sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Horrores

 
Horror é um tipo de criatura no qual se enquadram seres abomináveis fora de qualquer linhagem conhecida, geralmente originários de diferentes fontes, tais como pesadelos, experimentações científicas e planos infernais. Horrores não possuem uma característica predominante, mas a maioria de suas habilidades costumam envolver o mana preto ou algum tipo de dano ao controlador da criatura.
 
A primeira criatura a apresentar a denominação Horror em seu subtipo foi Horror Cósmico, na edição Legends. Posteriormente, muitas cartas receberam errata retroativa, passando também pertencerem a esta categoria, como por exemplo Abominação e Poteiro Abissal.

Em termos de background, em Dominária, foi a planinauta Geyadrone Dihada quem conjurou o poderoso Horror Cósmico para saquear a cidade de Sedouris, em Corondor, após Sol'Kanar ter mantido o local sitiado por cinco anos.
 
Durante a Era Gracial, Dominária também conheceu Horror Krovikano e Bucho Vazio como alguns dos predadores que andavam escondidos na neve. Mas foi Urborg que se tornou uma das regiões de Dominária com as quantidades mais concentradas de mana preto nos tempos modernos. Ele atraiu criaturas como o Horror Fétido e o Sugamentes de Urborg, provavelmente de origem phyrexiana (talvez algum portal pouco conhecido até então). Um outro exemplar posteriormente conhecido foi Greel, Ceifador de Mentes, que era um demônio estranho controlada pelos keldonianos durante a invasão à Jamuraa.
 
Chainer e outros membros da Cabala, em Otaria, têm a capacidade única de convocar horrores de seu "espaço de demência pessoal", um lugar habitado pelos maiores medos dos seus respectivos conjuradores. Estes Horrores foram chamados de Pesadelos e além da cor preta, agora também apareciam nas demais quatro cores. Em termos de mecânica de jogo, quando um Pesadelo entrava em jogo, ele "assustava" outra criatura a ponto dela fugir e somente retornar quando o Pesadelo for embora (ou, mais precisamente falando, quando uma carta de criatura do tipo Pesadelo entrava no campo de campo de batalha, outra criatura era exilada e apenas retornava quando o seu respectivo Pesadelo deixava o campo de batalha).
 
Dentre os phyrexianos, com certeza as entidade de Rath e da própria Phyrexia são os mais temíveis horrores existentes. Uma pequena amostra pôde ser vislumbrada pelos habitantes de Dominária quando o Neutralizador Phyrexiano apareceu pela primeira vez durante a Guerra dos Irmãos. Em Urborg, os phyrexianos concentraram suas incubadoras e de lá originaram-se muitas outras entidades, tais como Morinfen e Gallowbraid, que foram lideradas por Tsabo Tavoc durante a Invasão Phyrexiana nas demais localidades de Dominária.
 
Quando os Dauthi ficaram presos dentro dos "Sombras", o espaço extraplanar entre Rath e Dominária, eles foram deixados em um estado incorpóreo. Eles não foram capazes de se comunicar com pessoas de ambos os planos, mas ainda eram capazes de enxergar em ambas as realidades dos dois mundos. Esta situação levou os Dauthi a perderem sua sanidade e se tornaram horrores vivos.
 
Em Ravnica, os povos tem sua própria cota de horrores, como o Nocturnus Abissal e o Horror de Dinrova. No entanto, não é incomum que os centauros do Conclave Selesnya sejam convocados para caçar criaturas selvagens denonimadas como Horrores pela população.
 
O fragmento Grixis era um vasto deserto dominada por horrores, demônios, necromantes e mortos-vivos. O evento conhecido como o Confluência, que reuniu as cinco partes do plano de Alara, causou muito caos e destruição aos seus respectivos moradores. Criaturas como Resquícios TrôpegosNêmesis da Razão foram avistadas atacando as planícies douradas de Bant e as cordilheiras selvagens de Jund.
 
Este tipo de criatura é raramente avistada em qualquer parte de Zendikar, mas pode-se argumentar que os Eldrazi já se qualificam como entidades abomináveis o suficiente para assolar este mundo. Já Innistrad obviamente abriga vários horrores e alguns até mesmo são criados pelos próprios homens, com por exemplo a famosa Abominação de Ludevic.
 
Na fase sombria de Lorwyn, conhecida como Pântano Sombrio, as raças que  sobreviveram à mudança foram completamente alteradas pela escuridão contaminada. Alguns seres vivos, como a Abominação Ulcerosa ainda são reconhecíveis, mas outros, como Tirano da Tristeza, não são.
 
A última grande leva de Horrores foi avistada em Mirrodin, devido ao confronto épico contra os phyrexianos. Entidades ainda mais mortíferas, como o Obliterador e o Putrefax, foram decisivas para a derrota da resistência mirraniana e o estabelecimento de Nova Phyrexia.
 
Por fim, vale citar que com exceção dos Pesadelos, não existem cartas com mecânicas tribais para as criaturas do tipo Horror. Mas quem sabe, em um futuro distante, ainda veremos essas figuras distorcidas causado maior temor ainda juntas ao invés de estarem trabalhando sozinhas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário