terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vintage

O mais velho de todos os formatos competitivos de Magic, também conhecido como Tipo 1. São permitidas todas as coleções válidas em torneios, exceções feitas a uma pequena lista de cartas banidas, cartas de apostas (que utilizam o termo "ante"), cartas que exigem destreza manual (Chaos Orb e Falling Star), algumas cartas promocionais e cartas de decks de campeões. Obviamente, tratam-se de cartas cujo design de outrora não foi corretamente planejado e acabaram ficando obsoletas, de forma que se não fossem banidas, estragariam o propósito do jogo.

De forma similar, existe uma lista de cartas restritas (que cada jogador pode usar apenas uma em seu deck), devido ao fato de serem consideradas muito fortes e que poderiam deixar o formato Vintage focado apenas nestas cartas. Dentre elas, está contido o famoso grupo das cartas mais poderosas (em quesito de propiciar o desequilíbrio do jogo), composto por nove cartas chamadas de Power Nine (Black Lotus, Ancestral Recall, Time Walk, Mox Sapphire, Mox Jet, Mox Ruby, Mox Emerald, Mox Pearl e Timetwister).

No restante, os decks deste formato seguem os preceitos básicos comuns entre a maioria dos formatos competitivos (devem conter o mínimo de 60 cartas, o sideboard ele deve conter exatamente 15 cartas, não é permitido possuir mais do que quatro cópias de uma mesma carta, etc).


Nenhum comentário:

Postar um comentário