quinta-feira, 24 de março de 2011

Sideboard

Sideboard é um conjunto de 0 ou 15 cartas (isso mesmo, zero OU quinze) que são como uma espécie de "suporte" para o seu deck. Em torneios oficiais, durante a sua inscrição, você sempre irá relacionar o seu deck e o seu sideboard. Isso acontence, pois o seu sideboard será uma parte importante durante as partidas. Nestes torneios, a vitória é decidida através da melhor de 3 rounds e, nos intervalos entre cada round, você pode trocar cartas do seu decks por cartas que estão no seu sideboard. Isso é feito para ajustar o seu deck e te dar vantagem contra certas estratégias do oponente. Dessa forma, o sideboard é visto como uma forma de "virar o jogo" a seu favor, ou seja, serve pra corrigir fraquezas de um deck em relação à outro.

O uso do sideboard em torneios só pode ser feito a partir de cada segundo round contra o seu oponente, isso é, o primeiro round você sempre deve usar o seu deck "original". E para fazer a substituição de cartas do seu deck por cartas do sideboard, sempre deverá trocar 1 por 1. Nunca poderá apenas acrescentar ou tirar cartas do seu deck, somente substituí-las.

Cartas do sideboard geralmente são contra determinados tipos de ameaça, como artefatos poderosos ou decks que usam cemitério para ganhar o jogo. Por exemplo, no primeiro caso, se você tem um deck verde, provavelmente usará alguma carta como Naturalizar no seu sideboard, para conseguir destruir arteafatos ou encantamentos potencialmente perigosos. No segundo caso, você pode usar cartas que removam cemitérios, como Pântano de Bojuka ou Relíquia de Progenitus.

Existem alguns jogadores mais ousados que utilizam o sideboard para confundirem os adversários. Após o primeiro round, eles mudam significamente a estratégia do próprio deck, para evitar o sideboard do oponente contra a sua estratégia original. A idéia é fazer o oponente ficar com cartas sem utilidade no deck, uma vez que ele fez substituições para inibir sua estratégia original, mas agora você tem outra totalmente diferente. Por exemplo, um deck de combo que retira todas as peças chaves para se tornar um deck aggro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário