntos em Dekatia. Embora apenas um punhado de tritões viva dentre os humanos em Meletis, o mais famoso deles é Trásio, um guerreiro completo que acredita ter a sanção divina de Tassa, deusa do oceano. Os meletianos salvaram a família de Trásio de um bando de minotauros, então ele luta pela honra de Meletis desde então. Sua habilidade em batalha é dita miraculosa; nenhum golpe parece acertá-lo.

Muitos centauros do grupo Pheres são hostis aos meletianos, mas Meletis mantém oficialmente uma paz relativa com o grupo Laggona. Algumas tribos menores de centauros estabeleceram negócios rentáveis com a pólis. Oficiais meletianos até designam dois feriados por ano, com certas alterações, para coincidir com as celebrações centaurinas. Devido a acordos de paz, postos avançados meletianos geralmente permitem a passagem de pequenos grupos de centauros em seu território, mas alguns soldados meletianos não ficam muito felizes com isso.

A esfinge Medomai, sábia e antiga, não é uma moradora fixa de Meletis. Ao invés disso, Medomai aparece algumas vezes por ano em momentos de relevância histórica, como celebrações religiosas, coroações, ou até declarações de guerra. Ele tem feito parte da história de Meletis por muitas décadas, parecendo possuir um conhecimento secreto de eventos futuros. Sua chegada não significa necessariamente um bom presságio, pois suas previsões podem ser terríveis.

Outro personagem famoso desta pólis é Hypatia, uma mulher que foi treinada como maga num templo meletiano de Carametra, mas descobriu que sua vocação estava no campo de batalha. Ela brandiu sua espada e escudo do exército meletiano e mostrou grande valor e promessa lutando contra as ameaças à cidade. Durante uma batalha, ela foi ferida em um planalto com vista para Meletis. Ela avistou um bando de pégasus voando ao alto e fez uma prece silenciosa. Um pégaso desceu e permitiu que ela o montasse, salvando sua vida. Os dois se tornaram inseparáveis desde então.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário