terça-feira, 5 de julho de 2011

Elder Dragon Legend Wars

Em julho de 1996, o artigo acima foi publicado na revista The Duelist. Tal artigo descrevia as regras para jogar Magic de uma maneira diferente. Mais especificamente, uma variante entitulada de Elder Dragon Legend Wars.

A idéia original era simular o combate épico para definir o real vencedor da Guerra dos Dragões Ancestrais entre os cinco poderosos Dragões Lendários vivos até então: Arcades Sabboth, Chromium, Nicol Bolas, Palladia-Mors e Vaevictis Asmadi.

A curiosidade é que essa variante do jogo evoluíu e se transformou no atual formato conhecido como Commander!

Vejam como eram as regras originais, de acordo com o artigo:

- Três ou mais jogadores são recomendados.

- Os jogadores escolhem um Elder Dragon Legend, dentre os 5 possíveis, como líder do seu exército.

- Este Dragão poderá ter suporte de criaturas e magias correspondentes à cada uma das três cores de mana especificadas pelo custo da carta (exemplo: Chromium só permite que você utilize cartas brancas, azuis e/ou pretas).

- Jogadores incluem oito terrenos básicos para cada uma dessas cores em seus decks.

- Os decks devem ter 20 a 24 criaturas e pode não ter mais de uma mesma criatura.

- Todas as criaturas devem ser 3/3, salvo se possuírem alguma habilidade, então eles podem ser 2/2.

- Os jogadores devem designar e anunciar, no início do jogo, três de suas criaturas como "Warlords" e duas criaturas como "Capitães".

- Se um adversário destrói um Capitão, o controlador do Capitão sofre 2 pontos de dano, e seu o destruidor ganhos 2 pontos de vida.

- Se um Warlord é destruído, o seu controlador sofre 3 pontos de dano, enquanto o seu destruidor ganha 3 pontos de vida.

- Da mesma forma, se um Elder Dragon Legend é destruído, o seu controlador sofre 4 pontos de dano e o destruidor ganha 4 pontos de vida.

- Não mais do que 1 de cada feitiço ou magia instantânea pode ser incluído em um deck.

- Decida de antemão que as cartas são banidas. Algumas tendem a ser injustas, porque eles têm efeitos globais. Tais como Balance, Wrath of God, Anarchy e Gloom.

- Os jogadores começam o jogo com um terreno de cada tipo já em jogo.

- Os jogadores começam com 25 de vida.

- Os jogadores têm um deck de 60 cards mínimo, além dos terrenos já estão em jogo.


Esta variante obviamente forneceu os fundamentos para o atual Commander (ou você esqueceu que antes ele era chamado de EDH, uma abreviação para Elder Dragon Highlander, extremamente semelhante ao nome usado em 1996?), como pode ser observado nas regras e conceitos de jogo. É engraçado também pensar que naquela época, as possibilidades de cartas que poderiam ser usados eram bem restritas! As únicas edições existentes até aquele momento eram: Alpha, Beta, Unlimited, Arabian Nights, Antiquities, Revised, Legends, The Dark, Fallen Empires, 4th Edition, Ice Age, Chronicles, Homelands e Alliances.

Então, analisando a regra específica "Todas as criaturas devem ser 3/3 ou maiores, a menos que tenham uma habilidade, então elas poderão ser 2/2", perceberemos que a lista de cartas que atendem tais esses critérios será enxuta (aproximadamente 150 possibilidades para cada deck).

Mesmo tendo um começo precário, essa variante sobreviveu ao tempo e tornou-se uma das mais populares entre muitas pessoas, principalmente pelo seu apelo ao estilo de jogo casual.


6 comentários:

  1. Opa!

    Muito bom o post!

    Uma duvida:

    Você e´o lamaazuus do Arkanum Arcanorum?

    ResponderExcluir
  2. Opa! Blz? Sim, sou eu mesmo! O primeiro e único! hehehe
    Como estás? Quanto tempo!
    abração

    ResponderExcluir
  3. Cacete!

    acabei esquecendo que tinha postado aqui!

    entao trocou tb o RPG por magic... bom saber que não fui o unico!

    Vc mora em SP?

    Abraços
    (e aos poucos eu vou encontrando as lendas pela internet... primeiro vc, depois os leish no facebook... e assim segue a vida)

    ResponderExcluir
  4. E ae! Na verdade, não troquei. Sempre mantive os dois juntos hehehehe. Mas ultimamente tenho me divertido mais com Magic mesmo =)

    Moro no RS em porto alegre...

    Me adiciona no facebook também então! heehehe

    Só procurar Lamazuus lá... primeiro e único, como sempre!

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Legal. Tem outros formatos legais como Planechase. Nunca joguei(nem commander), mas parece ser divertido.

    ResponderExcluir
  6. Mas devo admitir que jogo muito magic e gostaria não só de jogar esses formatos, mas jogar variantes que eu pensei como commander com planarchase, commander planeswalker ou commander planeswalker com planeschase.

    ResponderExcluir