terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cartas de Planeswalkers

Os planinautas são poderosos aliados que você pode convocar para lutar ao seu lado. Mas como eles funcionam? Tais cartas são embaralhados no seu deck no início do jogo, como qualquer outra carta. Você só pode jogar um planinauta no momento em que puder jogar um feitiço. Um planinauta é uma permanente, portanto, quando uma mágica de planinauta que você controla é resolvida, ela entra em jogo sob seu controle (observe que os planinauta não são criaturas, mas sim um tipo totalmente diferente de permanente).

Cada planinauta tem um subtipo. Por exemplo, Sarkhan Vol diz “Planeswalker — Sarkhan” em sua linha de tipo. Se dois ou mais planeswalkers que têm um subtipo em comum estiverem em jogo, eles serão colocados nos cemitérios de seus donos.

O número no canto inferior direito do carta de planinauta é a sua Lealdade. Ele entra em jogo com aquela quantidade de marcadores de Lealdade. Se estiver em jogo sem nenhum marcador de lealdade, ele será colocado no cemitério de seu dono imediatamente.

Cada planeswalker tem uma quantidade de habilidades ativadas. Você só pode jogar uma dessas habilidades no momento em que puder jogar um feitiço, e somente se nenhuma das habilidades do planinauta tiver sido jogada naquele turno.

O custo para jogar uma habilidade de planinauta é adicionar ou remover uma determinada quantidade de marcadores de lealdade dele. Por exemplo, o símbolo que indica "+1" significa "Coloque 1 marcador de lealdade neste planeswalker”, e o símbolo "-3" significa “Remova 3 marcadores de lealdade deste planeswalker.” Você não pode jogar uma habilidade com custo de lealdade negativo a menos que o planinauta tenha no mínimo aquela quantidade de marcadores de lealdade.

E como enfretar esse tipo de carta? Bem, os planinauta podem ser atacados. Quando declara criaturas atacantes, você decide se cada um ataca o seu oponente ou um planinauta que aquele oponente controla. Seu oponente pode bloquear normalmente, independentemente do que cada criatura está atacando. Se uma criatura causa dano de combate a um planeswalker, aquela quantidade de marcadores de lealdade é removida dele.

Outras fontes podem causar dano aos planinauta. Se uma mágica ou habilidade que você controla causaria dano a um oponente, em vez disso, você pode fazer com que ela cause dano a um planinauta que aquele oponente controla. Portanto, embora não possa usar um planinauta como alvo de Choque, você pode fazer com que o Choque que tem seu oponente como alvo cause 2 pontos de dano a um dos planinautas dele, em vez de ao jogador. Você não pode dividir o dano de uma fonte entre um jogador e um planinauta. O dano causado a um planinauta resulta naquela quantidade de marcadores de lealdade removida dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário