Há tanto coisa por trás do jogo que às vezes é difícil até mesmo catalogar o que o universo do Magic já produziu. Mas uma dos aspectos mais legais é realmente a parte das histórias do Magic. E que melhor método de contar essas histórias do que através de um bom e velho livro.
Uma intrincada trama está conectada aos lançamentos de cada nova expansão de cards e que é contada através da arte e dos textos de historia, chamados de Flavor Text, presente nas cartas e em romances publicados pela Wizards of the Coast (e anteriormente pela empresa Harper Prism). Importantes personagens ou objetos muitas vezes aparecem como cartas de Magic nas coleções, normalmente como criaturas ou objetos lendários.
As coleções desde Antiquities até Flagelo (com exceção de Terras Natais) giram em torno do plano de Dominária e a linha temporal mais ou menos cronológica da história daquele plano da existência (com exceção do bloco de Saga de Urza). Os principais personagens recorrentes incluem Urza e seu irmão Mishra. As expansões entre a coleção de Alísios e Apocalipse seguem, em particular, a história da tripulação da Nau dos Bons Ventos, conduzida pelos aliados de Urza contra o vilão Yawgmoth.
Após a expansão Flagelo, o Magic trouxe aventuras fora do plano de Dominária. Através destas histórias, conhecemos Mirrodin, um plano metálico artificial vigiado e governado por um artefato chamado Mirari; Kamigawa, um plano temático ao estilo japonês temáticos pego no meio de uma grande guerra entre os espíritos e os mortais; e Ravnica, um plano completamente urbanizada liderado por dez guildas, num momento em que seu pacto está em um ponto de transformação.
Em seguida, a história do Magic retornou a Dominária, com o bloco de Espiral Temporal, cuja história apresenta o plano em umm estado devastado e apocalíptico devido a perigosas distorções temporais que afetavam o mundo e seus habitantes. O foco do bloco seguinte estava no plano de Lorwyn, uma vez descrito como um paraíso utópico para todas as criaturas e, logo em seguida, tornando-se um lugar distópico engolido pelas sombras como visto na expansão Pântano Sombrio. A seguir foi apresentado Alara, um mundo dividido em cinco, mas depois reunificado pelas forças mágicas das manas. O bloco posterior centrou-se no plano de Zendikar, um mundo de destaque por suas armadilhas, bem como os seus tesouros e perigos.
Recentemente, a Wizards apostou em uma nova forma de contar as histórias por detrás do jogo: graphic novels (popularmente conhecidas como gibis ou histórias em quadrinhos) disponibilizados gratuitamente para leitura em seu site. Foi lançado inclusive um produto chamado Path of the Planeswalker, que se trata da impressão de todas as histórias dos planinautas publicadas até o o momento. Você pode conferir estas graphic novels na seção HQs aqui do Blog.
Porém, estas graphic novels não foram mais publicadas. Provavelmente devido ao lançamento de um gibi oficial do jogo, em parceria com a empresa IDW Publishing, intitulado Magic: the Gathering. Originalmente concebida como uma mini-série em 4 partes, a história apresentou um novo planinauta aventurando-se pelo Multiverso em busca dos responsáveis pela destruição de sua cidade-natal. Bem recebida pelos leitores, acabou recebendo uma continuação e pode se tornar um título com edições periódicas.
Enfim, como você pode perceber, existe uma gama enorme de informações sobre as cartas. Dessa forma, não podemos chamar Magic apenas de jogo, mas sim de uma verdadeira cultura.
Logo abaixo segue uma lista dos livros que já foram lançados (alguns deles podem ser comprados como ebooks diretamente no site da Wizards):
Uma intrincada trama está conectada aos lançamentos de cada nova expansão de cards e que é contada através da arte e dos textos de historia, chamados de Flavor Text, presente nas cartas e em romances publicados pela Wizards of the Coast (e anteriormente pela empresa Harper Prism). Importantes personagens ou objetos muitas vezes aparecem como cartas de Magic nas coleções, normalmente como criaturas ou objetos lendários.
As coleções desde Antiquities até Flagelo (com exceção de Terras Natais) giram em torno do plano de Dominária e a linha temporal mais ou menos cronológica da história daquele plano da existência (com exceção do bloco de Saga de Urza). Os principais personagens recorrentes incluem Urza e seu irmão Mishra. As expansões entre a coleção de Alísios e Apocalipse seguem, em particular, a história da tripulação da Nau dos Bons Ventos, conduzida pelos aliados de Urza contra o vilão Yawgmoth.
Após a expansão Flagelo, o Magic trouxe aventuras fora do plano de Dominária. Através destas histórias, conhecemos Mirrodin, um plano metálico artificial vigiado e governado por um artefato chamado Mirari; Kamigawa, um plano temático ao estilo japonês temáticos pego no meio de uma grande guerra entre os espíritos e os mortais; e Ravnica, um plano completamente urbanizada liderado por dez guildas, num momento em que seu pacto está em um ponto de transformação.
Em seguida, a história do Magic retornou a Dominária, com o bloco de Espiral Temporal, cuja história apresenta o plano em umm estado devastado e apocalíptico devido a perigosas distorções temporais que afetavam o mundo e seus habitantes. O foco do bloco seguinte estava no plano de Lorwyn, uma vez descrito como um paraíso utópico para todas as criaturas e, logo em seguida, tornando-se um lugar distópico engolido pelas sombras como visto na expansão Pântano Sombrio. A seguir foi apresentado Alara, um mundo dividido em cinco, mas depois reunificado pelas forças mágicas das manas. O bloco posterior centrou-se no plano de Zendikar, um mundo de destaque por suas armadilhas, bem como os seus tesouros e perigos.
Recentemente, a Wizards apostou em uma nova forma de contar as histórias por detrás do jogo: graphic novels (popularmente conhecidas como gibis ou histórias em quadrinhos) disponibilizados gratuitamente para leitura em seu site. Foi lançado inclusive um produto chamado Path of the Planeswalker, que se trata da impressão de todas as histórias dos planinautas publicadas até o o momento. Você pode conferir estas graphic novels na seção HQs aqui do Blog.
Porém, estas graphic novels não foram mais publicadas. Provavelmente devido ao lançamento de um gibi oficial do jogo, em parceria com a empresa IDW Publishing, intitulado Magic: the Gathering. Originalmente concebida como uma mini-série em 4 partes, a história apresentou um novo planinauta aventurando-se pelo Multiverso em busca dos responsáveis pela destruição de sua cidade-natal. Bem recebida pelos leitores, acabou recebendo uma continuação e pode se tornar um título com edições periódicas.
Enfim, como você pode perceber, existe uma gama enorme de informações sobre as cartas. Dessa forma, não podemos chamar Magic apenas de jogo, mas sim de uma verdadeira cultura.
Logo abaixo segue uma lista dos livros que já foram lançados (alguns deles podem ser comprados como ebooks diretamente no site da Wizards):
HARPER PRISM
Arena - Nov 94 – William R. Forstchen
Whispering Woods – Março 95 – Clayton Emery
Shattered Chains – Março 95 – Clayton Emery
Final Sacrifice – Maio 95 – Clayton Emery
The Cursed Land – Agosto 95 – Teri McLaren
The Prodigal Sorcerer – Nov 95 – Marc Summer
Ashes of the Sun – Mar 96 – Hanovi Braddock
Tapestries – Antologia de 96 – Editada por Kathy Ice
Distant Planes – Antologia de 96 – Kathy Ice
Song of Time – - Jun 96 – Teri McLaren
And Peace Shall Sleep – Jul 96 – Sonia Orin Lyris
Dark Legacy – Dex 96 – Robert E. Vardeman
WIZARDS OF THE COAST
The Brother’s War – Ciclo dos Artefatos I – Maio 98 – Jeff Grubb
Rath and Storm – Antologia – Jul 98 – Peter Archer
Planeswalker – Ciclo dos Artefatos II – Set 98 – Lynn abbey
The Colors of Magic – Fev 99 – Antologia
Time Streams – Ciclo dos Artefatos III – Abr 99 – J. Robert King
The Gathering Dark – Ciclo de Era Glacial – Jun 99 – Jeff Grubb
Bloodlines – Ciclo dos Artefato IV – Ago 99 – Loren L. Coleman
Mercadiam Masques – Ciclo Masquerade – Set 99 – Francis Lebaron
Thw Thran – Dez 99 – J. Robert King
Nemesis – Ciclo Masquerade II – Fev 2000 – Paul B. Thompson
The Eternal Ice – Ciclo Era Glacial II – Maio 2000 – Jeff Grubb
The Myths of Magic – Antologia – Jun 2000 – Jess Lebow
Prophecy – Masquerade III – Jun 2000 – Vance Moore
Invasion – Ciclo de Invasão I – Out 2000 – J. Robert King
Planeshift – Ciclo de Invasão – Out 2000 – J. Robert King
Shattered Alliance – Ciclo de Era Glacia III – Dez 2000 – Jeff Grubb
Johan – Ciclo de Legends I – Abril 2001 – Clayton Emery
Apocalyopse – Ciclo de Invasão III – Jun 2001 – J. Robert King
Dragons of Magic – Antologia – Ago 2001 – J. Robert King
Odyssey – Ciclo de Odisséia I – Set 2001 – Vance Moore
Jedit – Ciclo de Legends II – Dez 2001 – Clayton Emery
Chainer’s Torment – Ciclo de Odisséia II – Jan 2002 – Scott McGough
The Secrets of Magic – Antologia – Mar 2002 – Jess Lebow
Judgment – Ciclo de Odisséia III – Maio 2002 – Will McDermott
Hazezon – Ciclo de Legends III – Ago 2002 – Clayton Emery
Osnlaught – Ciclo de Investida I – Set 2002 – J. Robert King
Assassin’s Blade – Ciclo de Legends 2 I – Dez 2002 – Scott McGough
Legions – Cilco de Investida II – Jan 2003 – J. Robert King
Emperor’s Fist – Ciclo de Legends 2 II – Mar 2003 – Scott McGough
Scourge – Ciclo de Investida III – Maio 2003 – J. Robert King
The Monsters of Magic – Antologia – Ago 2003 – J. Robert King
The Moons of Mirrodin – Ciclo de Mirrodim I – Set 2003 – Will McDermott
Champion’s Trial – Ciclo de Legends 2 III – Nov 2003 – Scott McGough
The Darksteel Eye – Ciclo de Mirrodin II – Jan 2004 – Jess Lebow
The Fifth Dawn – Ciclo de Mirrodin III – Maio 2004 – Cory Herndon
Outlaw: Champions of Kamigawa – Ciclo de Kamigawa I – Set 2004 – Scott McGough
Heretic: Betrayers of Kamigawa – Ciclo de Kamigawa II – Jan 2005 – Scott McGough
Guardian: Saviors of Kamigawa – Ciclo de Kamigawa III – Maio 2005 – Scott McGough
Ravnica: City of Guilds – Ciclo de Ravnica I – Set 2005 – Cory L. Herndon
Guildpact – Ciclo de Ravnica II – Jan 2006 – Cory L. Herndon
Dissension – Ciclo de Ravnica III – Maio 2006 – Cory L. Herndon
Time Spiral – Ciclo de Espiral Temporal I – Out 2006 – Scott McGough
Planar Chaos – Ciclo de Espiral Temporal II – Jan 2007 – Scott McGough e Timothy Sanders
Future Sight – Ciclo de Espiral Temporal III – Abril 2007 – Scott McGoughe John Delaney
Lorwyn – Ciclo de Lorwyn I – Set 2007 – Scott McGough e Cory J. Herndon
Morningtide – Ciclo de Lorwyn II– Jan 2008 – Scott McGough e Cory J. Herndon
Shadowmoor – Antologia – Ciclo de Pântano Sombrio I – Abril 2008 – Peter Archer e Susan J. Morris
Eventide – Ciclo de Pântano Sombrio II – Jun 2008 – Scott McGough e Cory J. Herndon
Alara Unbroken – Maio – 2009 – Doug Beyer
Agents of Artifice - 2009 - Planeswalker Novel - Ari Marmell
The Purifying Fire - 2009 - Planeswalker Novel - Laura Resnick
Zendikar: In the Teeth of Akoum - 2010 - Robert B. Wintermute
Taste of Metal - 2010 - Planeswalker Novel - Matthew Stover
Scars of Mirrodin: The Quest for Karn - 2011 - Robert B. Wintermute
Returno to Ravnica: The Secretist - Part I, II and II - 2012 - Doug Beyer
Theros: Godsend - Part I and II - 2014 - Jenna Helland
Nenhum comentário:
Postar um comentário