Magic é um jogo interativo e, para jogá-lo, cada participante deve possuir o seu próprio deck (também chamado de Grimório ou Baralho). O deck nada mais é do que o conjunto de cartas que você utilizará para jogar. Ou seja, uma espécie de “arsenal” que estará à sua disposição para enfrentar os seus oponentes. Como qualquer disputa, quão melhor for a estratégia elaborada para o seu arsenal, melhores serão suas chances de vencer.
Existem apenas duas regras básicas a serem observadas na hora da construção de um deck: ele deve ter preferencialmente 60 cartas (que é o mínimo de cartas permitida nos principais formatos) e não podem haver mais de 4 cópias de cada carta, exceto os terrenos básicos (Pântano, Ilha, Floresta, Planície e Montanha). O restante dependerá exclusivamente do seu gosto pessoal por cada carta que escolherá utilizar.
De modo geral, aconselha-se que 2/5 (dois quintos) do deck seja composto por terrenos (assim, se você tem um deck de 60 cartas, aproximadamente 24 delas deverão ser terrenos). As cartas de criaturas, encantamentos, feitiços, artefatos, mágicas instantâneas e planeswalkers irão compor o restante do seu deck. Escolha tais cartas com custos variados de mana. Por exemplo, as criaturas de baixo custo são potentes no início, mas as criaturas de alto custo podem vencer rapidamente um jogo assim que entram no campo de batalha.
Para saber quais cartas usar no deck, pense no tipo de estratégia que você gostaria de usar para vencer o jogo. O que você irá fazer para atrapalhar seu oponente e/ou evitar que ele lhe atrapalhe. Eis aqui algumas das mais comuns estratégias existentes:
- Rápido: estes decks são formados por criaturas pequenas (1/1 ou 2/2 por exemplo) e de baixo custo, ou seja, que possuem apenas uma, duas ou três manas no seu custo (normalmente, o máximo é três). A idéia é encher o campo de batalha com estas criaturas, fortalecendo seus poderes com alguns encantamentos e artefatos, para provocar um ataque massivo, sem que o oponente tenha bloqueadores suficientes.
- Pesado: é composto por criaturas grandes, ou seja, com um custo de mana elevado (como seis manas, sete, oito ou até mais) e detentoras de um poder de combate alto (7/7, 11/11, etc). Costuma-se utilizar cartas auxiliares que facilite a entrada destas criaturas por uma quantidade de mana mínima, ou até mesmo de graça!
- Dano Direto: normalmente possuem cartas que causem danos diretamente ao oponente ou às criaturas dele (principalmente mágicas instantâneas e feitiços como Raio, Incinerar, etc).
- Anulação: tem como objetivo principal evitar que o oponente jogue qualquer coisa! Esses decks são cheios de mágicas de anulações, ou seja, mágicas que impedem que outras mágicas sejam lançadas (como Contramágica, Fuga de Mana, Pasmar, etc).
Existem apenas duas regras básicas a serem observadas na hora da construção de um deck: ele deve ter preferencialmente 60 cartas (que é o mínimo de cartas permitida nos principais formatos) e não podem haver mais de 4 cópias de cada carta, exceto os terrenos básicos (Pântano, Ilha, Floresta, Planície e Montanha). O restante dependerá exclusivamente do seu gosto pessoal por cada carta que escolherá utilizar.
De modo geral, aconselha-se que 2/5 (dois quintos) do deck seja composto por terrenos (assim, se você tem um deck de 60 cartas, aproximadamente 24 delas deverão ser terrenos). As cartas de criaturas, encantamentos, feitiços, artefatos, mágicas instantâneas e planeswalkers irão compor o restante do seu deck. Escolha tais cartas com custos variados de mana. Por exemplo, as criaturas de baixo custo são potentes no início, mas as criaturas de alto custo podem vencer rapidamente um jogo assim que entram no campo de batalha.
Para saber quais cartas usar no deck, pense no tipo de estratégia que você gostaria de usar para vencer o jogo. O que você irá fazer para atrapalhar seu oponente e/ou evitar que ele lhe atrapalhe. Eis aqui algumas das mais comuns estratégias existentes:
- Rápido: estes decks são formados por criaturas pequenas (1/1 ou 2/2 por exemplo) e de baixo custo, ou seja, que possuem apenas uma, duas ou três manas no seu custo (normalmente, o máximo é três). A idéia é encher o campo de batalha com estas criaturas, fortalecendo seus poderes com alguns encantamentos e artefatos, para provocar um ataque massivo, sem que o oponente tenha bloqueadores suficientes.
- Pesado: é composto por criaturas grandes, ou seja, com um custo de mana elevado (como seis manas, sete, oito ou até mais) e detentoras de um poder de combate alto (7/7, 11/11, etc). Costuma-se utilizar cartas auxiliares que facilite a entrada destas criaturas por uma quantidade de mana mínima, ou até mesmo de graça!
- Dano Direto: normalmente possuem cartas que causem danos diretamente ao oponente ou às criaturas dele (principalmente mágicas instantâneas e feitiços como Raio, Incinerar, etc).
- Anulação: tem como objetivo principal evitar que o oponente jogue qualquer coisa! Esses decks são cheios de mágicas de anulações, ou seja, mágicas que impedem que outras mágicas sejam lançadas (como Contramágica, Fuga de Mana, Pasmar, etc).
- Descarte: a estratégia principal deste deck é não permitir que o oponente mantenha muitas cartas na mão (às vezes ele chega ficar rodadas e rodadas sem nenhuma!). Essa é uma boa estratégia, pois com isso ele não tem uma variedade de mágicas e acaba travando.
- Destruição de Terrenos: visa a destruição em massa dos terrenos geradores de mana do oponente. Afinal, sem mana um deck não joga, então se o seu oponente não tiver terrenos, ele teoricamente não vai conseguir jogar.
Uma vez decidida qual será a sua estratégia, comece a pensar nas cores que você irá usar no deck. No Magic existem cinco cores, mas isso não significa que você tem que usar todas, ou que deva usar apenas uma. Um deck de várias cores requer vários tipos de geradores de mana diferentes. Quanto maior a variedade de cores no seu deck, maior a variedade de cores de mana você deverá possuir. Mas isto não quer dizer que um deck de cinco cores não funcione, pelo contrário, pode funcionar e muito bem, basta saber construí-lo. Normalmente, usam-se duas cores. Artefatos também são bons em decks, e uma das vantagens deles é que eles não possuem cor, ou seja, pode-se usar mana de qualquer cor para usá-los. Você pode, também, procurar escolher uma cor para defesa e uma para o ataque. Por exemplo, construir um deck vermelho e azul, onde os danos diretos do lado vermelho são o ataque e as anulações azuis constituem a defesa.
Não tenha medo de montar um deck e não saber exatamente como ele se comportará durante as partidas. Depois que jogar com ele por um tempo, você pode começar a personalizá-lo. Tire os cards que você acha que não funcionam bem e acrescente novos cards que você quiser testar. A melhor parte do Magic é que você pode jogar com os cards que quiser! Jogue muitas vezes com ele, enfrentando diferentes oponentes e diferentes decks, pois assim você pode desenvolver novas táticas que melhorarão não apenas o seu deck, mas também ampliarão seu conhecimento acerca do jogo.
Não fique decepcionado caso o seu deck perder várias vezes ou não ganhar nenhum jogo em um campeonato. Se você perder uma, duas ou três vezes, reveja seu deck, veja o que deu errado, o que pode ser melhorado, veja se as cartas estão realmente em harmonia. Mude sua estratégia se for necessário! Lembre-se do ditado: o importante não é ganhar, mas sim competir.
- Destruição de Terrenos: visa a destruição em massa dos terrenos geradores de mana do oponente. Afinal, sem mana um deck não joga, então se o seu oponente não tiver terrenos, ele teoricamente não vai conseguir jogar.
Uma vez decidida qual será a sua estratégia, comece a pensar nas cores que você irá usar no deck. No Magic existem cinco cores, mas isso não significa que você tem que usar todas, ou que deva usar apenas uma. Um deck de várias cores requer vários tipos de geradores de mana diferentes. Quanto maior a variedade de cores no seu deck, maior a variedade de cores de mana você deverá possuir. Mas isto não quer dizer que um deck de cinco cores não funcione, pelo contrário, pode funcionar e muito bem, basta saber construí-lo. Normalmente, usam-se duas cores. Artefatos também são bons em decks, e uma das vantagens deles é que eles não possuem cor, ou seja, pode-se usar mana de qualquer cor para usá-los. Você pode, também, procurar escolher uma cor para defesa e uma para o ataque. Por exemplo, construir um deck vermelho e azul, onde os danos diretos do lado vermelho são o ataque e as anulações azuis constituem a defesa.
Não tenha medo de montar um deck e não saber exatamente como ele se comportará durante as partidas. Depois que jogar com ele por um tempo, você pode começar a personalizá-lo. Tire os cards que você acha que não funcionam bem e acrescente novos cards que você quiser testar. A melhor parte do Magic é que você pode jogar com os cards que quiser! Jogue muitas vezes com ele, enfrentando diferentes oponentes e diferentes decks, pois assim você pode desenvolver novas táticas que melhorarão não apenas o seu deck, mas também ampliarão seu conhecimento acerca do jogo.
Não fique decepcionado caso o seu deck perder várias vezes ou não ganhar nenhum jogo em um campeonato. Se você perder uma, duas ou três vezes, reveja seu deck, veja o que deu errado, o que pode ser melhorado, veja se as cartas estão realmente em harmonia. Mude sua estratégia se for necessário! Lembre-se do ditado: o importante não é ganhar, mas sim competir.
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