Este artigo de Raphael Levy (e traduzido por Felipe Rosa) foi publicado no site MTG Fanatic e oferece uma excelente explicação sobre como desenvolver estratégias durante partidas de Magic:
Para aqueles que não me conhecem, eu sou Raphael Levy, um veterano de Magic e membro do Pro Tour Hall da Fama. Eu venho jogando Magic à 15 anos e no circuito Pro Tour desde Paris '97. Vocês talvez tenham lido alguns de meus artigos na mtg.com, onde eu escrevia a coluna "Pergunte ao Pro" em 2006-2007, e em outro famoso website sobre estratégias onde eu falava sobre o estilo de vida do Pro Tour. Agora eu quero dividir um pouco da minha experiência com vocês, leitores da MTG Fanatic.
Eu estive pensando por um tempo em voltar a escrever sobre Magic, desde que eu senti que já havia cobrido a moir parte dos tópicos. O quanto mais eu pensava sobre tudo que havia escrito no passado, mais eu sentia que deveria juntar as minhas idéias em uma série de artigos, algo como um Guia de Estratégia.
Essa série é endereçada aos jogadores que querem atingir um nivel melhor nos aspectos do jogo: preparação, situações durante o jogo e disciplina mental.
Quando eu participo de torneios locais ou as vezes em Pro Tours, eu com frequência me surpreendo como a maioria dos jogadores não entende ou simplesmente ignora alguns dos conceitos básicos do jogo competitivo. Como cheia de falhas é sua preparação, como jogadores pensam demais sobre algumas situações durante o jogo ou repetem os mesmos erros vezes seguidas.
Todos têm seu próprio conheicmento sobre o jogo, sua própria experiência, reagem a situações de formas diferentes, constroem decks de uma certa maneira. A maioria dos jogadores competitivos quer melhorar seu jogo, mas apenas poucos conseguem. Eles alcançam um nível do qual é muito difícil ultrapassar, e podem nunca conseguir. Por um tempo, eu pensei que era quase impossível desenvolver o jogo de alguém uma vez que esse nível tivesse sido atingido. Eu raramente vi alguém que eu inicialmente achava ser ruim se tornar um campeão...
Então eu percebi algo. Me veio enquanto eu conversava com Martin Juza no início da temporada de 2009. Ele estava se sentindo para baixo porquê sentia que não poderia ganhar uma partida. Ele continuou reclamando sobre como as coisas davam errado para ele toda vez. Eu disse à ele: "para de chorar, e comece a ganhar" (nota do tradutor: no original "stop whining, and start winning instead"... belo jogo de palavras). Ele seguiu com uma temporada ótima, terminando em terceiro lugar na corrida para Melhor Jogador do Ano.
Eu não estou dizendo que seu sucesso foi devido ao meu conselho, o que soaria meio "idiota". Ele é um jogador muito habilidoso, mas estava sem confiança naquele ponto. "Pare de chorar, e comece a ganhar" é mesmo um conselho? Eu posso ouvir a maioria de vocês pensando: "se eu pudesse me dizer para vencer e eu realmente vencesse, eu faria isso o tempo todo", e vocês não estariam errados. Entretando, esse não é o ponto. O ponto de "pare de chorar, e comece a ganhar" é mais sobre entender o que esperar quando você jogar Magic, um jogo envolvendo tanto habilidade como sorte.
Então, o que é "aquilo" que eu percebi? Vencer no Magic depende de um enorme número de fatores. Por quê jogadores ruim nunca se tornam campeões? Falta de treinamento? Eu acho que não. Falta de...talento? Há muito a ser dito sobre isso. O que faz você ter talento em alguma disciplina? Eu tenho uma hipótese sobre a última questão. Que tipo de pessoa você chama de talentoso, iniciante ou veterano? Uma pessoa não se torna talentosa, ela é talentosa e se mantém talentosa. Quando você um garoto jogando tênis como se ele treinasse hà 20 anos e ele têm apenas 8 anos de idade, não foi a experiência que o tornou tão bom.
Talento é a habilidade de capturar o básico de uma disciplina desde o começo.
O que isso tem a ver com o guia de estratégia de Magic? Eu acredito que jogadores que querem se tornar competitivos ou melhorar seu jogo precisam revisar o básico. Da mesmo forma que para construir uma casa, você precisa solidificar as fundações antes de adicionar um novo andar. Com o básico certo, você vai ser capaz de melhorar seu jogo exponencialmente.
Aqui é onde tudo se junta.
Uma pessoa deverá trabalhar no básico para melhorar seu jogo. Isso não significa que será fácil. Alguns dos conceitos que eu darei poderão parecem óbvios. Isso não significa que não sejam importantes ou dignos de reflexão. Os artigos e sua reflexão vão ajudá-lo a redefinir seu lugar no jogo, solidificar suas habilidades básicas e permitir entrar em torneios com muito mais confiança, sabendo o que fazer, o que não fazer, o que esperar e o como aprender com isso.
O que faz você ganhar um jogo de Magic?
Vamos começar do início. Eu acredito que quando vocês, leitores, estão jogando uma partida de Magic, seu objetivo é ganhar. Você pode jogar por diversão. Nesse caso, eu tenho certeza que você não precisa ler nada do que estou escrevendo. Você pode jogar para se preparar para um torneio, o objetivo final sendo ganhar jogos dessa maneira. Mesmo assim, você ainda vai querer tentar seu melhor durante os jogos de teste para não se dar mal nos resultados.
O que vai lhe dar vantagem no jogo?
Jogar suas cartas corretamente. Você vai estar usando as cartas que têm na mão, em jogo, noo seu cemitério (basicamente todas as suas cartas) do jeito certo. Você não vai cair em truques durante o jogo. Você fará os ataques certos, as defesas certas, jogar a magia certa no momento certo, escolher os alvos certos, virar os terrenos certos... etc.
Tirar vantagem dos erros do seu oponente. Toda vez que seu opoente comete um erro, ele abre uma janela para você tirar vantagem. O que constitue um erro é o simples fato de que jogada que alguém está fazendo vai lhe fazer perder terreno ao invés de ganhar (nota de tradutor: no original estava "is going to lose ground instead of gaining it". Terreno, no sentido utilizado, não tem nada a ver com Land ou Terreno de Magic, não confundir).
Um bom jogador irá: jogar suas cartas mais corretamente, cometer menos erros, tirar quanta vantagem for possível dos erros do oponente.
Alguns de vocês dirão que não há diferença entre os dois primeiros pontos ("jogar as cartas corretamente" e "não cometer erros"). Jon Finkel uma vez disse, e isso foi escrito milhares de vezes desde então: "Há apenas uma boa jogada, todas as outras são jogadas ruins".
O problema é que nem sempre você poderá fazer essa jogada. Claro que existem jogadas que são melhores que outras. Jogar um Raio em uma criatura 2/2 é frequêntemente pior do que usar um Choque para matar a mesma. Em situações mais complexas, podem haver muitas jogadas corretas, e as melhores jogadas podem estar fora de alcance. Podem haver muitas coisas para levar em conta para fazer a melhor jogada possível. E as vezes fazer a jogada correta pode lhe custar o jogo.
Eu não acredito que jogar um jogo perfeito seja possível. Existem muitos fatores desconhecidos à serem levados em conta. Os fatos que você não sabe, como o que você irá comprar, o que o oponente irá comprar ou se as cartas que ele está segurando tornam suas decisões estatisticamente boas ou ruins.
Exemplo 1: Você está em um draft de Nona Edição e seu oponente está jogando de Azul-Verde, e possui 4 Floresta em jogo e nenhuma Ilha. Ele ainda não jogou nenhuma mágica e está segurando 6 cartas. Você joga um Persecute. Que cor você irá escolher?
As chances são de que ele está segurando magias azuis que ele não pode jogar e você irá atingir mais cartas azuis do que verdes, já que ele provavelmente teria sido capaz de jogá-las. Ele pode estar segurando 5 monstrões verdes e esperando o quinto terreno para poder jogá-los. Nesse caso em particular, escolher Azul seria a jogada correta. Você irá atingir estatisticamente mais cartas relevantes e terá uma enorme vantagem. Infelizmente, as vezes seu oponente pode estar com 5 monstrões verdes que você não poderá lidar. Algo que poderia ter sido evitado se você tivesse escolhido Verde com seu Persecute.
O ponto é, o que faz uma jogada certa é a probabilidade que ela possui de ser a melhor jogada a longo prazo. Não é humanamente possível calcular as chances de certas situações. O que faz de você um melhor jogador é sua habilidade de integrar todas as informações que você tem sobre o que você pode ver (essa é a perte óbvia) e sobre o que está oculto (a mão do seu oponente). Uma vez que você tenha reunido tudo o que você precisa saber para fazer a sua jogada, vá em frente. Se era a melhor jogada que teria vencido o jogo em 90% das vezes, então é provavelmente a jogada correta. Mas é claro, as vezes você irá perder de qualquer forma.
Exemplo 2: Eu estou jogando contra um jogador mediano no 4 round do GP de Yamagata '2006. Meu oponente está jogando de Verde-Azul e está segurando uma carta. Eu estou jogando de Vermelho-Preto e estou segurando um Haunting Hymn. Durante a fase de compra dele, eu jogo o Hymn para atingir as duas cartas na mão dele, e ele joga o Draining Whelk que ele acabou de comprar. Quão correta foi a minha jogada? 99% das vezes ela estaria certa. Mas dessa única vez, ela não foi boa. Eu não sabia que ele tinha um Draining Whelk no baralho. Se eu soubesse que ele tinha um na mão eu teria feito uma jogada diferente, mas essa não é a forma de se jogar. Jogar ao redor de cartas que você nem sabe se seu oponente tem vai lhe custar mais jogos...
O que me traz ao próximo ponto: "Sorte". O jogador que eu descrevi era "sortudo"? O que exatamente é "sorte"?
Eu estou usando a palavra "sorte" entre aspas pois acredito que é extensamente mal utilizada. Pessoas falam sobre sorte como se fosse uma força extraordinária, com vontade própria, que decide quem irá vencer. Você poderia expandir esse conceito para a vida em geral, mas eu vou me ater apenas ao Magic!
"Sorte" em Magic é a ocorrência de uma situação improvável. Eu não gosto da forma como combina com a primeira definição. O que faz essa "entidade" durante o jogo? Ela muda a ordem das cartas que você irá comprar? E o mais importante..."sorte" sabe jogar Magic?
Eu constantemente ouço jogadores reclamando sobre como eles foram azarados em sua última partida, como seu oponente foi sortudo...Não há algo como sorte dessa forma. Ademais, eu tenho certeza que vocês ficariam surpresos toda vez que alguém compra a carta que precisa para ganhar de como as chances evoluem durante a partida (sabe, igual os shows de Poker na TV...) e que um dito "top deck" é uma chance de 1 em 4 de ocorrer (o que aumenta de forma grande para cada carta extra comprada ou restanto para ser comprada (nota do tradutor: "left to be drawn", no original).
Situações improváveis ocorrem. Seria improvável se essas situações não ocorressem. Quais são as chances do meu oponente comprar a carta mais prejudicial para mim? Baixas, muito baixas. Isso vai acontecer de qualquer forma? Sim. Eu fiz a decisão certa, e isso é o que me faz ganhar a maioria dos jogos (mas que me fez perder aquele específico).
Você tem que entender que Magic possui um número enorme de fatores aleatórios. Eu mencionei dois dos conceitos mais básicos para serem assimilados para ganhar um jogo (jogar corretamente e tirar vantagem dos erros do oponente). Eu coloco o resto em uma categoria: "outros fatores".
Os outros fatores são praticamente qualquer coisa que ocorre fora do jogo...São as coisas mais aleatórias que você pode pensar: as pessoas que você encontra, os decks que você gosta de jogar, seu estato mental. De alguma forma, todos esses fatores tem influência no jogo. O mais óbvio sendo como você está preparado para o torneio, o que fez você jogar uma carta no lugar de outra, com quem você discutiu seu metagame. Quando você pensa sobre isso, você perceberá que algo "improvável" de acontecer a partir da sua perspectiva, é o resultado natural de uma operação de todas as ocorrências passadas a partir de um ponto de vista objetivo e onisciente.
O quanto mais ciente você estiver do fato de que sorte não existe, mais você poderá olhar o jogo de um modo totalmente positivo. E é exatamente isso que eu quis dizer com: "pare de chorar, e comece a ganhar". Em um jogo no qual você enfrenta alguém que construiu um deck a partir de um grande conjunto de cartas, que tem sua própria experiência, que fez suas mudanças de última hora, que falou com as pessoas certas...você não têm como saber exatamente o que esperar. Entretanto, quanto mais experiência você tiver, mais frequêntemente você terá enfrentado situações "inesperadas" e mais frequêntemente você será capaz de jogar um jogo correto (que é a alternativa possível à um "jogo perfeito").
Basicamente, você tem que pensar "quão provável é o oponente ter uma carta em particular em sua mão? quais são as chances dele comprar tal carta nos próximos turnos?" ao invés de "eu realmente espero que ele não tenha aquela carta" ou "por favor, por favor, não compre aquela carta!". Você não tem que buscar um resultado exato (já que provavelmente vocÊ não será capaz de fazer os cálculos de qualquer forma), mas você pode atingir um resultado aceitável se levar em conta todas as informações que possui.
Essa não é uma tarefa fácil, e para alguns, pode ser um jeito totalmente novo de jogar o jogo. Não pense demais também, não faça cálculos absurdos para tentar descobrir como você está. Essa é outra forma que você irá cometer erros. Isso é um processo, deve vir naturalmente.
Esse é, para mim, o primeiro passo para consertar seu jogo e se desenvolver em uma plataforma sólida.
Para concluir essa introdução, vamos considerar dois jogadores. Os dois jogam um jogo perfeito e ambos escolhem decks de igual força. Em teoria, o jogo deveria terminar em empate. Mas Magic é um jogo com vencedores, e sempre haverá um vencedor. Como ambos jogam jogos perfeitos e não cometerão erros, o resultado será determinado totalmente por fatores aleatórios. Pode ser o lance do dado, ou as cartas compradas. Nos estamos agora enfrentando fatores que ninguém tem controle sobre.
E quanto à números, Finkel, quando era o jogador mais bem sucedido (dados tirados de seu perfil no Hall da Fama), havia vencido dois terços de seus jogos no Pro Tour. Isso signinfica que, ele sendo o melhor jogador, perdeu um terço de suas partidas para jogadores menos talentosos. Você pode ajustar de forma grosseira para qualquer partida: um jogador de Pro Tour vai vencer 80% das suas partidas contra outros jogadores Pro Tour, um jogador PTQ vai vencer 60% das partidas contra outros jogadores PTQ. Não importa quão bom você for, existem partidas que você não pode vencer.
Uma coisa que você deve ter em mente, é que há jogos que você não pode vencer, você deve apenas entender a diferença entre eles e os jogos que você entregou.
O conceito de se tornar melhor em Magic não significa muito por si só. Você quer construir decks melhores? Você quer jogar melhor? Você quer vencer torneios? É claro, todas essas questões estão ligadas. Você não irá vencer torneios regularmente se você não sabe jogar bem o jogo. Você não vai vencer torneios se jogar com decks ruins. Mas como exatamente você melhora suas chances? O que você têm que desenvolver para atingir outro nível? Quais são as prioridades?
Essa série é um guia de estratégia que vai lhe ajudar a ir bem (ou melhor) em torneios. Ela vai fugir totalmente do aspecto Diversão do jogo, já que se considera como uma estratégia de batalha na qual seu único objetivo é vencer.
O que faz você ganhar um torneio? Você deve ter em mente que um torneio é diferente de uma partida simples no que se refere a avaliar as chances que você tem já que preparação conta também.
Nós vamos explorar as diferentes facetas da preparação.
CONSTRUÇÃO DO DECK E JOGOS DE TESTE
Equívoco: netdeckar é bom/mau.
Netdeckar é o conceito de jogar com um deck que você encontrou online.
É algo que você ouve constantemento nos torneios locais, em especial a parte "netdeckar é ruim". É algo que eu costumava ouvir muito quando eu comecei a jogar em torneios (na verdade, mais quando a internet explodiu, pois ela não era essa rede enorme que é agora quando eu comecei quinze anos atrás).
"Isso estraga o jogo", "não é divertido", "ninguém mais está construindo decks", "os decks online são melhores que os nossos".
Eu concordo com a maioria das afirmações acima. Mas honestamente, quem quer vencer um torneio não poderia se importar menos. Por quê eu deveria me importar de onde eu tirei mei deck, se ele é o melhor? Eu estou aqui para vencer, e o que eu fiz é totalmente legal. Portanto, por quê eu nõa deveria fazê-lo?
A internet mudou o Magic. Primeiro com dojo.com, e agora está em todo lugar. Decks de todos os continentes, feitos por pessoas trabalhando horas e horas em sua construção.
Imagine um mundo sem internet. Você está se preparando para um torneio Constructed. O que você faz? Você pega suas cartas, monta um par de decks, joga com seus amigos, tenta imaginar com o que as pessoas no torneio vão jogar. Você chega no torneio e vê se estava correto sobre o que todos vão usar. Quanto maior seu grupo de teste, mais precisa será sua previsão, e desde que o grupo seja variado o bastante, você terá uma amostra do que irá realmente encontrar no torneio. Imagine agora que você e seus amigos aparecem num torneio onde todos os outros possuem acesso à internet. Quão boas você acha que suas chances são? É muito provável que eles tenham decks muito melhores, e mais bem ajustados (nota do tradutor: "better tuned" no original...eu não queria escrever "melhor afinado") que o seu. O seu "bebê" pode não ser ruim, mas o deles será melhor. Por quê?
Você vai encontrar todo tipo de deck online, bons e ruins, dependendo de onde você procura. Se você olhar com atenção, especialmente os decks vencedores de torneios, você vai ver listas nas quais muitas pessoas já trabalharam. Eu não estou dizendo que ninguém é capaz de construir um deck bom por conta própria. Não importa quão orgulhoso você é, é muito improvável que o trabalho de três ou quatro pessoas vai ser melhor que o trabalho de milhares (improvável, mas não impossível).
Não muito tempo atrás eu li um controverso artigo online chamado "Parasitismo". O artigo explicava o mal que netdeckar estava fazendo ao jogo, e com estilo, descrevia os jogadores puxando decks da rede como "parasitas". Eles "sugavam" o trabalho feito por outros jogadores para seus próprios interesses e ficavam com os créditos por terem vencido torneios.
Eu vejo o ponto do autor e de onde seu pensamento vêm. Entretanto, não é assim que o presente mundo competitivo do Magic funciona.
Netdeckar não é bom ou mau, é necessário.
Em um mundo sem internet, diferentes habilidades seriam necessárias para ter sucesso ao nível mundial - ou à qualquer nível do jogo. Você simplesmente TEM que levar em conta o que está sendo jogado pelo mundo. E se você pensa que não pode fazer melhor, pegue uma lista vencedora, não há nada de errado nisso.
Construção de Decks
- Passo 1:
Eu aconselho que você e seus grupo de teste construam decks separadamente. Todo mundo constrói um par de decks, sem buscar ajuda em lugar nenhum (e isso inclui não olhar decks online). Você deve trabalhar no formato por conta própria por um tempo (algumas horas ou uns poucos dias) antes de compartilhar o que você criou com o resto do grupo.
Dessa forma, você vai ter sua própria opinião de como é o formato (muito agressivo, muito devagar, muito "combo"), e quais são as cartas chaves do formato. Quando você se sentir pronto, reuna seu grupo, mostre o que você fez e divida suas conclusões. Aí então ("fomos surpreendidos novamente"... não, não é isso!) vocês podem trabalhar nas criações uns dos outros para melhorar o poder de seus decks. Vocês podem fazer um pequeno torneio, ver qual vocês acham que é o melhor deck.
Em um mundo sem internet, isso é o máximo que você pode fazer. Você pode praticar por horas, dias...você pode até ter um baralho vencedor de torneios na sua mão, mas as chances são de que provavelmente haja algo melhor lá fora.
Não pense que seu trabalho até aqui foi inútil. Na verdade, você acabou de passar a etapa mais importante da preparação.
- Passo 2:
Agora você pode ligar seu computador, e procurar o que as outras pessoas fizeram. Você pode encontrar decks que são bem parecidos com o que você fez, talvez apenas umas cartas de diferença. Encontre o foco dos outros jogadores. O que eles queria vencer, quais decks eles estavem esperando enfrentar. A informação que você encontrará online é comparável a um aumento do seu grupo de teste, exceto que você não tem a opinião pessoal dos construtores dos decks. Faça da construção dos decks mais interessantes, vencedores e mais populares parte do seu desafio e comece a jogar novamente (nota do tradutor: "build the more interesting, the winning and most popular decks part of your gauntlet and start playing again" no original...sou todo ouvidos à traduções alternativas).
Você provavelmente perceberá que os decks que encontrar possuem falhas ou precisam de melhorias. A menos que você conheça a pessoa que construiu o deck, nunca pense que um deck online é monstruoso. Às vezes, são apenas o resultado de um grupo como o seu, alardeando uma de suas criações que não possui absolutamente nenhuma chance no nível competitivo. Esse vai ser seu papel: descobrir ou não se um deck é competitivo. E não existe segredo. Ou você é um garoto prodígio no Magic e vai descobrir rapidamente... ou você terá que jogar. A partir daí, você pode continuamente mexer nos decks que você tem em mãos.
Não hesite em ler reviews do formato, elas podem lhe dar dicas sobre algo que você não viu. O objetivo do processo é descobrir qual deck possui a melhor chance no ambiente.
Vencendo o Ambiente
O que exatamente é "o ambiente"?
Mais comumente chamado de "metagame", o campo representa todos os decks de um determinado formato num determinado tempo. Com maior frequência, dois ou três decks dominantes fazem o metagame junto com outros decks marginais (nota do tradutor: "rogue decks", no original), numa organização do tipo pedra/papel/tesoura. Isso é quando o deck A vence o deck B, que vence o deck C, que vence o deck A. Os decks marginais, que vencem uma combinação dos três. Mas nós já vimos ambientes com dois ou três decks dominantes que aniquilaram todo e qualquer deck satélite (pensem no Bloco de Lorwyn: Faeries e Kithkins).
Quanto mais preciso você for em determinar seu metagame, melhores suas chances que construir decks relativamente melhores ao ambiente e selecionar o melhor ao ir para o torneio.
A forma de determinar o ambiente será estar ligado à tudo o que ocorre online, as opiniões nos fóruns e as tendências na sua área. Tenha em mente que o metagame está sempre evoluindo. O que é verdade agora pode não ser necessariamente verdade no dia do torneio. Quanto mais próximo o dia do torneio, mais precisas devem ser as informações que você coleta.
Testes Eficientes
Quando você está mexendo num deck para vencer um deck dominante no formato, NÃO mexa no deck dominante.
O propósito de testar é adaptar um deck à outro e ver o que acontece. Não pense muitos passos à frente. Se as listas online não incluem nas mudanças que você está fazendo às suas listas, as chances são de que apenas algumas pessoas sabem sobre isso e estão realmente fazendo isso. Pensar apenas um passo à frente, nesse ponto, é bom o bastante.
Não forje resultados.
Esse é um erro comum feito em todos os níveis, até os pros. Quando você testa um deck, jogar como você jogaria no torneio é as vezes diferente da forma que ele deveria ser jogado. O propósito de testar um deck e cartas novas é descobrir o que será melhor para todo o grupo. Vencer graças à um erro de seu amigo e contar essa vitória como sendo do deck é uma coisa ruim. Enquanto testando, discuta jogados, permita "voltar" caso a jogada tenha sido ruim. Coloque seu orgulho de lado. Se seu deck perder, mexa nele, melhore-o ou jogue-o fora. Não existe algo como se convencer de seu deck está ganhando quando não está. E isso não vai ferrar apenas você, mas todo o seu grupo junto.
Outro fator que frequêntemente atrapalha os resultados são os mulligans. O que você deveria fazer quanto aos mulligans para que eles não sabotem totalmente os resultados?
Mulligans não são "azar" (azar não existe, lembram?). Eles são parte do jogo. Quando construindo e testando um deck, preste atenção a frequência que você pede mulligan com ele. Esse processo é muito fácil. Pegue uma centena de mãos, e escreva quantas vezes você teria mulligado. Então tente descobrir como suas chances de vencer evoluem quando você mulliga. Alguns decks muito agressivos tem trabalho para se recuperar de mulligans (especialmente quando enfrentam problemas com as cores de mana). Decks de controle normalmente tem uma melhor chance graças às remoções em massa (como Cólera de Deus) e card advantage. Você basicamente precisa saber q quantidade de jogos que você vai perder não importa o quê, contra qualquer deck. O mesmo vale para mãos que você não mulliga e que acabam sendo ruins: uma criatura de dois manas não chegando ou uma terceira cor não aparecendo. Você ficaria surpreso em ver quão grande essa porcentagem é (30% para alguns decks).
O que eu aconselho é jogar todos os jogos começando com sete cartas. Se você precissar mulligar, escreva isso e então compre sete cartas. Ao fim, você deverá ser capaz de ver quantas vezes teria mulligado. Se você tiver tempo para jogar 100 partidas para cada combinação (n.t.: "matchup" no original), não se preocupe com essas estatísticas. Comece com 6 após mulligar, já que a amostra de partidas jogadas será mais representativa do que você veria num torneio. É, entretanto, muito improvável que você tenha tempo para jogar 100 partidas toda vez que faz alguma mudança no deck e o testa.
Seleção do Deck
Então você testou os decks por um bom tempo e sente que possui alguns decks bons. A pergunta agora é: com qual deck você irá jogar?
Se vocês testaram por tanto tempo com seu grupo e compartilharam suas idéias e decks, por quê não estão todos jogando com o mesmo deck, aquele que acredita-se ser o melhor? Essa é uma questão que você deve perguntar a si próprio quando escolher um deck. Devo jogar com aquele que eu acho que é o melhor, ou devo ir com aquele que o grupo diz ser o melhor?
É tudo uma questão de equilíbrio, confiança e auto-confiança. Enquanto testando, você faz as contas: o deck A vence o B X% das vezes. Eu tenho Y% de chance de encontrar o deck B no torneio. Entretanto, eu perco dos decks C e D Z% das vezes. Você pode fazer os cálculos e descobrir qual deck possui a maior chance no torneio. A diferença vêm dos números em si. Se você confia no seu grupo, você concordará com as porcentagens. Mesmo assim você pode encontrar falhas no teste do seu grupo, eles não jogaram as combinações de forma correta e etc. Lembre que seu tempo é muito limitado em relação à quantidade enorme de testes que você precisa para deixar esses números o mais próximo possível do certo. O caso é que você tem que confiar na sua própria intuição do que será o metagame. O seu grupo diz que "B" será o mais jogado. Você não concorda e pode haver nenhuma razão para que você mude de idéia. O metagame está em constante evolução. Alguns dias você pode estar certo, alguns dias você pode estar errado.
Outra razão é de que o deck que o grupo escolheu não combina com seu estilo de jogo. Você têm nas mãos um deck que não conseguirá jogar com todo seu potencial, e dessa forma a escolhe segura seria optar por um deck diferente com o qual você sente que tem mais chances de vencer.
Você agora passou por todas as etapas de construção de um deck. Começando com nada até a escolha do deck.
Você precisa entender a importância de cada passo. Você pode pensar que o primeiro passo é inútil e que você não precisa construir seus próprios decks primeiro. Isso seria um erro crucial. O propósito do primeiro passo é entender o formato, o que passou na cabeça das outras pessoas enquanto estavam construindo seus decks. Isso vai lhe dar uma vatagem enorme nos jogos de verdade, onde você sabe o que poderia enfrentarjá que nem todos seguiram o mesmo caminho. Você não ficará surpreso em encontrar um deck marginal porque as chances são de que você ou algum de seus amigos já tenha pensado nele; e você não vai cair no que poderiam ter sido armadilhas.
Esse conselho funciona particularmente bem em novos formatos onde há muito espaço para evolução. Em formatos definidos há dois ou três meses, haverá apenas uma pequena chance que você consiga realmente melhorar alguma coisa. Isso não significa que você não deve passar por todo o processo de novo, para melhorar seu conhecimento sobre o formato e se preparar melhor para ele.
Construção e teste de decks não é apenas sobre colocar cartas juntas e ver se funcionam, mas sobre entender e antecipar o que outras pessoas podem pensar e estar preparado para batalhas.,
Para aqueles que não me conhecem, eu sou Raphael Levy, um veterano de Magic e membro do Pro Tour Hall da Fama. Eu venho jogando Magic à 15 anos e no circuito Pro Tour desde Paris '97. Vocês talvez tenham lido alguns de meus artigos na mtg.com, onde eu escrevia a coluna "Pergunte ao Pro" em 2006-2007, e em outro famoso website sobre estratégias onde eu falava sobre o estilo de vida do Pro Tour. Agora eu quero dividir um pouco da minha experiência com vocês, leitores da MTG Fanatic.
Eu estive pensando por um tempo em voltar a escrever sobre Magic, desde que eu senti que já havia cobrido a moir parte dos tópicos. O quanto mais eu pensava sobre tudo que havia escrito no passado, mais eu sentia que deveria juntar as minhas idéias em uma série de artigos, algo como um Guia de Estratégia.
Essa série é endereçada aos jogadores que querem atingir um nivel melhor nos aspectos do jogo: preparação, situações durante o jogo e disciplina mental.
Quando eu participo de torneios locais ou as vezes em Pro Tours, eu com frequência me surpreendo como a maioria dos jogadores não entende ou simplesmente ignora alguns dos conceitos básicos do jogo competitivo. Como cheia de falhas é sua preparação, como jogadores pensam demais sobre algumas situações durante o jogo ou repetem os mesmos erros vezes seguidas.
Todos têm seu próprio conheicmento sobre o jogo, sua própria experiência, reagem a situações de formas diferentes, constroem decks de uma certa maneira. A maioria dos jogadores competitivos quer melhorar seu jogo, mas apenas poucos conseguem. Eles alcançam um nível do qual é muito difícil ultrapassar, e podem nunca conseguir. Por um tempo, eu pensei que era quase impossível desenvolver o jogo de alguém uma vez que esse nível tivesse sido atingido. Eu raramente vi alguém que eu inicialmente achava ser ruim se tornar um campeão...
Então eu percebi algo. Me veio enquanto eu conversava com Martin Juza no início da temporada de 2009. Ele estava se sentindo para baixo porquê sentia que não poderia ganhar uma partida. Ele continuou reclamando sobre como as coisas davam errado para ele toda vez. Eu disse à ele: "para de chorar, e comece a ganhar" (nota do tradutor: no original "stop whining, and start winning instead"... belo jogo de palavras). Ele seguiu com uma temporada ótima, terminando em terceiro lugar na corrida para Melhor Jogador do Ano.
Eu não estou dizendo que seu sucesso foi devido ao meu conselho, o que soaria meio "idiota". Ele é um jogador muito habilidoso, mas estava sem confiança naquele ponto. "Pare de chorar, e comece a ganhar" é mesmo um conselho? Eu posso ouvir a maioria de vocês pensando: "se eu pudesse me dizer para vencer e eu realmente vencesse, eu faria isso o tempo todo", e vocês não estariam errados. Entretando, esse não é o ponto. O ponto de "pare de chorar, e comece a ganhar" é mais sobre entender o que esperar quando você jogar Magic, um jogo envolvendo tanto habilidade como sorte.
Então, o que é "aquilo" que eu percebi? Vencer no Magic depende de um enorme número de fatores. Por quê jogadores ruim nunca se tornam campeões? Falta de treinamento? Eu acho que não. Falta de...talento? Há muito a ser dito sobre isso. O que faz você ter talento em alguma disciplina? Eu tenho uma hipótese sobre a última questão. Que tipo de pessoa você chama de talentoso, iniciante ou veterano? Uma pessoa não se torna talentosa, ela é talentosa e se mantém talentosa. Quando você um garoto jogando tênis como se ele treinasse hà 20 anos e ele têm apenas 8 anos de idade, não foi a experiência que o tornou tão bom.
Talento é a habilidade de capturar o básico de uma disciplina desde o começo.
O que isso tem a ver com o guia de estratégia de Magic? Eu acredito que jogadores que querem se tornar competitivos ou melhorar seu jogo precisam revisar o básico. Da mesmo forma que para construir uma casa, você precisa solidificar as fundações antes de adicionar um novo andar. Com o básico certo, você vai ser capaz de melhorar seu jogo exponencialmente.
Aqui é onde tudo se junta.
Uma pessoa deverá trabalhar no básico para melhorar seu jogo. Isso não significa que será fácil. Alguns dos conceitos que eu darei poderão parecem óbvios. Isso não significa que não sejam importantes ou dignos de reflexão. Os artigos e sua reflexão vão ajudá-lo a redefinir seu lugar no jogo, solidificar suas habilidades básicas e permitir entrar em torneios com muito mais confiança, sabendo o que fazer, o que não fazer, o que esperar e o como aprender com isso.
O que faz você ganhar um jogo de Magic?
Vamos começar do início. Eu acredito que quando vocês, leitores, estão jogando uma partida de Magic, seu objetivo é ganhar. Você pode jogar por diversão. Nesse caso, eu tenho certeza que você não precisa ler nada do que estou escrevendo. Você pode jogar para se preparar para um torneio, o objetivo final sendo ganhar jogos dessa maneira. Mesmo assim, você ainda vai querer tentar seu melhor durante os jogos de teste para não se dar mal nos resultados.
O que vai lhe dar vantagem no jogo?
Jogar suas cartas corretamente. Você vai estar usando as cartas que têm na mão, em jogo, noo seu cemitério (basicamente todas as suas cartas) do jeito certo. Você não vai cair em truques durante o jogo. Você fará os ataques certos, as defesas certas, jogar a magia certa no momento certo, escolher os alvos certos, virar os terrenos certos... etc.
Tirar vantagem dos erros do seu oponente. Toda vez que seu opoente comete um erro, ele abre uma janela para você tirar vantagem. O que constitue um erro é o simples fato de que jogada que alguém está fazendo vai lhe fazer perder terreno ao invés de ganhar (nota de tradutor: no original estava "is going to lose ground instead of gaining it". Terreno, no sentido utilizado, não tem nada a ver com Land ou Terreno de Magic, não confundir).
Um bom jogador irá: jogar suas cartas mais corretamente, cometer menos erros, tirar quanta vantagem for possível dos erros do oponente.
Alguns de vocês dirão que não há diferença entre os dois primeiros pontos ("jogar as cartas corretamente" e "não cometer erros"). Jon Finkel uma vez disse, e isso foi escrito milhares de vezes desde então: "Há apenas uma boa jogada, todas as outras são jogadas ruins".
O problema é que nem sempre você poderá fazer essa jogada. Claro que existem jogadas que são melhores que outras. Jogar um Raio em uma criatura 2/2 é frequêntemente pior do que usar um Choque para matar a mesma. Em situações mais complexas, podem haver muitas jogadas corretas, e as melhores jogadas podem estar fora de alcance. Podem haver muitas coisas para levar em conta para fazer a melhor jogada possível. E as vezes fazer a jogada correta pode lhe custar o jogo.
Eu não acredito que jogar um jogo perfeito seja possível. Existem muitos fatores desconhecidos à serem levados em conta. Os fatos que você não sabe, como o que você irá comprar, o que o oponente irá comprar ou se as cartas que ele está segurando tornam suas decisões estatisticamente boas ou ruins.
Exemplo 1: Você está em um draft de Nona Edição e seu oponente está jogando de Azul-Verde, e possui 4 Floresta em jogo e nenhuma Ilha. Ele ainda não jogou nenhuma mágica e está segurando 6 cartas. Você joga um Persecute. Que cor você irá escolher?
As chances são de que ele está segurando magias azuis que ele não pode jogar e você irá atingir mais cartas azuis do que verdes, já que ele provavelmente teria sido capaz de jogá-las. Ele pode estar segurando 5 monstrões verdes e esperando o quinto terreno para poder jogá-los. Nesse caso em particular, escolher Azul seria a jogada correta. Você irá atingir estatisticamente mais cartas relevantes e terá uma enorme vantagem. Infelizmente, as vezes seu oponente pode estar com 5 monstrões verdes que você não poderá lidar. Algo que poderia ter sido evitado se você tivesse escolhido Verde com seu Persecute.
O ponto é, o que faz uma jogada certa é a probabilidade que ela possui de ser a melhor jogada a longo prazo. Não é humanamente possível calcular as chances de certas situações. O que faz de você um melhor jogador é sua habilidade de integrar todas as informações que você tem sobre o que você pode ver (essa é a perte óbvia) e sobre o que está oculto (a mão do seu oponente). Uma vez que você tenha reunido tudo o que você precisa saber para fazer a sua jogada, vá em frente. Se era a melhor jogada que teria vencido o jogo em 90% das vezes, então é provavelmente a jogada correta. Mas é claro, as vezes você irá perder de qualquer forma.
Exemplo 2: Eu estou jogando contra um jogador mediano no 4 round do GP de Yamagata '2006. Meu oponente está jogando de Verde-Azul e está segurando uma carta. Eu estou jogando de Vermelho-Preto e estou segurando um Haunting Hymn. Durante a fase de compra dele, eu jogo o Hymn para atingir as duas cartas na mão dele, e ele joga o Draining Whelk que ele acabou de comprar. Quão correta foi a minha jogada? 99% das vezes ela estaria certa. Mas dessa única vez, ela não foi boa. Eu não sabia que ele tinha um Draining Whelk no baralho. Se eu soubesse que ele tinha um na mão eu teria feito uma jogada diferente, mas essa não é a forma de se jogar. Jogar ao redor de cartas que você nem sabe se seu oponente tem vai lhe custar mais jogos...
O que me traz ao próximo ponto: "Sorte". O jogador que eu descrevi era "sortudo"? O que exatamente é "sorte"?
Eu estou usando a palavra "sorte" entre aspas pois acredito que é extensamente mal utilizada. Pessoas falam sobre sorte como se fosse uma força extraordinária, com vontade própria, que decide quem irá vencer. Você poderia expandir esse conceito para a vida em geral, mas eu vou me ater apenas ao Magic!
"Sorte" em Magic é a ocorrência de uma situação improvável. Eu não gosto da forma como combina com a primeira definição. O que faz essa "entidade" durante o jogo? Ela muda a ordem das cartas que você irá comprar? E o mais importante..."sorte" sabe jogar Magic?
Eu constantemente ouço jogadores reclamando sobre como eles foram azarados em sua última partida, como seu oponente foi sortudo...Não há algo como sorte dessa forma. Ademais, eu tenho certeza que vocês ficariam surpresos toda vez que alguém compra a carta que precisa para ganhar de como as chances evoluem durante a partida (sabe, igual os shows de Poker na TV...) e que um dito "top deck" é uma chance de 1 em 4 de ocorrer (o que aumenta de forma grande para cada carta extra comprada ou restanto para ser comprada (nota do tradutor: "left to be drawn", no original).
Situações improváveis ocorrem. Seria improvável se essas situações não ocorressem. Quais são as chances do meu oponente comprar a carta mais prejudicial para mim? Baixas, muito baixas. Isso vai acontecer de qualquer forma? Sim. Eu fiz a decisão certa, e isso é o que me faz ganhar a maioria dos jogos (mas que me fez perder aquele específico).
Você tem que entender que Magic possui um número enorme de fatores aleatórios. Eu mencionei dois dos conceitos mais básicos para serem assimilados para ganhar um jogo (jogar corretamente e tirar vantagem dos erros do oponente). Eu coloco o resto em uma categoria: "outros fatores".
Os outros fatores são praticamente qualquer coisa que ocorre fora do jogo...São as coisas mais aleatórias que você pode pensar: as pessoas que você encontra, os decks que você gosta de jogar, seu estato mental. De alguma forma, todos esses fatores tem influência no jogo. O mais óbvio sendo como você está preparado para o torneio, o que fez você jogar uma carta no lugar de outra, com quem você discutiu seu metagame. Quando você pensa sobre isso, você perceberá que algo "improvável" de acontecer a partir da sua perspectiva, é o resultado natural de uma operação de todas as ocorrências passadas a partir de um ponto de vista objetivo e onisciente.
O quanto mais ciente você estiver do fato de que sorte não existe, mais você poderá olhar o jogo de um modo totalmente positivo. E é exatamente isso que eu quis dizer com: "pare de chorar, e comece a ganhar". Em um jogo no qual você enfrenta alguém que construiu um deck a partir de um grande conjunto de cartas, que tem sua própria experiência, que fez suas mudanças de última hora, que falou com as pessoas certas...você não têm como saber exatamente o que esperar. Entretanto, quanto mais experiência você tiver, mais frequêntemente você terá enfrentado situações "inesperadas" e mais frequêntemente você será capaz de jogar um jogo correto (que é a alternativa possível à um "jogo perfeito").
Basicamente, você tem que pensar "quão provável é o oponente ter uma carta em particular em sua mão? quais são as chances dele comprar tal carta nos próximos turnos?" ao invés de "eu realmente espero que ele não tenha aquela carta" ou "por favor, por favor, não compre aquela carta!". Você não tem que buscar um resultado exato (já que provavelmente vocÊ não será capaz de fazer os cálculos de qualquer forma), mas você pode atingir um resultado aceitável se levar em conta todas as informações que possui.
Essa não é uma tarefa fácil, e para alguns, pode ser um jeito totalmente novo de jogar o jogo. Não pense demais também, não faça cálculos absurdos para tentar descobrir como você está. Essa é outra forma que você irá cometer erros. Isso é um processo, deve vir naturalmente.
Esse é, para mim, o primeiro passo para consertar seu jogo e se desenvolver em uma plataforma sólida.
Para concluir essa introdução, vamos considerar dois jogadores. Os dois jogam um jogo perfeito e ambos escolhem decks de igual força. Em teoria, o jogo deveria terminar em empate. Mas Magic é um jogo com vencedores, e sempre haverá um vencedor. Como ambos jogam jogos perfeitos e não cometerão erros, o resultado será determinado totalmente por fatores aleatórios. Pode ser o lance do dado, ou as cartas compradas. Nos estamos agora enfrentando fatores que ninguém tem controle sobre.
E quanto à números, Finkel, quando era o jogador mais bem sucedido (dados tirados de seu perfil no Hall da Fama), havia vencido dois terços de seus jogos no Pro Tour. Isso signinfica que, ele sendo o melhor jogador, perdeu um terço de suas partidas para jogadores menos talentosos. Você pode ajustar de forma grosseira para qualquer partida: um jogador de Pro Tour vai vencer 80% das suas partidas contra outros jogadores Pro Tour, um jogador PTQ vai vencer 60% das partidas contra outros jogadores PTQ. Não importa quão bom você for, existem partidas que você não pode vencer.
Uma coisa que você deve ter em mente, é que há jogos que você não pode vencer, você deve apenas entender a diferença entre eles e os jogos que você entregou.
O conceito de se tornar melhor em Magic não significa muito por si só. Você quer construir decks melhores? Você quer jogar melhor? Você quer vencer torneios? É claro, todas essas questões estão ligadas. Você não irá vencer torneios regularmente se você não sabe jogar bem o jogo. Você não vai vencer torneios se jogar com decks ruins. Mas como exatamente você melhora suas chances? O que você têm que desenvolver para atingir outro nível? Quais são as prioridades?
Essa série é um guia de estratégia que vai lhe ajudar a ir bem (ou melhor) em torneios. Ela vai fugir totalmente do aspecto Diversão do jogo, já que se considera como uma estratégia de batalha na qual seu único objetivo é vencer.
O que faz você ganhar um torneio? Você deve ter em mente que um torneio é diferente de uma partida simples no que se refere a avaliar as chances que você tem já que preparação conta também.
Nós vamos explorar as diferentes facetas da preparação.
CONSTRUÇÃO DO DECK E JOGOS DE TESTE
Equívoco: netdeckar é bom/mau.
Netdeckar é o conceito de jogar com um deck que você encontrou online.
É algo que você ouve constantemento nos torneios locais, em especial a parte "netdeckar é ruim". É algo que eu costumava ouvir muito quando eu comecei a jogar em torneios (na verdade, mais quando a internet explodiu, pois ela não era essa rede enorme que é agora quando eu comecei quinze anos atrás).
"Isso estraga o jogo", "não é divertido", "ninguém mais está construindo decks", "os decks online são melhores que os nossos".
Eu concordo com a maioria das afirmações acima. Mas honestamente, quem quer vencer um torneio não poderia se importar menos. Por quê eu deveria me importar de onde eu tirei mei deck, se ele é o melhor? Eu estou aqui para vencer, e o que eu fiz é totalmente legal. Portanto, por quê eu nõa deveria fazê-lo?
A internet mudou o Magic. Primeiro com dojo.com, e agora está em todo lugar. Decks de todos os continentes, feitos por pessoas trabalhando horas e horas em sua construção.
Imagine um mundo sem internet. Você está se preparando para um torneio Constructed. O que você faz? Você pega suas cartas, monta um par de decks, joga com seus amigos, tenta imaginar com o que as pessoas no torneio vão jogar. Você chega no torneio e vê se estava correto sobre o que todos vão usar. Quanto maior seu grupo de teste, mais precisa será sua previsão, e desde que o grupo seja variado o bastante, você terá uma amostra do que irá realmente encontrar no torneio. Imagine agora que você e seus amigos aparecem num torneio onde todos os outros possuem acesso à internet. Quão boas você acha que suas chances são? É muito provável que eles tenham decks muito melhores, e mais bem ajustados (nota do tradutor: "better tuned" no original...eu não queria escrever "melhor afinado") que o seu. O seu "bebê" pode não ser ruim, mas o deles será melhor. Por quê?
Você vai encontrar todo tipo de deck online, bons e ruins, dependendo de onde você procura. Se você olhar com atenção, especialmente os decks vencedores de torneios, você vai ver listas nas quais muitas pessoas já trabalharam. Eu não estou dizendo que ninguém é capaz de construir um deck bom por conta própria. Não importa quão orgulhoso você é, é muito improvável que o trabalho de três ou quatro pessoas vai ser melhor que o trabalho de milhares (improvável, mas não impossível).
Não muito tempo atrás eu li um controverso artigo online chamado "Parasitismo". O artigo explicava o mal que netdeckar estava fazendo ao jogo, e com estilo, descrevia os jogadores puxando decks da rede como "parasitas". Eles "sugavam" o trabalho feito por outros jogadores para seus próprios interesses e ficavam com os créditos por terem vencido torneios.
Eu vejo o ponto do autor e de onde seu pensamento vêm. Entretanto, não é assim que o presente mundo competitivo do Magic funciona.
Netdeckar não é bom ou mau, é necessário.
Em um mundo sem internet, diferentes habilidades seriam necessárias para ter sucesso ao nível mundial - ou à qualquer nível do jogo. Você simplesmente TEM que levar em conta o que está sendo jogado pelo mundo. E se você pensa que não pode fazer melhor, pegue uma lista vencedora, não há nada de errado nisso.
Construção de Decks
- Passo 1:
Eu aconselho que você e seus grupo de teste construam decks separadamente. Todo mundo constrói um par de decks, sem buscar ajuda em lugar nenhum (e isso inclui não olhar decks online). Você deve trabalhar no formato por conta própria por um tempo (algumas horas ou uns poucos dias) antes de compartilhar o que você criou com o resto do grupo.
Dessa forma, você vai ter sua própria opinião de como é o formato (muito agressivo, muito devagar, muito "combo"), e quais são as cartas chaves do formato. Quando você se sentir pronto, reuna seu grupo, mostre o que você fez e divida suas conclusões. Aí então ("fomos surpreendidos novamente"... não, não é isso!) vocês podem trabalhar nas criações uns dos outros para melhorar o poder de seus decks. Vocês podem fazer um pequeno torneio, ver qual vocês acham que é o melhor deck.
Em um mundo sem internet, isso é o máximo que você pode fazer. Você pode praticar por horas, dias...você pode até ter um baralho vencedor de torneios na sua mão, mas as chances são de que provavelmente haja algo melhor lá fora.
Não pense que seu trabalho até aqui foi inútil. Na verdade, você acabou de passar a etapa mais importante da preparação.
- Passo 2:
Agora você pode ligar seu computador, e procurar o que as outras pessoas fizeram. Você pode encontrar decks que são bem parecidos com o que você fez, talvez apenas umas cartas de diferença. Encontre o foco dos outros jogadores. O que eles queria vencer, quais decks eles estavem esperando enfrentar. A informação que você encontrará online é comparável a um aumento do seu grupo de teste, exceto que você não tem a opinião pessoal dos construtores dos decks. Faça da construção dos decks mais interessantes, vencedores e mais populares parte do seu desafio e comece a jogar novamente (nota do tradutor: "build the more interesting, the winning and most popular decks part of your gauntlet and start playing again" no original...sou todo ouvidos à traduções alternativas).
Você provavelmente perceberá que os decks que encontrar possuem falhas ou precisam de melhorias. A menos que você conheça a pessoa que construiu o deck, nunca pense que um deck online é monstruoso. Às vezes, são apenas o resultado de um grupo como o seu, alardeando uma de suas criações que não possui absolutamente nenhuma chance no nível competitivo. Esse vai ser seu papel: descobrir ou não se um deck é competitivo. E não existe segredo. Ou você é um garoto prodígio no Magic e vai descobrir rapidamente... ou você terá que jogar. A partir daí, você pode continuamente mexer nos decks que você tem em mãos.
Não hesite em ler reviews do formato, elas podem lhe dar dicas sobre algo que você não viu. O objetivo do processo é descobrir qual deck possui a melhor chance no ambiente.
Vencendo o Ambiente
O que exatamente é "o ambiente"?
Mais comumente chamado de "metagame", o campo representa todos os decks de um determinado formato num determinado tempo. Com maior frequência, dois ou três decks dominantes fazem o metagame junto com outros decks marginais (nota do tradutor: "rogue decks", no original), numa organização do tipo pedra/papel/tesoura. Isso é quando o deck A vence o deck B, que vence o deck C, que vence o deck A. Os decks marginais, que vencem uma combinação dos três. Mas nós já vimos ambientes com dois ou três decks dominantes que aniquilaram todo e qualquer deck satélite (pensem no Bloco de Lorwyn: Faeries e Kithkins).
Quanto mais preciso você for em determinar seu metagame, melhores suas chances que construir decks relativamente melhores ao ambiente e selecionar o melhor ao ir para o torneio.
A forma de determinar o ambiente será estar ligado à tudo o que ocorre online, as opiniões nos fóruns e as tendências na sua área. Tenha em mente que o metagame está sempre evoluindo. O que é verdade agora pode não ser necessariamente verdade no dia do torneio. Quanto mais próximo o dia do torneio, mais precisas devem ser as informações que você coleta.
Testes Eficientes
Quando você está mexendo num deck para vencer um deck dominante no formato, NÃO mexa no deck dominante.
O propósito de testar é adaptar um deck à outro e ver o que acontece. Não pense muitos passos à frente. Se as listas online não incluem nas mudanças que você está fazendo às suas listas, as chances são de que apenas algumas pessoas sabem sobre isso e estão realmente fazendo isso. Pensar apenas um passo à frente, nesse ponto, é bom o bastante.
Não forje resultados.
Esse é um erro comum feito em todos os níveis, até os pros. Quando você testa um deck, jogar como você jogaria no torneio é as vezes diferente da forma que ele deveria ser jogado. O propósito de testar um deck e cartas novas é descobrir o que será melhor para todo o grupo. Vencer graças à um erro de seu amigo e contar essa vitória como sendo do deck é uma coisa ruim. Enquanto testando, discuta jogados, permita "voltar" caso a jogada tenha sido ruim. Coloque seu orgulho de lado. Se seu deck perder, mexa nele, melhore-o ou jogue-o fora. Não existe algo como se convencer de seu deck está ganhando quando não está. E isso não vai ferrar apenas você, mas todo o seu grupo junto.
Outro fator que frequêntemente atrapalha os resultados são os mulligans. O que você deveria fazer quanto aos mulligans para que eles não sabotem totalmente os resultados?
Mulligans não são "azar" (azar não existe, lembram?). Eles são parte do jogo. Quando construindo e testando um deck, preste atenção a frequência que você pede mulligan com ele. Esse processo é muito fácil. Pegue uma centena de mãos, e escreva quantas vezes você teria mulligado. Então tente descobrir como suas chances de vencer evoluem quando você mulliga. Alguns decks muito agressivos tem trabalho para se recuperar de mulligans (especialmente quando enfrentam problemas com as cores de mana). Decks de controle normalmente tem uma melhor chance graças às remoções em massa (como Cólera de Deus) e card advantage. Você basicamente precisa saber q quantidade de jogos que você vai perder não importa o quê, contra qualquer deck. O mesmo vale para mãos que você não mulliga e que acabam sendo ruins: uma criatura de dois manas não chegando ou uma terceira cor não aparecendo. Você ficaria surpreso em ver quão grande essa porcentagem é (30% para alguns decks).
O que eu aconselho é jogar todos os jogos começando com sete cartas. Se você precissar mulligar, escreva isso e então compre sete cartas. Ao fim, você deverá ser capaz de ver quantas vezes teria mulligado. Se você tiver tempo para jogar 100 partidas para cada combinação (n.t.: "matchup" no original), não se preocupe com essas estatísticas. Comece com 6 após mulligar, já que a amostra de partidas jogadas será mais representativa do que você veria num torneio. É, entretanto, muito improvável que você tenha tempo para jogar 100 partidas toda vez que faz alguma mudança no deck e o testa.
Seleção do Deck
Então você testou os decks por um bom tempo e sente que possui alguns decks bons. A pergunta agora é: com qual deck você irá jogar?
Se vocês testaram por tanto tempo com seu grupo e compartilharam suas idéias e decks, por quê não estão todos jogando com o mesmo deck, aquele que acredita-se ser o melhor? Essa é uma questão que você deve perguntar a si próprio quando escolher um deck. Devo jogar com aquele que eu acho que é o melhor, ou devo ir com aquele que o grupo diz ser o melhor?
É tudo uma questão de equilíbrio, confiança e auto-confiança. Enquanto testando, você faz as contas: o deck A vence o B X% das vezes. Eu tenho Y% de chance de encontrar o deck B no torneio. Entretanto, eu perco dos decks C e D Z% das vezes. Você pode fazer os cálculos e descobrir qual deck possui a maior chance no torneio. A diferença vêm dos números em si. Se você confia no seu grupo, você concordará com as porcentagens. Mesmo assim você pode encontrar falhas no teste do seu grupo, eles não jogaram as combinações de forma correta e etc. Lembre que seu tempo é muito limitado em relação à quantidade enorme de testes que você precisa para deixar esses números o mais próximo possível do certo. O caso é que você tem que confiar na sua própria intuição do que será o metagame. O seu grupo diz que "B" será o mais jogado. Você não concorda e pode haver nenhuma razão para que você mude de idéia. O metagame está em constante evolução. Alguns dias você pode estar certo, alguns dias você pode estar errado.
Outra razão é de que o deck que o grupo escolheu não combina com seu estilo de jogo. Você têm nas mãos um deck que não conseguirá jogar com todo seu potencial, e dessa forma a escolhe segura seria optar por um deck diferente com o qual você sente que tem mais chances de vencer.
Você agora passou por todas as etapas de construção de um deck. Começando com nada até a escolha do deck.
Você precisa entender a importância de cada passo. Você pode pensar que o primeiro passo é inútil e que você não precisa construir seus próprios decks primeiro. Isso seria um erro crucial. O propósito do primeiro passo é entender o formato, o que passou na cabeça das outras pessoas enquanto estavam construindo seus decks. Isso vai lhe dar uma vatagem enorme nos jogos de verdade, onde você sabe o que poderia enfrentarjá que nem todos seguiram o mesmo caminho. Você não ficará surpreso em encontrar um deck marginal porque as chances são de que você ou algum de seus amigos já tenha pensado nele; e você não vai cair no que poderiam ter sido armadilhas.
Esse conselho funciona particularmente bem em novos formatos onde há muito espaço para evolução. Em formatos definidos há dois ou três meses, haverá apenas uma pequena chance que você consiga realmente melhorar alguma coisa. Isso não significa que você não deve passar por todo o processo de novo, para melhorar seu conhecimento sobre o formato e se preparar melhor para ele.
Construção e teste de decks não é apenas sobre colocar cartas juntas e ver se funcionam, mas sobre entender e antecipar o que outras pessoas podem pensar e estar preparado para batalhas.,
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