segunda-feira, 26 de março de 2012

Booster Draft

Um dos três subtipos de torneios do Tipo 3 é o Booster Draft (ou, simplesmente, Draft). Nele, os jogadores são divididos em grupos de 4 a 8 pessoas, e cada um recebe 3 boosters (geralmente todos da mesma edição). O primeiro booster de cada jogador é aberto e passado de jogador a jogador. Cada um vai escolhendo uma carta do booster, até o término de todas cartas existentes dentro do booster. Com os demais boosters acontece a mesma coisa, porém o sentido deve ser invertido a cada booster aberto.

As origens desse formato ocorrem entre os designers das antigas edições de Miragem e Visões que, além de jogar Magic, eram colecionadores de cards de beisebol e jogavam um jogo com essas cartas, no qual escolhiam de uma em uma quais cartas de jogadores iriam pegar para formar seu time. Não demorou muito para eles começarem a implantar tal idéia no Magic, obviamente.

Ao invés do estilo tradicional, que consistem em construir um deck de no mínimo 60 cartas e levar para jogar com os amigos, no Draft cada jogador recebe 3 boosters e senta ao redor de uma mesa, onde irá montar na hora um deck de, no mínimo, 40 cartas Para começar o Draft, cada jogador pega um dos seus três boosters e o abre. Após verificar todas as cartas que vieram no booster que abriu, o jogador faz uma escolha (pick) de qual das cartas ficará para si, sem revelá-la aos demais jogadores. Ou seja, ele pode escolher apenas 1 das 15 cartas existentes no booster (independentemente da raridade) e passará as restantes ao jogador sentado a sua esquerda, recebendo por sua vez 14 cartas do jogador a sua direita.

Dessa forma, uma nova escolha será feita entre as 14 cartas recebidas e as 13 cartas restantes novamente serão passadas para o jogador a sua esquerda, e novas cartas lhe serão entregues pelo jogador da direita. O processo se repete até que todas as cartas do pacotinho tenham sido escolhidas. No segundo booster, ao invés de passar as cartas à esquerda, passa-se para a direita (invertendo o fluxo da entrega das cartas) e, finalmente, no último booster o sentido de giro volta a ser pela esquerda.

O Draft é bastante atrativo porque ele elimina uma das reclamações mais comuns dos jogadores de Magic que é ter de duelar contra decks caros e apelões, pois você conta apenas com suas habilidade de fazer escolhas e com um pouquinho de sorte (porque, claro, abrir uma rara mítica no primeiro booster costuma ajudar bastante).

Para os que ficaram interessados e nunca jogaram esse formato, fica a dica de começar com boosters de alguma Coleção Básica (Core Set). Assim, convide 4 ou mais amigos (não existe quantidade limite, apenas lembre-se de separar o pessoal em grupos de no mãximo 8 pessoas para garantir que cada booster aberto irá circular entre todos os jogadores de um mesmo grupo), comprem 3 boosters para cada e comecem a draftar!

Por fim, após todas as cartas dos três boosters terem sido escolhidas por cada jogador, comecará a montagem dos decks. Só é permitido um deck por jogador e os decks devem conter, no mínimo, 40 cards. Não existe um tamanho máximo de deck, porém, você deve ser capaz de embaralhar seu deck sem ajuda. Todas as cartas escolhidas nos boosters que não estiverem no seu deck são consideradas o seu sideboard disponível. Cada jogador deve trazer terrenos básicos para efeitos de construção do seu deck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário